Medidas Universais e Adaptações ao Processo de Avaliação turma ACD5A/24
Apresentação
Pertinência da consciencialização da comunidade educativa sobre a importância da implementação das Medidas Universais e das Adaptações ao Processo de Avaliação enquanto prática de suporte a aprendizagens significativas e inclusivas por e para TODOS os alunos. Relevância da participação ativa da comunidade educativa na troca de experiências e estratégias que promovam a inclusão. Motivação e envolvimento dos docentes em pedagogias cada vez mais diferenciadas e adequadas a todos os alunos. Promover e envolver os docentes em práticas pedagógicas colaborativas.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Aprofundar conhecimentos sobre o potencial pedagógico das Medidas Universais consagradas pelo Dec. Lei nº 54/2018, com a redação conferida pela lei nº 116/2019. • Aprofundar conhecimentos para a aplicação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (MSAI), nomeadamente a diferenciação pedagógica, as acomodações curriculares a as adaptações ao processo de avaliação. • Refletir sobre práticas pedagógicas com base no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). • Promover o trabalho colaborativo e o diálogo interdisciplinar.
Conteúdos
As medidas universais e a sua abrangência pedagógica de acordo com o art.º 8.º do Dec. Lei n.º 54/2018 na redação conferida pela Lei nº 116/2019: a) Diferenciação Pedagógica; b) As Acomodações Curriculares; c) O Enriquecimento Curricular; d) A Promoção do Comportamento Pró-Social; e) A Intervenção com Foco Académico ou Comportamental em Pequenos Grupos. O Apoio Tutorial Preventivo e Temporário e as Adaptações ao processo de Avaliação
Metodologias
A ação irá decorrer em duas sessões presenciais distintas de 2h30m cada. Salienta-se que os conteúdos pedagógico-científicos serão apresentados em estreita ligação com os contextos e as vivências profissionais dos participantes. Nos momentos mais expositivos recorre-se à projeção utilizando aplicações informáticas: multimédia (imagens, músicas, filmes e apresentações PowerPoint). Dinâmicas de trabalho em pequeno grupo. Promoção de debate e interação entre todos os participantes, formadores e dinamizadores.
Bibliografia
Cohen, A., Fradique, J., & Ferreira, N. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular (1st ed.). Lisboa: Raiz Editora. Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: propostas e estratégias de ação (1st ed.). Porto: Porto Editora. Decreto-Lei n.º 54/2018, 6 de julho de 2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Decreto-Lei n.º 55/2018, 6 de julho de 2018. Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Ferreira, M., (2017). Guia para uma pedagogia diferenciada em contexto de sala de aula – Teoria, práticas e desafios. Coleção de Guias Educacionais. Lisboa: Coisas de Ler. Lopes, J. e Silva, H., (2020). 50 Técnicas de Avaliação Formativa. Pactor. Nunes, C., & Madureira, I. (2015). Desenho universal para a aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, 5(2), 126-143. Pereira, F.et al (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática Ministério da Educação/ Direção-Geral da Educação (DGE).
Formador
Sílvia Patrícia Antunes Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-03-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |