Da (Des)informação à Promoção da Literacia Digital: Que Desafios? turma 01/23
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Promover uma literacia digital e o combate à desinformação nas salas de aula e nas escolas. - Analisar e avaliar a literacia digital na escola e na sala de aula: orientações concretas para professores. - Incentivar o desenvolvimento de práticas que contribuam para a promoção da literacia digital dos professores e dos alunos. - Fornecer orientações para a criação de um ambiente de aprendizagem propício a ajudar os alunos a adquirir literacia digital e a desenvolver as competências necessárias para se tornarem resilientes à informação errada, à má informação e, em especial, à desinformação.
Conteúdos
1. Desinformação a) Clarificação concetual b) Plano de Ação contra a desinformação 2. Cultura das redes sociais e da partilha 3. Fenómeno “Fake News” 4. Competências de literacia no combate à desinformação 5. Ferramentas digitais para detetar e combater a desinformação 6. Orientações pedagógicas de promoção à literacia digital
Observações
Esta ACD decorreu no dia 23/fev./2023.
Formador
Ricardo Oliveira