AS TIC como ferramenta inclusiva turma 15/24
Apresentação
Com esta ação de formação pretende-se alertar o docente para o potencial da TIC na eliminação de barreiras no processo de aprendizagem dos alunos e como ferramenta para a equidade na educação. Tendo em consideração que, no seu percurso escolar, qualquer aluno pode sentir dificuldades de aprendizagem, e que a utilização de ferramentas tecnológicas permite destruir qualquer tipo de barreiras, é importante que os professores estejam habilitados a utilizar as TIC na sua prática letiva, e ir de encontro aos dizeres de Vygostsky, um dos grandes teóricos da educação, para quem é importante a ação, a linguagem, os processos interativos na construção das estruturas mentais superiores. Com o Plano de Capacitação Digital de Docentes, sendo uma aposta da tutela a Educação Inclusiva, é de todo importante e interessante, associar estes dois princípios, dotando os docentes de conhecimentos/competências para que possam garantir o sucesso a TODOS os alunos.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Com a presente ação de formação pretende-se atingir nos seguintes objetivos: Conhecer os normativos para a Educação Inclusiva. Compreender ao desenho universal para a aprendizagem na construção de práticas pedagógicas inclusivas. Sensibilizar para a importância da utilização das TIC em ambiente de sala de aula com ferramentas inclusivas. Capacitar para a utilização das TIC na diferenciação pedagógica. Utilizar as TIC na avaliação diferenciada. Usar tecnologias atendendo à acessibilidade, inclusão e diferenciação.
Conteúdos
1ª sessão (2.00h): Apresentação da ação de formação, das formadoras e dos formandos. Levantamento de interesses dos formandos 2ª Sessão: Análise dos normativos referentes à Educação Inclusiva (2:00h): Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das pessoas com Deficiência, 2006 Dec-lei 55/2018, de 6 de julho Análise do Dec-Lei 54/2018, de 6 de julho 3º Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h) A importância das competências digitais no perfil do professor do séc. XXI. As potencialidades da tecnologia para a aprendizagem inclusiva Criação de um Blog Ferramentas digitais: Ferramentas Google (experimentação). 4ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h) Ferramentas digitais: Storyboard e Book Creator. 5ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h) Ferramentas digitais: Pictramap e Wordart. 6ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h) Ferramentas digitais: Scratch programação criação de variáveis 7ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (2:00h) Ferramentas digitais: Quickplayer (gravação de voz); Loom (gravação de ecrã com introdução de própria imagem e voz). 8ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (2:00h) Ferramentas de conversão de texto em áudio (Balabolka, Natural Reader). 9ª Sessão: Tecnologia assistiva para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas (2:00h): A importância, tipos e aplicação de diversas ferramentas que se enquadram no conceito de tecnologia assistiva. 10ª Sessão: Apresentação dos trabalhos finais (3.00h).
Metodologias
As sessões serão de cariz teórico-prático, pelo que integrará abordagens de carácter teórico, atividades de pesquisa e exploração de textos, construção de planificações e conceção de recursos a utilizar em sala de aula.
Avaliação
Participação (2 valores) Dinâmica da participação: pontualidade, empenho e disponibilidade (0,5 valor); Qualidade das intervenções: assertividade, oportunidade, pertinência e clareza (0,5 valor); Execução das tarefas: tempo, adequabilidade e grau de envolvimento (1 valor) Resultado do trabalho autónomo (4 valores) Qualidade dos materiais produzidos: adequação ao contexto (3 valores) Adequação do trabalho à prática letiva (1 valor) Trabalho individual (4 valores) Blog: estrutura, rigor na sua conceção e conteúdos (3 valores) Apresentação oral (1 valor) Escala:Ç 1 A 10.
Bibliografia
DL 54/2018, de 6 de julho Declaração de Retificação 47/2019 DL 55/2018, de 6 de julho Lei 116/2019 Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das pessoas com deficiência, 2006.
Formador
Maria de Lurdes Graça Caetano Silva
Elisabete Maria Morais
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-05-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
3 | 16-05-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-05-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 22:15 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 18:45 - 22:15 | 3:30 | Presencial |
7 | 04-06-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
8 | 06-06-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |