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AS TIC como ferramenta inclusiva turma 15/24

Apresentação

Com esta ação de formação pretende-se alertar o docente para o potencial da TIC na eliminação de barreiras no processo de aprendizagem dos alunos e como ferramenta para a equidade na educação. Tendo em consideração que, no seu percurso escolar, qualquer aluno pode sentir dificuldades de aprendizagem, e que a utilização de ferramentas tecnológicas permite destruir qualquer tipo de barreiras, é importante que os professores estejam habilitados a utilizar as TIC na sua prática letiva, e ir de encontro aos dizeres de Vygostsky, um dos grandes teóricos da educação, para quem é importante a ação, a linguagem, os processos interativos na construção das estruturas mentais superiores. Com o Plano de Capacitação Digital de Docentes, sendo uma aposta da tutela a Educação Inclusiva, é de todo importante e interessante, associar estes dois princípios, dotando os docentes de conhecimentos/competências para que possam garantir o sucesso a TODOS os alunos.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com a presente ação de formação pretende-se atingir nos seguintes objetivos: • Conhecer os normativos para a Educação Inclusiva. • Compreender ao desenho universal para a aprendizagem na construção de práticas pedagógicas inclusivas. • Sensibilizar para a importância da utilização das TIC em ambiente de sala de aula com ferramentas inclusivas. • Capacitar para a utilização das TIC na diferenciação pedagógica. • Utilizar as TIC na avaliação diferenciada. • Usar tecnologias atendendo à acessibilidade, inclusão e diferenciação.

Conteúdos

1ª sessão (2.00h):  Apresentação da ação de formação, das formadoras e dos formandos.  Levantamento de interesses dos formandos 2ª Sessão: Análise dos normativos referentes à Educação Inclusiva (2:00h):  Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das pessoas com Deficiência, 2006  Dec-lei 55/2018, de 6 de julho  Análise do Dec-Lei 54/2018, de 6 de julho 3º Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h)  A importância das competências digitais no perfil do professor do séc. XXI.  As potencialidades da tecnologia para a aprendizagem inclusiva  Criação de um Blog  Ferramentas digitais: Ferramentas Google (experimentação). 4ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h)  Ferramentas digitais: Storyboard e Book Creator. 5ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h)  Ferramentas digitais: Pictramap e Wordart. 6ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (3:00h)  Ferramentas digitais: Scratch – “programação” “criação de variáveis” 7ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (2:00h)  Ferramentas digitais: Quickplayer (gravação de voz); Loom (gravação de ecrã com introdução de própria imagem e voz). 8ª Sessão: A utilização das TIC como ferramenta inclusiva (2:00h)  Ferramentas de conversão de texto em áudio (Balabolka, Natural Reader). 9ª Sessão: Tecnologia assistiva para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas (2:00h):  A importância, tipos e aplicação de diversas ferramentas que se enquadram no conceito de tecnologia assistiva. 10ª Sessão: Apresentação dos trabalhos finais (3.00h).

Metodologias

As sessões serão de cariz teórico-prático, pelo que integrará abordagens de carácter teórico, atividades de pesquisa e exploração de textos, construção de planificações e conceção de recursos a utilizar em sala de aula.

Avaliação

Participação (2 valores) ­ Dinâmica da participação: pontualidade, empenho e disponibilidade (0,5 valor); ­ Qualidade das intervenções: assertividade, oportunidade, pertinência e clareza (0,5 valor); ­ Execução das tarefas: tempo, adequabilidade e grau de envolvimento (1 valor) Resultado do trabalho autónomo (4 valores) ­ Qualidade dos materiais produzidos: adequação ao contexto (3 valores) ­ Adequação do trabalho à prática letiva (1 valor) Trabalho individual (4 valores) ­ Blog: estrutura, rigor na sua conceção e conteúdos (3 valores) ­ Apresentação oral (1 valor) Escala:Ç 1 A 10.

Bibliografia

• DL 54/2018, de 6 de julho• Declaração de Retificação 47/2019• DL 55/2018, de 6 de julho• Lei 116/2019• Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das pessoas com deficiência, 2006.

Formador

Maria de Lurdes Graça Caetano Silva

Elisabete Maria Morais

Início: 02-05-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120309/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias