215

Para uma caracterização das interlínguas de aprendentes do Português como Língua Não Materna turma ACD 3/24

Apresentação

A realização desta atividade formativa em Português Língua Não Materna, numa região com alta taxa de emigrantes, é essencial para promover a inclusão, facilitar a comunicação, garantir o acesso a oportunidades e promover o sucesso escolar destes alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Apresentar o conceito de interlíngua; - Identificar áreas linguísticas críticas dos aprendentes de Português Língua Não Materna; - Promover a capacidade de classificação de desvios de produção de aprendentes de Português Língua Não Materna.

Conteúdos

1.     O conceito de interlíngua; 2.     Uma tipologia de áreas linguísticas críticas para aprendentes de Português Língua Não Materna; 3.     Classificação de ocorrências não convergentes com a língua-alvo em produções escritas de aprendentes de Português Língua Não Materna.

Metodologias

O curso interseta o método ativo e expositivo. Prevê-se, por um lado, uma componente expositiva dedicada à apresentação de conceitos básicos (pontos 1 e 2 do programa) e a adoção, por, outro, de uma metodologia ativa, no momento em que o/a formando/a será desafiado/a a aplicar esses conceitos a casos práticos (ponto 3).

Bibliografia

Gonçalves, P. (2007). Pesquisa linguística e ensino do Português L2: Potencialidades das taxonomias de erros. Linguística, 2(1), 61-76. https://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/4018 Martins, C. (2020). Estudos sobre a aquisição/aprendizagem do género nominal por aprendentes de português língua não materna: valências pedagógicas. Quaderns de Filologia: Estudis Lingüístics, 25: 169-184. https://ojs.uv.es/index.php/qfilologia/article/view/19078/16847 Martins, C. (2020). Estudos sobre a aquisição/aprendizagem de preposições por aprendentes do português europeu como língua não materna: valências pedagógicas e limites descritivos. Portuguese Language Journal, 14: 11-27.      https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/42 Selinker, Larry (1972). Interlanguage. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, 10(3): 209-231. https://www.academia.edu/21533333/Selinker_Interlanguage

Observações

Plataforma para formação (Zoom): disponibilização de link para a realização da sessão. Computador com câmara e microfone.

Formador

Cristina dos Santos Pereira Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-03-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 07-03-2024
Fim: 07-03-2024
Acreditação: ACD08
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online