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KED a KED construímos o LED 5.0 - Um modelo para a construção de Ambientes Educativos Inovadores (AEI) turma 01/23

Apresentação

Nos últimos três anos, construímos e implementámos o projeto Laboratório da Era Digital (LED), no enquadramento da iniciativa associada aos ambientes educativos inovadores (AEI). Subjacente ao lema do projeto, KED a KED eu chego ao LED, estava a construção e desenvolvimento de atividades, planeadas em formato de Kit da Era Digital (KED). Os KED eram atividades de aprendizagem inovadoras que privilegiavam a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) nas salas de aula. Desta forma promovemos a utilização desses recursos, mas será esse o único fator a ter em conta quando pretendemos criar um AEI na sala de aula? Depois da experiência vivida no projeto “Laboratório da Era Digital” parece-nos importante mobilizar os professores para a transformação dos Ambientes Educativos Tradicionais (AET) (Cavadas & Correia, 2020), existentes em muitas escolas, no sentido de se renovarem e enquadrarem nos princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) (OECD, 2017). Nesta fase, parece-nos importante criar Laboratórios Educativos Digitais 5.0, transformando os AET em AEI e adaptar não só o conceito de LED para LED 5.0, enquadrando-o na definição de sociedade 5.0 como o próprio lema para “KED a KED construímos o LED”, indo ao encontro do desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME/DGE, 2017) centrando o aluno num processo de construção do conhecimento. O KED passa a ser um modelo do planeamento dos cenários de aprendizagem assente nas 3 dimensões dos AEI. Ao assumirmos a conceção do modelo enquanto recurso facilitador do planeamento e da transição para os AEI, podemos caminhar para a construção de uma Escola que educa cidadãos para a Sociedade 5.0 e na qual se desenvolvem competências consideradas fundamentais na procura do bem-estar do ser humano, promovendo o quarto princípio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (BCSD Portugal, n.d.).

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Objetivo geral: - Construir um modelo de KED potenciador da mobilização dos professores para a transformação de AET em AEI. Objetivos específicos: - Construir ambientes de aprendizagem flexíveis e diversificados, que permitam a aprendizagem ativa e o envolvimento do aluno; - Proporcionar a criação de cenários de aprendizagem assentes em abordagens de aprendizagem ativas, colaborativas e transdisciplinares; - Promover o recurso a tecnologias digitais facilitadoras da prática pedagógica.

Conteúdos

Serão abordados os seguintes conteúdos: - Significado e características dos cenários de aprendizagem. - Características dos Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores (Cavadas & Correia, 2020) - Os 3 pilares fundamentais dos Ambientes Educativos Inovadores: Espaço, Pedagogia e Tecnologia (Design FILS, 2019a; Novigado project, 2021); - 7 Princípios de Aprendizagem dos Ambientes Educativos Inovadores (OECD, 2017); - 4 Cs Learning Skills (Battelle For Kids, s.d.); - 7 dimensões do programa de liderança para uma educação integral (FESE, 2019); - O Inquérito da OCDE sobre Competências Sociais e Emocionais (OECD, 2021).

Metodologias

A Ação decorrerá em 2 sessões de 3 horas nas quais serão intercalados momentos de apresentação, criação, debate e reflexão. Numa fase inicial será apresentada fundamentação teórica que suporta o KED para posterior apresentação do potencial deste instrumento. Será posteriormente dada uma forte ênfase à aprendizagem ativa e ao trabalho colaborativo, com envolvimento dos participantes envolvidos na criação dos KED, em grupos reduzidos de 3 elementos, através de um trabalho colaborativo e, sempre que possível, transdisciplinar. Depois de construídos os KED, com recurso ao modelo facilitador, estes serão apresentados ao grupo turma, discutidos, melhorados e finalmente partilhados. Durante as sessões serão usados Recursos Educativos Digitais criados através de Ferramentas Digitais, evidenciando-se o potencial pedagógico das mesmas. Será realizada uma avaliação diagnóstica e uma avaliação final dos formandos através de um inquérito criado com a ferramenta Google Formulários.

Bibliografia

- Cavadas, B. & Correia, M. (2020). Conceções dos professores sobre Ambientes Educativos Tradicionais e Ambientes Educativos Inovadores. Rev.Int. de Form. de Professores (RIFP), . 5, 1-21, 2020. https://www.researchgate.net/publication/344047016 - Design FILS (2019). Diretrizes para Formadores de Professores em Salas de Aula Inovadoras. Designing Future Innovative Learning Spaces. Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/download/output-2-formacao-de-professores-em-salas-de-aula-inovadoras-diretrizes-para-formadores - Design FILS (2019a). Quadro Metodológico para Formações Inovadoras na Sala de Aula. Designing Future Innovative Learning Spaces. Lisboa. http://www.ie.ulisboa.pt/download/output-1-quadro-metodologico-para-formacao-em-salas-de-aula-inovadoras - FESE (2019). Programa de liderança para educação integral (LEI) – Bases teóricas e domínios de ação. Fundação Europeia Sociedade e Educação. Madrid. Recuperado de https://www.wcdleadership.com/site/wpcontent/uploads/Documento-de-Bases-PT.pdf - Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf - OECD (2017). The OECD Handbook for Innovative Learning Environments. OECD Publishing. https://dx.doi.org/10.1787/9789264277274-en - OECD (2021). Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and Emotional Skills. OECD Publishing. Paris. https://doi.org/10.1787/92a11084-en - OECD (2021). Inquérito às competências sociais e emocionais (SSES): Sintra (Portugal). https://cloud.cm-sintra.pt/s/nRwQXg4KnNenKHK - Novigado project (2021). Guidelines in Learning Space Innovations, June 2021. https://fcl.eun.org/documents/10180/6262339/Novigado+Guidelines+PT/d9c8f354-1192-411c-8b07-4b55e4651dc1 - Novigado project (2020). Quadro de referência da aprendizagem ativa, Junho 2020. https://fcl.eun.org/documents/10180/5283670/O2-AL-framework-Summary_PT.pdf

Formador

Joaquim António Mendes Trovão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-04-2023 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 27-04-2023 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 20-04-2023
Fim: 27-04-2023
Acreditação: ACD05
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Miguel Torga