Inteligência Artificial, o Sucesso Escola e o Profissionalismo Docente turma ACD 1/24
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
– Capacitar os professores as potencialidades da IA generativa. – Divulgar metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem com recurso à IA generativa, promotoras do sucesso escolar. – Desenvolver o profissionalismo docente através de abordagens colaborativas com o uso da IA.
Conteúdos
– Metodologias e estratégias de interação com a IAG para adaptar materiais didáticos, com enfoque nas didáticas específicas, adaptação de instrumentos, linguagem, complexidade e formatos variados. – Estratégias de envolvimento dos alunos nos processos de adaptação de materiais didáticos, promovendo a metacognição e a autorregulação. – Apoio da IAG na conceção de materiais e documentação decorrente da prática docente.
Metodologias
– Adaptação de materiais didáticos. – Criação de materiais didáticos em articulação com os alunos. – Demonstração da IAG no apoio a tarefas administrativas.
Bibliografia
Bozkurt, A. (2023). Generative AI, synthetic contents, open educational resources (OER), and open educational practices (OEP): A new front in the openness landscape. Open Praxis, 15(3), 178–184. https://doi.org/10.55982/openpraxis.15.3.579 Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in education: Promises and implications for teaching and learning. Centre for Curriculum Redesign. Zhang, P., & Tur, G. (2023). A systematic review of ChatGPT use in K‐12 education. European Journal of Education, ejed.12599. https://doi.org/10.1111/ejed.12599
Formador
Ricardo Nuno Lopes Cruz Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |