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Trabalho de aprendizagem curricular por Projetos no 1º Ciclo turma 1/24

Apresentação

(máx. 750 caracteres) A presente formação justifica-se, de uma forma geral, pelo facto da escola, atualmente, confrontar-se com uma sociedade de informação, em que se torna fundamental o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a transformação da informação em conhecimento, ao invés da reprodução do mesmo. Nesse sentido, para que o sentido críticom a compreensão e a produção de conhecimento ocorram, há que promover práticas de organização das aprendizagens escolares que fomentem o desenvolvimento de competências investigativas, cooperativas e comunicativas. Cientes da importância da participação cooperada das crianças na apropriação significativa e profunda do currículo, o Trabalho por Projetos é uma prática pedagógica que se assume como fundamental para a concretização desse objetivo.

Destinatários

Professores do Grupo de Recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 110.

Objetivos

• Desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a cooperação e a participação ativa dos alunos na apropriação do currículo escolar; • Apoiar o professor no desenvolvimento de competências investigativas nos alunos (planeamento; pesquisa; tratamento da informação; organização de uma apresentação digital; comunicativas); • Promover a motivação pela aprendizagem escolar através do sentido social das aprendizagens escolares, desenvolvido pela partilha daquilo que os alunos aprendem, ensinando-se uns aos outros; • Desenvolver competências metacognitivas nos alunos (autoavaliar-se e aprender a aprender); • Promover o gosto e interesse pelo aprender e partilha.

Conteúdos

1. Trabalho por Projetos numa comunidade de aprendizagem – princípios pedagógicos; 2. A organização da sala de aula e materiais; 3. Os instrumentos de pilotagem do trabalho; 4. As diferentes fases do Trabalho por Projetos; 5. O papel e apoio do professor; 6. As competências de cooperação desenvolvidas nos alunos; 7. A regulação do trabalho e construção de critérios de avaliação com os alunos; 8. O tempo de comunicação dos Projetos; 9. O estudo posterior dos temas comunicados.

Avaliação

A avaliação tem carácter qualitativo e quantitativo (Despacho n.º 4595/2015). A escala de avaliação é compreendida entre 1 a 10 valores, sendo que a aprovação na oficina de formação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas conjuntas da ação. Consideram-se três critérios: • Participação: Pontualidade; Intervenções/Apresentações (Pertinência/Clareza/Nível de reflexão); Empenho/Iniciativa; Cooperação/Partilha (2 valores); • Produção de trabalho/materiais: Adequação/Pertinência (4 valores); • Trabalho Final/Portefólio: Correção Formal (1); Conteúdo (Rigor, Fundamentação, Problematização, Coerência Interna, Apresentação) (1,5); e Aplicação dos conteúdos (1,5) (4 valores).

Bibliografia

Correia, C. (2012). Aprender através de projetos. Escola Moderna, 5(43), 12-25. Dewey, J. (1968). Expérience et éducation. Armand Colin.Figueiredo, P. (2014). Desenvolvimento do trabalho em projetos. Escola Moderna, 6(2), 130-137.Giordain, A., & Vecchi, G. (2002). L`enseignement scientifique comment faire pour que “ça marche?” (Tradução de Júlia Soares). Delagrave.Gomes, I. (2011). Trabalho de aprendizagem curricular por projetos cooperativos. Escola Moderna, 5(39), 41-54.Legrand, L. (1990). A Pedagogia do Projeto. In E. Leite, M. Malpique, & M. R. Santos (Orgs.), Trabalho de Projeto (pp. 36-37). Edições Afrontamento.

Formador

Luís Filipe Batista Mestre

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-03-2024 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
2 20-03-2024 (Quarta-feira) 17:45 - 21:15 3:30 Online síncrona
3 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
4 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:45 - 21:15 3:30 Online síncrona
5 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Online síncrona
6 14-05-2024 (Terça-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Online síncrona
7 29-05-2024 (Quarta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
8 06-06-2024 (Quinta-feira) 17:45 - 20:45 3:00 Presencial
Início: 13-03-2024
Fim: 05-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121379/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrup. Escolas Agualva-Mira Sintra - Secundária Matias Aires