Bibliotecas Escolares e Museus de Sintra: Desafios de articulação curricular turma 12A/24
Apresentação
O programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem alertado para o envolvimento das bibliotecas escolares em atividades estruturadas, que envolvam as escolas na vida cultural e artística das suas comunidades. No seu Q.E., para 2021/2027 a RBE no Eixo Estratégico Pessoas, refere como uma linha de ação das bibliotecas escolares: Fomentar práticas que impulsionem o desenvolvimento da sensibilidade e da criação estética e cultural, alicerçada na apreensão e valorização do património comum da humanidade. Esta oficina de formação integra-se na continuidade de uma outra realizada no ano letivo 2021-2022, durante o ano de lançamento do projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora, em que participaram professores bibliotecários e docentes de 20 turmas, uma de cada agrupamento de escolas de Sintra. No ano letivo 2022-2023foi realizada com esses docentes uma ação de formação para consolidar a parte de expressão artística do projeto. O projeto tem-se revelado um sucesso nas comunidades educativas do concelho de Sintra e no presente ano letivo abrangerá 60 turmas. Esta terceira edição permitirá o envolvimento de novos professores bibliotecários e o envolvimento de mais docentes para trabalhar com os alunos a componente de expressão artística. Por último salienta-se o contributo desta oficina de formação para a consolidação do trabalho de parceria já existente com a Câmara de Sintra, e o facto de se tratar de um projeto que envolve todos os agrupamentos de escolas do concelho.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Aproximar as escolas, a partir da Biblioteca Escolar, das artes, da cultura e dos museus, flexibilizando o currículo e promovendo novas práticas pedagógicas. 2. Compreender a criação artística e cultural, valorizando o património local no âmbito de um trabalho de articulação entre a Biblioteca Escolar, o Museu e o currículo. 3. Estimular a criação, com a biblioteca escolar, de desafios educativos ligados às artes, cultura e património, alicerçados numa visão integral e humanista do currículo. 4. Incentivar a criação de oportunidades de aprendizagem com a Biblioteca Escolar que permitam formar públicos no âmbito das artes e da cultura. 5. Aprofundar o conhecimento do património local, de forma a induzir o apreço eo respeito pelo mesmo. 6. Capacitar os docentes, quer das turmas envolvidas, quer os professores bibliotecários, para a planificação, execução e avaliação das diferentes etapas do projeto, permitindo alargar o número de alunos envolvidos.
Conteúdos
1. Enquadramento do projeto (3h presenciais) A biblioteca escolar enquanto espaço de articulação curricular ao serviço da arte, cultura e património. Os museus como espaço para desafios artísticos e culturais ancorados no currículo. A estrutura do projeto e a sequência de intervenções na escola, no museu e novamente na escola: Oficina de leitura com apresentação do livro/museu realizada em situação de aula com intervenção do professor bibliotecário. Trabalho de um tema curricular em sala de aula, pelo docente da turma e professor bibliotecário, tendo por base um livro/um museu e o guia pedagógico. Encontro com o escritor ou ilustrador do livro na escola. Visita ao Museu e realização de uma oficina de exploração do mesmo realçando as vertentes de articulação curricular previstas no guia pedagógico. Oficina de escrita criativa/ilustração na escola, dando continuidade à visita ao Museu com intervenção de um escritor ou ilustrador. Construção de uma instalação artística por turma. Exposição final de todas as instalações numa das escolas envolvidas no projeto. 2. Conhecimento de três dos seis museus de Sintra em contexto de visita guiada (9h presenciais 3h por museu): Edifício e sua história; Espólio; Livro do museu; Ligação do espólio ao currículo Museu Anjos Teixeira Português e Expressão artística do 1.º ao 4.º Ano Museu Ferreira de Castro Português e Cidadania e Desenvolvimento do 5.º e 6.º Ano Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas Português e História e Geografia de Portugal do 5.º Ano Casa-Museu Leal da Câmara Português, História e Geografia de Portugal e Cidadania e Desenvolvimento do 6.º Ano Museu de História Natural de Sintra - Português,Ciências Naturais e Educação Visual do 5.º Ano ou Estudo do Meio de 3.º e 4.º Ano M.U.S.A. Museu de Artes de Sintra Português e Expressão artística do 1.º e 4.º Ano 3. Oficinas de artes (6h presenciais) Serão realizadas workshops, com a ilustradora Danuta Wojciechowska. 4. Trabalho de portefólio (3h síncronas) 5. Criação e implementação dos projetos nas escolas (25 h de trabalho autónomo das equipas) Planificação do projeto 2h Trabalho com o livro Oficina de leitura e exploração do livro do museu - 3h Encontro com escritor, ilustrador, técnico do museu 2h Trabalho curricularExploração dos conteúdos curriculares, articulação entre o professor bibliotecário e o(s) docente(s) de cada turma - 5 h Visita ao museu + Atelier -3h Atelier de expressão artística realizado na escola - 3h Trabalho final com a turma para a preparação da instalação - 3h Relatório do projeto e preparação da sua apresentação - 2h Reflexão final individual - 2h 6. Apresentação final dos projetos e exposição das instalações com a participação das várias entidades envolvidas - (4h presenciais)
Avaliação
Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas. Serão também avaliados os trabalhos produzidos pelos formandos, individualmente ou em grupo, quer nessas sessões, quer durante o desenvolvimento dos projetos nas escolas. Por fim, serão ainda avaliados os relatórios finais dos projetos e as reflexões individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.
Bibliografia
PORTUGAL. Comissão Executiva do Plano Nacional das Artes. (2019). Plano Nacional das Artes 2019- 2024: Uma Estratégia - Um Manifesto. https://www.pna.gov.pt/manifesto-pna/PORTUGAL .Ministério da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Rede Bibliotecas Escolares. (2011).O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/672/01_bibliotecarbe.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Rede Bibliotecas Escolares. (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027.https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. (2018).Aprendizagens essenciais. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais
Formador
Isabel Maria Soares Justino Ferrúcio Antunes
Hermínia de Fátima Morais Almeida Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-03-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 26-06-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |