213

Aprender com as Histórias: Primeiros Passos para a Interculturalidade turma 01/23

Apresentação

Reconhecer a importância das Histórias Infantis na formação da visão individual sobre o Mundo. Descobrir a literatura para a infância como recurso pedagógico para a aprendizagem intercultural. Partilhar ideias e materiais pedagógicos para a promoção de uma abordagem intercultural no Jardim de infância e/ou na escola.

Destinatários

Prioritariamente para os docentes do Agrupamento D. João II

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Situar o papel das histórias na e para a infância e a sua influência na construção da nossa identidade e perspetiva do outro. Abordar numa perspetiva intercultural a literatura para a infância como um instrumento pedagógico de aprendizagem ao longo da vida. Refletir sobre o paradigma da história única, os seus pressupostos e formas de clarificar. Compreender a Escola como veículo promotor da aprendizagem intercultural. Identificar elementos da história única nas histórias infantis. Aplicar alguns dos pressupostos da educação intercultural no processo de recontar uma história infantil. Desenvolver o sentido crítico e reflexivo aquando da escolha de histórias.

Conteúdos

A literatura infantojuvenil como recurso pedagógico para a aprendizagem intercultural promotora de inclusão: experienciação de práticas de aprendizagem intercultural.

Metodologias

Serão utilizados métodos e técnicas expositivas (baseados em apresentações multimédia e outros suportes audiovisuais). Estes serão complementados com métodos e técnicas ativas (como dinâmicas de grupo, debate), sempre que seja pertinente.

Observações

Plataforma para formação: disponibilização de link para a realização da sessão com possibilidade de criação de salas virtuais; Computador com câmara e microfone.

Formador

Isabel Maria Messias Alves Rodrigues Ventura Bravo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-12-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
Início: 16-12-2023
Fim: 16-12-2023
Acreditação: ACD07
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 4 h
Local: Online