183

Comunicação Aumentativa e Alternativa – Produtos de Apoio e Acesso ao Currículo turma I/23

Apresentação

As perturbações de comunicação têm origens muito diversas (motora, linguagem e/ou fala e sensorial), sendo que a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) surge como um suporte ao desenvolvimento da comunicação, sendo recomendável que se inicie um sistema de CAA o mais cedo possível (Simion, 2014). A utilização de Produtos de Apoio (PA), facilita o acesso a diferentes ambientes, objetos e pessoas, permitindo comunicar e fazer escolhas, chamar à atenção, desenvolver a compreensão e estimular o sistema sensorial. Os PA apresentam-se como uma ferramenta para a inclusão escolar. Através destes, é possível ajudar a diminuir ou anular as barreiras existentes nos contextos escolar e familiar. A utilização de PA no âmbito da CAA, potenciará a interação comunicativa do aluno e consequentemente, o acesso ao processo ensino-aprendizagem (Cook & Polgar, 2008). Em complemento à ação dos CRTIC, que procedem à avaliação das necessidades dos alunos para efeitos de atribuição de PA, as equipas pedagógicas e em particular o docente de educação especial que acompanha o aluno, têm um papel fundamental na implementação dos mesmos. De acordo com o DL54/2018, de 6 julho, a aplicação das medidas seletivas e adicionais prevê a intervenção do docente de educação especial, enquanto dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem. A sua intervenção constitui-se como um elemento fundamental no que respeita ao desenvolvimento da CAA em alunos com perturbações da fala/linguagem. Assim, importa aprofundar o desenvolvimento das competências destes docentes no que respeita à implementação de sistemas de CAA, de acordo com o perfil de funcionalidade de cada aluno.

Destinatários

Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 360, 910, 920 e 930.

Objetivos

1) introduzir conceitos base no âmbito da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), Produtos de Apoio e dos Métodos de Acesso ao Computador, de acordo com diferentes problemáticas dos alunos com necessidades específicas de aprendizagem; - (2) conhecer e utilizar diferentes produtos de apoio e software específico, bem como as suas características e potencialidades, no âmbito da CAA e do acesso ao computador; - (3) dominar as funcionalidades básicas de software de CAA: "GRID3", entre outros de acesso livre online (por exemplo, Asterics, Picto Selector, ARASAAC, etc.), criando atividades pedagógicas e utilizando grelhas, fichas, tabelas de comunicação e outras atividades digitais assentes na utilização de sistemas pictográficos, enquanto facilitadores da comunicação, acesso ao currículo e aprendizagem; - (4) partilhar atividades pedagógicas, criadas em função de perfis de funcionalidade de cada aluno.

Conteúdos

1. Definição de Conceitos e Mostra de Produtos de Apoio ................................................................ 4 horas Apresentação, definição de conceitos, mitos associados ao uso de CAA, curva de aprendizagem e apresentação de soluções práticas para a inclusão de alunos com necessidades específicas de aprendizagem com diferentes problemáticas, em sala de aula. 2. Demonstração e usabilidade de Produtos de Apoio...................................................................... 8 horas - Acessibilidade do Windows - Demonstração de diferentes dispositivos/software: * Cadernos de comunicação, Digitalizadores de fala, software para a C.A.A.; *Ecrã tátil/tablet, ratos e teclados adaptados, manípulos, acesso pelo olhar e software de acesso ao computador; * Software gratuito para a construção de recursos educativos; 3. Construção de materiais com utilização de tecnologias de apoio............................................... 10 horas * Construção de atividades pedagógicas em software abordado durante a formação. 4. Avaliação ....................................................................................................................................... 3 horas * Partilha de atividades pedagógicas realizadas durante a formação.

Metodologias

Sessões teórico-práticas, onde se privilegia: - demonstração dos conteúdos apresentados, através da experimentação pelos docentes de diferentes produtos de apoio utilizados na CAA ou através da visualização de vídeos; - construção de atividades pedagógicas em software de CAA, para alunos com diferentes perfis de funcionalidade; - partilha de conhecimentos, experiências e metodologias no âmbito da utilização de produtos de apoio para a CAA.

Avaliação

Todas as sessões são presenciais, com frequência obrigatória em pelo menos 2/3 das sessões. A avaliação será contínua, esperando-se dos formandos uma apresentação de uma atividade pedagógica criada com um software abordado na formação. Relatório individual. Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10

Bibliografia

ASHA (2019). Augmentative and alternative communication. Obtido em 06/06/2019, de https://www.asha.org/PRPSpecificTopic.aspx?folderid=8589942773§ion=OverviewBeukelman, D. (2012). International Encyclopedia of Rehabilitation (file:///C:/Users/C%C3%A1tia/Downloads/Augmentative_and_Alternative_Communication.pdf)Beukelman, D., & Mirenda, P. (2005). Augmentative and alternative communication: supportingchildren and adults with complex communication needs. (3ª ed.) Paul H. Brookes Publishing.Classics in the History of Psychology. Memory: a contribution to experimental psychology from Hermann Ebbinghaus (1885). Obtido em 06/06/2019, de http://psychclassics.yorku.ca/Ebbinghaus/index.htmDecreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho. Diário da República n.º 129 – 1ª série. Ministério da Educação, republicado pela Lei n.º 116/2019 de 13 de setembro. Diário da República n.º 176 – 1ª série. Ministério da Educação

Observações

Prioritariamente para os Professores dos Agrupamentos de Escolas da Área do Centro de Formação Novafoco.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-10-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
2 10-10-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
3 17-10-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
4 24-10-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
5 31-10-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
6 07-11-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
7 14-11-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
8 28-11-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
9 05-12-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
10 12-12-2023 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Presencial
Início: 03-10-2023
Fim: 12-12-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119155/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Centro de Formação Novafoco