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Jornadas do AEAMS - Saúde Mental e Bem-Estar em Contexto Escolar:: Desafios e Respostas turma 3/23

Apresentação

define-a como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere”. O direito à saúde e, em especial, o direito à saúde mental e ao bem-estar em geral, é um direito central no desenvolvimento das crianças e jovens. É função da escola promover contextos educativos facilitadores de cultura e de clima de Bem-Estar que fomentem as melhores aprendizagens e o propósito de ser. Tal é extensível aos agentes educativos que são modelos pedagógicos e que, a eles assiste, também a necessidade de autocuidado e de preservação física e psicológica. i) No contexto atual das medidas de recuperação de aprendizagens vigora o foco no bem-estar e no desenvolvimento emocional em contexto escolar. São várias as ações que potenciam a promoção da saúde mental na comunidade educativa, a saber – Clubes Ubuntu, Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Cinema, Escola SaudávelMente, Parlamento dos Jovens, confirmando a pertinência da temática no evento de reflexão-ação, que as Jornadas protagonizam. ii) A urgência em agregar esforços, alinhar vontades, e aproximar as pessoas, num esforço contínuo de reforço da identidade cultural do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Técnicos/Psicólogos

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Possibilitar aos diferentes agentes educativos – diretor, professores, alunos, pessoal não docente e agentes da comunidade local - a partilha e o cruzamento de testemunhos decorrentes das experiências vividas no âmbito da Saúde Mental. • Dar a conhecer projetos de relevância pedagógica em curso no agrupamento de escolas. • Esclarecer, debater e reflectir em torno de práticas que potenciem a Saúde Mental no contexto educativo. • Desafiar os professores, alunos e demais agentes educativos a pensarem conjuntamente os processos de ensino, no sentido da contínua melhoria da promoção da qualidade do sucesso educativo e do Bem- Estar. • Possibilitar a formação entre pares por via da criação de espaços e tempos de partilha e reflexão sobre as práticas de ensino e de aprendizagem. • Contribuir para o bem-estar comum, numa lógica de reforço dos laços de cooperação, colaboração e inclusão, de todos os profissionais que trabalham no AEAMS.

Conteúdos

19/07/2023 PERÍODO DA MANHà - (3,5 HORAS) 9h - Recepção 9h30 - 9h45 – Sessão de Abertura das Jornadas do AEAMS 9h45 – 10h30 SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR – CONTRIBUTOS DO PROJETO EDUCATIVO DO AEAMS Intervenção do Diretor com participação de Perito Externo e Equipa de Autoavaliação com os resultados do inquérito “Clima de Escola”. 10h30-10h45 Coffee Break 10h45 – 12h30 SAÚDE MENTAL NOS JOVENS • Intervenção de alunos e de Encarregados de Educação: • Parlamento dos Jovens • Clubes Ubuntu do AEAMS (DDJ, ESMA e E2O de Sintra) • Associações de Pais • Debate 12h30 – 14h Almoço PERÍODO DA TARDE - (3 HORAS) 14h – 15h30 SAÚDE MENTAL NA ESCOLA • Equipa do Bem-estar do AEAMS 15h30 – 15h45 Coffee Break 15h45 – 17h MESA REDONDA: PRÁTICAS DO AGRUPAMENTO • Debate 20/07/2023 PERÍODO DA MANHà - (3,5 HORAS) 9h - Recepção BEM-ESTAR: CORPO SÃO, MENTE Sà 9h30 – 10h45 Professor Carlos Neto 10h45-11h Coffee Break 11h – 12h30 MESA REDONDA: PRÁTICAS DO AGRUPAMENTO • Debate 12h30 – 14h Almoço PERÍODO DA TARDE - (3 HORAS) 14h – 16h PEDDYPAPPER DO BEM-ESTAR NA VILA DE SINTRA 16h-17h Encerramento das Jornadas Elaboração do Relatório de Avaliação - (2 HORAS)

Metodologias

Metodologias expositivas e ativas assentes na partilha de experiências e práticas. Reflexão sobre a atuação pedagógica no sentido da sua melhoria.

Avaliação

Avaliação dos formandos por meio de questionário reflexivo com finalidade de incidir sobre: 1. Impacto da reflexão-ação em torno da temática veiculada pelas Jornadas nas práticas educativas e pedagógicas em contexto escolar. 2. Aferição de sugestões de estratégias e medidas a implementar no contexto educativo que fomente uma cultura de escola saudável. Parâmetros de avaliação: • Participação nas Jornadas 50% (12,5% por cada bloco de 3h (Manhã/Tarde de cada dia) • Questionário reflexivo: 50% • Escala de avaliação: 1 a 0 valores

Bibliografia

https://saudemental.min-saude.pt/https://saudemental.pt/Portal Saúde Psicológica e Bem-Estar: eusinto.me https://eusinto.me/Portal Manifestamente: https://www.manifestamente.org/https://escolasaudavelmente.pt/

Formador

Maria Joana de Santos Inácio Vicente

Ana de Lurdes Videira Sérgio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-07-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 17:00 8:00 Presencial
2 20-07-2023 (Quinta-feira) 09:00 - 17:00 8:00 Presencial
Início: 19-07-2023
Fim: 20-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119273/23
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Centro Cultural Olga Cadaval