224

Whats UP Tu Decides? - Programa de prevenção do uso problemático da Internet e Jogo turma ACD 4B/24

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Contribuir para a qualificação de professores e outros agentes sócio-educativos com funções chave na escola, para a aplicação do programa “What´sUP_Tu_Decides – Prevenção do uso problemático de Internet e Jogo”, junto dos alunos. Este Programa enquadra-se nos princípios gerais da promoção da literacia para a saúde, com o objetivo geral a promoção de competências associadas com o uso saudável da Internet, e visando especificamente: • Promover informação válida e empiricamente sustentada sobre o que é o uso problemático da internet e do jogo; • Diminuir expectativas de resultados positivos relativas ao uso da internet e jogo; • Desmistificar mitos sobre a internet e jogo; • Fornecer conhecimento sobre a segurança na internet. A presente versão do programa está desenhada para ser aplicada em duas sessões 90 minutos ou 4 sessões de 45 minutos, em função dos horários escolares, vindo a ser realizado em sala de aula.

Conteúdos

o 1.ª Sessão - Enquadramento do programa e preparação da aplicação da 1.ª sessão em turma – exploração de 4 perguntas temáticas: “Tudo o que lê na internet é verdade?”; “No jogo de apostas o que conta mais são as nossas competências/estratégia?”; “Jogar online é o único interesse na internet?”; “uma vez na rede, para sempre na rede?” o 2.ª Sessão - Avaliação da aplicação da 1.ª sessão em sala de aula e preparação da 2.ª sessão de aplicação em turma, através da exploração de 4 perguntas temáticas: “A dependência do jogo online não é uma doença.”; “Estar sempre a mexer nos gadgets pode ter consequências físicas e psicológicas negativas”; “Existe uma diversidade muito grande de videojogos”; "23% das crianças/jovens viveram situações na internet que incomodaram ou perturbaram”. o 3.ª Sessão - Avaliação da aplicação da 2.ª sessão e reflexão síntese da aplicação do programa e perspetiva futura.

Metodologias

Expositiva e participativa, com utilização de brainstorming, dinâmicas de grupo e discussão orientada.

Observações

Os docentes devem exercer funções chave junto das turmas-alvo (diretores de turma, professores de cidadania e desenvolvimento, etc.)

Formador

Carla Alexandra Pascoal Frazão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Online síncrona
2 12-04-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Online síncrona
3 24-05-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 15:00 1:00 Online síncrona
Início: 08-03-2024
Fim: 24-05-2024
Acreditação: ACD11
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online