KED a KED construímos o LED 5.0 – Um modelo de transição para os ambientes educativos inovadores. turma A1/23

Apresentação

Num período de alterações profundas em que a Comissão Europeia apresentou o Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027), com o qual se pretende “reconfigurar a educação e a formação para a era digital” (Comissão Europeia, 2020) e à escala nacional se desenvolvem os Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), no âmbito do Plano de Transição Digital (PTD), vive-se o momento considerado oportuno para promover a transição dos Ambientes Educativos Tradicionais (AET) para Ambientes Educativos Inovadores (AEI), nas salas de aula dos agrupamentos pertencentes a este CFAE. Torna-se importante mobilizar outros docentes para a mudança necessária e envolver o maior número de pessoas nessa mudança pois, acreditamos, tal como Freire (1996) “que a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo.” (p. 53). Este envolvimento dos docentes enquanto motores da própria mudança é vital na implementação de uma aprendizagem ativa, enriquecida com tecnologias digitais, em espaços flexíveis que permitam a colaboração, que despertem o interesse e envolvam também os alunos nas atividades inovadoras que lhe são propostas. Pretende-se que não existam laboratórios específicos de aprendizagem inovadora, mas uma tendência de transição dos AET para AEI, que designamos de Laboratórios Educativos Digitais 5.0 (LED 5.0), nos agrupamentos de escolas deste CFAE.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Foram definidos objetivos para cada uma das dimensões dos ambientes educativos inovadores: espaço, pedagogia e tecnologia. Dimensão Objetivos Espaço Empoderar os atores educativos para construir ambientes educativos inovadores, flexíveis e diversificados, que permitam a aprendizagem ativa e o envolvimento do aluno. Pedagogia Formar os atores educativos para a criação de cenários de aprendizagem centrados em metodologias de aprendizagem ativas, colaborativas e interdisciplinares. Tecnologia Formar os atores educativos para a prática pedagógica com recurso a tecnologias digitais.

Conteúdos

Enquadramento teórico: ⮚ Transição para os ambientes educativos inovadores. ⮚ Ambientes educativos inovadores: dimensões e princípios de aprendizagem. ⮚ Espaço (organização, conforto e local) ⮚ Tecnologia (equipamentos digitais, ferramentas digitais e recursos educativos digitais) ⮚ Pedagogia (papel do professor, papel do aluno, práticas pedagógicas e práticas de avaliação) Cenários de aprendizagem ativa: ⮚ Características dos cenários de aprendizagem ativa ⮚ Modelos para a criação de cenários de aprendizagem ativa ⮚ Partilha e discussão dos cenários de aprendizagem ativa criados Trabalho autonomo - 25h Trabalhos de projeto em grupo reduzido (Project-based learning);

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas (não presenciais); 3) qualidade da realização dos trabalhos práticos propostos (não presenciais) e reflexão no relatório individual.

Bibliografia

- Baeta, P., & Pedro, N. (2018). Salas de Aula do Futuro: análise das atividades educativas desenvolvidas por professores e alunos. Indagatio Didactica, 10(3), 81-95. https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11259- Bannister, D. (2017). Guidelines on Exploring and Adapting – Learning Spaces in Schools. Brussels: European Schoolnet.http://files.eun.org/fcl/Learning_spaces_guidelines_Final.pdf- Barrett, P. S., Zhang, Y., Davies, F., & Barrett, L. C. (2015). Clever classrooms: Summary report of the HEAD project. University of Salford. https://usir.salford.ac.uk/id/eprint/35221- Battelle for Kids (nd). P21 network. https://www.battelleforkids.org/networks/p21- Bento, M. (2018). Equipamentos e recursos educativos digitais para aprender no séc. XXI. In A. Figueiroa & A. Monteiro (Orgs.), Ambientes educativos inovadores e ambientes de aprendizagem para o Século XXI (pp. 28-34). Whitebooks.

Formador

Joaquim António Mendes Trovão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
2 29-11-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
3 17-01-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
4 07-02-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
5 21-02-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
6 10-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 22:30 5:00 Online síncrona
Início: 22-11-2023
Fim: 10-04-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120026/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas Prof. Agostinho da Silva