Capacitação de docentes em inglês tópicos de escrita e conversação (níveis elementar e pré- intermédio) turma 9/24
Apresentação
inclusão deste curso no plano de atividades do centro de formação prende-se com o entendimento de que a prática profissional dos docentes se estende muito para além dos limites de lecionação da sua área disciplinar e da sua escola e o seu âmbito de trabalho e de (auto-)formação se estende a contextos mais alargados que requerem o conhecimento e o domínio da língua inglesa. Por um lado, cada vez mais é pedido aos docentes o domínio de ferramentas digitais cujos procedimentos se encontram em inglês. Por outro, muita informação científica e didática encontra-se em comunidades de partilha digitais internacionais (websites, blogs educativos, fóruns de dúvidas, plataformas de e-learning, MOOCs) para os quais é necessário o conhecimento do inglês. Numa terceira vertente, toda a envolvência do ensino está-se progressivamente a internacionalizar e a oferecer uma variedade de projetos colaborativos entre países: os intercâmbios internacionais, a comunidade e-Twinning, projetos Erasmus +, entre outros, no âmbito dos quais é útil o domínio de noções consolidadas de escrita e de conversação em inglês muito próprias para o contexto educativo. Pretende-se fornecer aos docentes um conjunto de competências linguísticas que permitem usar a língua inglesa com mais confiança numa diversidade de situações que dizem respeito não só à sua experiência pessoal como profissional.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, exceto docentes dos Grupos 120, 220 e 330
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial, exceto docentes dos Grupos 120, 220 e 330. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Rever e aplicar competências gramaticais em exercícios de escrita e em rotinas de conversação. - Identificar a linguagem usada em situações de comunicação relacionadas com a prática profissional. - Desenvolver o uso confiante do inglês em diferentes cenários comunicativos relacionados com o trabalho em educação. - Entender a relevância do inglês no caminho da auto-formação e do progresso profissional.
Conteúdos
Módulo 1-Identificação pessoal (6h) -Os verbos to be e have got; -Os verbos like, hate, prefer -Vocabulário: identificação pessoal, atividades de tempos livres; graus de parentesco, adjetivos descritores de caráter e estado de espírito Tópicos de conversação: - fazer a identificação pessoal e descrever o estado de espírito -falar dos amigos, familiares e das suas personalidades - falar sobre hobbies e preferências Tópico de escrita: escrever um perfil pessoal numa plataforma de e-learning. Módulo 2: Rotinas pessoais e de trabalho (6h) -O present simple / o present continuous Vocabulário: - rotinas diárias e de ações que estão a ocorrer - o mundo do trabalho (schedule, weekdays, shifts, part-time, trainee, (un)employment ) - o trabalho em educação (training course, attend, exchange programme, collaborative project, teacher training/development, ) Tópicos de conversação: -descrever rotinas diárias / o que e está a fazer no momento -descrever as suas funções na docência Tópico de escrita: -escrever um email de apresentação profissional (descrevendo brevemente um projeto/uma função de trabalho em que esteja envolvido (coordenador de , monitor de ) Módulo 3: O trabalho -As estruturas interrogativas -Wh-questions -Yes/No questions Vocabulário relacionado com a atividade científico-pedagógica (research, look up, examine, experiment, reflect, ) Tópico de conversação: -Colocar dúvidas / pedir esclarecimentos Tópico de escrita: elaborar uma breve entrevista sobre a atividade profissional (horário, atividade desenvolvida, etc) Modulo 4: Descrever lugares -Preposições de lugar -O imperativo (para instruções) -Fornecer direções Vocabulário: equipamentos de uma localidade (museum, garage, garden, chemists, parking lot, library, archive ) Tópico de conversação: fornecer direções Tópico de escrita: descrever o lugar onde se vive/onde se trabalha Módulo 5: Tecnologia e prática profissional -O past simple e o Present perfect Vocabulário: -equipamentos (computer, mouse, screen, wireless, cable ) -funções/procedimentos (log in/out, register, connect, (un)scroll, ) Tópico de conversação: responder a perguntas sobre uma situação que envolveu uso da tecnologia no decurso da prática profissional Tópico de escrita: descrever o procedimento de subscrição/uso de uma ferramenta digital para uso educativo (plataforma de videoconferência, plataforma de e-learning ) Ao longo do curso serão fornecidos aos formandos websites com informação e exercícios para que possam, em regime de auto-formação, complementar e/ou aprofundar os conteúdos de cada módulo
Metodologias
O desenho este curso tem em conta as particularidades da metodologia do ensino de inglês a adultos com os conteúdos, principalmente os lexicais, direcionados para o contexto específico da educação. A ação decorrerá através de uma metodologia essencialmente prática através da qual será dado um input gramatical e lexical aos formandos para posterior aplicação em situações práticas de escrita e de conversação. Paralelamente os formandos desenvolverão a suas competências através de exercícios de audição e de visionamento de vídeos com falantes a usar o inglês em diversas situações
Avaliação
- Participação / envolvimento nas atividades propostas (qualidade, frequência, cumprimento de prazos) - Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de conhecimentos. - Relatório final individual (exposição e pertinência de pontos de vista, qualidade de argumentação, correção). - Escala de Avaliação 1 a 10.
Bibliografia
Harmer, Jeremy (2015) The Practice of English Language Teaching, Essex: Pearson (5th ed)Lockwood, Helen (2015) Teaching Beginning ESL/EFL and Survive! Clear, Practical Lesson Plans for Teaching Adult Beginners, Essex: Pearson/LongmanVernon, Shelly Ann (2016) ESL Classroom Activities for Teens and Adults. ESL Games, Fluency Activities and Grammar Drills for EFL and ESL Students, CreateSpace Independent Publishing PlatformRoth, Eric, Mark Treston, Robert Glynn (2015) Compelling American Conversations, L.A., California: Chimayo PressRedman, Stuart and Ruth Gairns (2000) Test your English Vocabulary in Use. Pre-Intermediate andIntermediate, Cambridge: Cambridge University Press
Formador
Célia Maria da Costa Baixa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-04-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
3 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:30 | 2:45 | Presencial |
4 | 23-04-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:30 | 2:45 | Presencial |
5 | 30-04-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:30 | 2:45 | Presencial |
6 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Presencial |
7 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:30 | 2:45 | Presencial |
8 | 09-05-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:30 | 2:45 | Presencial |
9 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:30 | 2:45 | Presencial |