Bibliotecas Escolares e Museus de Sintra: Desafios de articulação curricular turma 12A/24

Apresentação

O programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem alertado para o envolvimento das bibliotecas escolares em atividades estruturadas, que envolvam as escolas na vida cultural e artística das suas comunidades. No seu Q.E., para 2021/2027 a RBE no Eixo Estratégico Pessoas, refere como uma linha de ação das bibliotecas escolares: “Fomentar práticas que impulsionem o desenvolvimento da sensibilidade e da criação estética e cultural, alicerçada na apreensão e valorização do património comum da humanidade”. Esta oficina de formação integra-se na continuidade de uma outra realizada no ano letivo 2021-2022, durante o ano de lançamento do projeto “O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora”, em que participaram professores bibliotecários e docentes de 20 turmas, uma de cada agrupamento de escolas de Sintra. No ano letivo 2022-2023foi realizada com esses docentes uma ação de formação para consolidar a parte de expressão artística do projeto. O projeto tem-se revelado um sucesso nas comunidades educativas do concelho de Sintra e no presente ano letivo abrangerá 60 turmas. Esta terceira edição permitirá o envolvimento de novos professores bibliotecários e o envolvimento de mais docentes para trabalhar com os alunos a componente de expressão artística. Por último salienta-se o contributo desta oficina de formação para a consolidação do trabalho de parceria já existente com a Câmara de Sintra, e o facto de se tratar de um projeto que envolve todos os agrupamentos de escolas do concelho.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Aproximar as escolas, a partir da Biblioteca Escolar, das artes, da cultura e dos museus, flexibilizando o currículo e promovendo novas práticas pedagógicas. 2. Compreender a criação artística e cultural, valorizando o património local no âmbito de um trabalho de articulação entre a Biblioteca Escolar, o Museu e o currículo. 3. Estimular a criação, com a biblioteca escolar, de desafios educativos ligados às artes, cultura e património, alicerçados numa visão integral e humanista do currículo. 4. Incentivar a criação de oportunidades de aprendizagem com a Biblioteca Escolar que permitam formar públicos no âmbito das artes e da cultura. 5. Aprofundar o conhecimento do património local, de forma a induzir o apreço eo respeito pelo mesmo. 6. Capacitar os docentes, quer das turmas envolvidas, quer os professores bibliotecários, para a planificação, execução e avaliação das diferentes etapas do projeto, permitindo alargar o número de alunos envolvidos.

Conteúdos

1. Enquadramento do projeto (3h presenciais) A biblioteca escolar enquanto espaço de articulação curricular ao serviço da arte, cultura e património. Os museus como espaço para desafios artísticos e culturais ancorados no currículo. A estrutura do projeto e a sequência de intervenções na escola, no museu e novamente na escola: • Oficina de leitura com apresentação do livro/museu – realizada em situação de aula com intervenção do professor bibliotecário. • Trabalho de um tema curricular em sala de aula, pelo docente da turma e professor bibliotecário, tendo por base um livro/um museu e o guia pedagógico. • Encontro com o escritor ou ilustrador do livro na escola. • Visita ao Museu e realização de uma oficina de exploração do mesmo realçando as vertentes de articulação curricular previstas no guia pedagógico. • Oficina de escrita criativa/ilustração na escola, dando continuidade à visita ao Museu com intervenção de um escritor ou ilustrador. • Construção de uma instalação artística por turma. • Exposição final de todas as instalações numa das escolas envolvidas no projeto. 2. Conhecimento de três dos seis museus de Sintra em contexto de visita guiada (9h presenciais – 3h por museu): • Edifício e sua história; Espólio; Livro do museu; Ligação do espólio ao currículo • Museu Anjos Teixeira – Português e Expressão artística do 1.º ao 4.º Ano • Museu Ferreira de Castro –Português e Cidadania e Desenvolvimento do 5.º e 6.º Ano • Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas Português e História e Geografia de Portugal do 5.º Ano • Casa-Museu Leal da Câmara –Português, História e Geografia de Portugal e Cidadania e Desenvolvimento do 6.º Ano • Museu de História Natural de Sintra - Português,Ciências Naturais e Educação Visual do 5.º Ano ou Estudo do Meio de 3.º e 4.º Ano • M.U.S.A. – Museu de Artes de Sintra –Português e Expressão artística do 1.º e 4.º Ano 3. Oficinas de artes (6h presenciais) Serão realizadas workshops, com a ilustradora Danuta Wojciechowska. 4. Trabalho de portefólio (3h síncronas) 5. Criação e implementação dos projetos nas escolas (25 h de trabalho autónomo das equipas) • Planificação do projeto –2h • Trabalho com o livro – Oficina de leitura e exploração do livro do museu - 3h • Encontro com… escritor, ilustrador, técnico do museu – 2h • Trabalho curricular–Exploração dos conteúdos curriculares, articulação entre o professor bibliotecário e o(s) docente(s) de cada turma - 5 h • Visita ao museu + Atelier -3h • Atelier de expressão artística realizado na escola - 3h • Trabalho final com a turma para a preparação da instalação - 3h • Relatório do projeto e preparação da sua apresentação - 2h • Reflexão final individual - 2h 6. Apresentação final dos projetos e exposição das instalações com a participação das várias entidades envolvidas - (4h presenciais)

Avaliação

Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas. Serão também avaliados os trabalhos produzidos pelos formandos, individualmente ou em grupo, quer nessas sessões, quer durante o desenvolvimento dos projetos nas escolas. Por fim, serão ainda avaliados os relatórios finais dos projetos e as reflexões individuais dos formandos. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular CCPFC-3/2007, de 26 de setembro, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua de professores.

Bibliografia

PORTUGAL. Comissão Executiva do Plano Nacional das Artes. (2019). Plano Nacional das Artes 2019- 2024: Uma Estratégia - Um Manifesto. https://www.pna.gov.pt/manifesto-pna/PORTUGAL .Ministério da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Rede Bibliotecas Escolares. (2011).O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/file/672/01_bibliotecarbe.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Rede Bibliotecas Escolares. (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027.https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. (2018).Aprendizagens essenciais. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais

Formador

Isabel Maria Soares Justino Ferrúcio Antunes

Hermínia de Fátima Morais Almeida Pires

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 12-03-2024 (Terça-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
3 13-03-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
4 14-03-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
5 19-03-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 08-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 15-04-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 23-05-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
9 26-06-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 11-03-2024
Fim: 26-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123214/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento Escola Leal da Câmara