216

Práticas Didáticas com a Inteligência Artificial turma ACD 1/24

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

– Capacitar os professores as potencialidades da IA generativa. – Divulgar metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem com recurso à IA generativa, promotoras do sucesso escolar. – Desenvolver o profissionalismo docente através de abordagens colaborativas com o uso da IA.

Conteúdos

– Metodologias e estratégias de interação com a IAG para adaptar materiais didáticos, com enfoque nas didáticas específicas, adaptação de instrumentos, linguagem, complexidade e formatos variados. – Estratégias de envolvimento dos alunos nos processos de adaptação de materiais didáticos, promovendo a metacognição e a autorregulação. – Apoio da IAG na conceção de materiais e documentação decorrente da prática docente.

Metodologias

– Adaptação de materiais didáticos. – Criação de materiais didáticos em articulação com os alunos. – Demonstração da IAG no apoio a tarefas administrativas.

Bibliografia

Bozkurt, A. (2023). Generative AI, synthetic contents, open educational resources (OER), and open educational practices (OEP): A new front in the openness landscape. Open Praxis, 15(3), 178–184. https://doi.org/10.55982/openpraxis.15.3.579 Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in education: Promises and implications for teaching and learning. Centre for Curriculum Redesign. Zhang, P., & Tur, G. (2023). A systematic review of ChatGPT use in K‐12 education. European Journal of Education, ejed.12599. https://doi.org/10.1111/ejed.12599

Início: 11-04-2024
Fim: 11-04-2024
Acreditação: ACD09
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online

INSCREVER-ME