Comunicação Aumentativa e Alternativa Produtos de Apoio e Acesso ao Currículo turma I/23
Apresentação
As perturbações de comunicação têm origens muito diversas (motora, linguagem e/ou fala e sensorial), sendo que a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) surge como um suporte ao desenvolvimento da comunicação, sendo recomendável que se inicie um sistema de CAA o mais cedo possível (Simion, 2014). A utilização de Produtos de Apoio (PA), facilita o acesso a diferentes ambientes, objetos e pessoas, permitindo comunicar e fazer escolhas, chamar à atenção, desenvolver a compreensão e estimular o sistema sensorial. Os PA apresentam-se como uma ferramenta para a inclusão escolar. Através destes, é possível ajudar a diminuir ou anular as barreiras existentes nos contextos escolar e familiar. A utilização de PA no âmbito da CAA, potenciará a interação comunicativa do aluno e consequentemente, o acesso ao processo ensino-aprendizagem (Cook & Polgar, 2008). Em complemento à ação dos CRTIC, que procedem à avaliação das necessidades dos alunos para efeitos de atribuição de PA, as equipas pedagógicas e em particular o docente de educação especial que acompanha o aluno, têm um papel fundamental na implementação dos mesmos. De acordo com o DL54/2018, de 6 julho, a aplicação das medidas seletivas e adicionais prevê a intervenção do docente de educação especial, enquanto dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem. A sua intervenção constitui-se como um elemento fundamental no que respeita ao desenvolvimento da CAA em alunos com perturbações da fala/linguagem. Assim, importa aprofundar o desenvolvimento das competências destes docentes no que respeita à implementação de sistemas de CAA, de acordo com o perfil de funcionalidade de cada aluno.
Destinatários
Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.
Objetivos
1) introduzir conceitos base no âmbito da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), Produtos de Apoio e dos Métodos de Acesso ao Computador, de acordo com diferentes problemáticas dos alunos com necessidades específicas de aprendizagem; - (2) conhecer e utilizar diferentes produtos de apoio e software específico, bem como as suas características e potencialidades, no âmbito da CAA e do acesso ao computador; - (3) dominar as funcionalidades básicas de software de CAA: "GRID3", entre outros de acesso livre online (por exemplo, Asterics, Picto Selector, ARASAAC, etc.), criando atividades pedagógicas e utilizando grelhas, fichas, tabelas de comunicação e outras atividades digitais assentes na utilização de sistemas pictográficos, enquanto facilitadores da comunicação, acesso ao currículo e aprendizagem; - (4) partilhar atividades pedagógicas, criadas em função de perfis de funcionalidade de cada aluno.
Conteúdos
1. Definição de Conceitos e Mostra de Produtos de Apoio ................................................................ 4 horas Apresentação, definição de conceitos, mitos associados ao uso de CAA, curva de aprendizagem e apresentação de soluções práticas para a inclusão de alunos com necessidades específicas de aprendizagem com diferentes problemáticas, em sala de aula. 2. Demonstração e usabilidade de Produtos de Apoio...................................................................... 8 horas - Acessibilidade do Windows - Demonstração de diferentes dispositivos/software: * Cadernos de comunicação, Digitalizadores de fala, software para a C.A.A.; *Ecrã tátil/tablet, ratos e teclados adaptados, manípulos, acesso pelo olhar e software de acesso ao computador; * Software gratuito para a construção de recursos educativos; 3. Construção de materiais com utilização de tecnologias de apoio............................................... 10 horas * Construção de atividades pedagógicas em software abordado durante a formação. 4. Avaliação ....................................................................................................................................... 3 horas * Partilha de atividades pedagógicas realizadas durante a formação.
Metodologias
Sessões teórico-práticas, onde se privilegia: - demonstração dos conteúdos apresentados, através da experimentação pelos docentes de diferentes produtos de apoio utilizados na CAA ou através da visualização de vídeos; - construção de atividades pedagógicas em software de CAA, para alunos com diferentes perfis de funcionalidade; - partilha de conhecimentos, experiências e metodologias no âmbito da utilização de produtos de apoio para a CAA.
Avaliação
Todas as sessões são presenciais, com frequência obrigatória em pelo menos 2/3 das sessões. A avaliação será contínua, esperando-se dos formandos uma apresentação de uma atividade pedagógica criada com um software abordado na formação. Relatório individual. Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10
Bibliografia
ASHA (2019). Augmentative and alternative communication. Obtido em 06/06/2019, de https://www.asha.org/PRPSpecificTopic.aspx?folderid=8589942773§ion=OverviewBeukelman, D. (2012). International Encyclopedia of Rehabilitation (file:///C:/Users/C%C3%A1tia/Downloads/Augmentative_and_Alternative_Communication.pdf)Beukelman, D., & Mirenda, P. (2005). Augmentative and alternative communication: supportingchildren and adults with complex communication needs. (3ª ed.) Paul H. Brookes Publishing.Classics in the History of Psychology. Memory: a contribution to experimental psychology from Hermann Ebbinghaus (1885). Obtido em 06/06/2019, de http://psychclassics.yorku.ca/Ebbinghaus/index.htmDecreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129 1ª série. Ministério da Educação, republicado pela Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro. Diário da República n.º 176 1ª série. Ministério da Educação
Observações
Prioritariamente para os Professores dos Agrupamentos de Escolas da Área do Centro de Formação Novafoco.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
2 | 10-10-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
3 | 17-10-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
4 | 24-10-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
5 | 31-10-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
6 | 07-11-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
7 | 14-11-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
8 | 28-11-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
9 | 05-12-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
10 | 12-12-2023 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |