A Biblioteca Escolar: espaço de aprendizagem e capacitação turma 8A/23

Apresentação

No paradigma educacional do século XXI, a biblioteca escolar tem vindo a afirmar-se como um espaço central na escola, implicando-se no processo de ensino e aprendizagem, quer na pro-moção de hábitos e competências de leitura, quer no desenvolvimento de múltiplas literacias, de modo a formar utilizadores críticos e autónomos, ao longo da vida. Para cumprir a sua missão, as bibliotecas escolares devem contribuir para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, em articulação com o currículo, desenvolvendo projetos transdisciplinares capazes de promover a inclusão e o sucesso escolar dos alunos. Torna-se, assim, fundamental apostar na formação contínua dos professores bibliotecários e outros docentes, assumindo-se esta oficina de formação como um espaço de trabalho, refle-xão e partilha que permitirá a todos encontrarem respostas adequadas aos contextos dos seus agrupamentos/escolas. Pretende-se que o trabalho realizado, pelos formandos, contribua para a melhoria da aprendizagem e desempenho dos alunos, nas diferentes literacias e que se reflita na formação integral dos jovens.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores ds Ensinos Básico, Secundário e de Ensino Especial...

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores ds Ensinos Básico, Secundário e de Ensino Especial.... Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Refletir sobre o papel da biblioteca escolar, enquanto espaço de aprendizagem na escola, indutor de novas práticas pedagógicas e de uma cultura colaborativa entre os docentes. 2. Promover o desenvolvimento de competências dos formandos face aos atuais desafios da educação, nomeadamente no papel que a biblioteca escolar deve assumir enquanto espaço inovador de aprendizagem, quer no domínio das diferentes literacias, quer no apoio ao currículo. 3. Desenvolver estratégias que promovam o ensino integrado das literacias digitais, da leitura, dos media e da informação através da utilização, criação e partilha de Recursos Educativos de diferentes tipologias. 4. Mobilizar os formandos para a importância do trabalho colaborativo e, da partilha entre pares, em torno do currículo e dos projetos estruturantes dos agrupamentos.

Conteúdos

Sessão 1 - O Plano de ação da biblioteca escolar (3 horas) • Articulação do plano de ação da biblioteca com os documentos de referência e as orientações emanadas pela RBE (Quadro estratégico; Modelo de avaliação da biblioteca escolar; Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar; Prioridades 2023-2024); • Atualização do documento “Politica de desenvolvimento da coleção – estrutura e formalização”. Sessão 2 – O Referencial Aprender com a biblioteca escolar (3 horas) • Articulação da biblioteca escolar com diferentes áreas do currículo (Áreas cur-riculares / Áreas transversais) • Planificação de atividades para o desenvolvimento de competências de litera-cia nos domínios da leitura, da informação e dos media Sessões 3 – Curadoria de recursos educativos (3 horas) • seleção de recursos educativos, de acordo com o tema da planificação da ati-vidade Sessões 4 – Criação de recursos educativos digitais (3 horas) • Criação de recursos educativos digitais, de acordo com a planificação elabora-da Sessão 5 – Apresentação dos projetos (3 horas) • Apresentação das planificações criadas e implementadas pelos formandos, em contexto educativo o Identificação de boas práticas o Levantamento de dificuldades/ constrangimentos • Reflexão em torno do papel da biblioteca escolar face aos novos desafios da educação • Identificação de ações de melhoria

Avaliação

Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas e os trabalhos produzidos, individualmente ou em grupo quer nas sessões presenciais, quer no trabalho autónomo desenvolvido nas escolas. Cada formando deverá realizar uma reflexão individual. Os formandos devem frequentar, pelo menos 2/3 do número de horas da ação. A classificação dos formandos será feita por níveis de desempenho na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. A avaliação individual dos formados terá em conta os seguintes itens: • Participação : 20%  Participação individual e em grupo (10%)  Realização das tarefas e envolvimento (10%) • Trabalho produzido: 80%  Qualidade, originalidade e nível de adequação pedagógica dos trabalhos (40%)  Apresentação do trabalho final (20%)  Relatório individual (20%)

Bibliografia

Conde, E.; Mendinhos, I; Correia, P. (Coords)(2017). Aprender com a Biblioteca Escolar: Referencial de Aprendizagens Associadas ao Trabalho da Biblioteca Escolar na Educação Pré-Escolar e nos Ensinos Básico e Secundário. Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdfNunes, M.B. (2018). Bibliotecas escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital. Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=682&fileName=__978_989_8795_11_3.pdfRamos, J.L., Teodoro, V.D., & Ferreira, M. J. (2011). Recursos Educativos Digitais: reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF VII (pp.11-34). Ministério da Educação e Ciência/DGIDC.Rede Bibliotecas Escolares (2018). Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar. Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=116&fileName=978_989_8795_09_0Print.pdfRede Bibliotecas Escolares (2021). Professor bibliotecário: um profissional em ação. Rede de Bibliotecas Escola-res.https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1109&fileName=PB.pdf

Formador

Isabel Maria Soares Justino Ferrúcio Antunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2023 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 04-12-2023 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 08-01-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 04-03-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
5 06-05-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 06-11-2023
Fim: 06-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121491/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: None