Para onde nos levam as palavras? – o percurso ideológico da palavra através do discurso turma 17/24

Apresentação

A comunicação entre docentes é uma das condições de sucesso do desempenho escolar. Esta proposta de Ação é uma oportunidade para o diálogo e partilha interdisciplinar que, no caso presente, conjuga conteúdos e metas curriculares de três áreas do saber. Por outro lado, importa combater a excessiva especialização das disciplinas cujos objetivos só adquirem sentido para o discente quando compreendidos no quadro geral da sua formação académica, ou seja, numa integração de saberes. As disciplinas de Filosofia, Português e História conjugam conteúdos e, sobretudo, objetivos afins, nomeadamente, a identificação e aplicação de conceitos; a interpretação e apreciação crítica de textos, interação discursiva, argumentação e debate de ideias, e a exposição argumentativa de temas. • Filosofia 10º e 11º anos: - Valores e cultura; - Filosofia, retórica e democracia; - Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica; - Pensamento e memória - responsabilidade pelo futuro. • Português 3º ciclo e Secundário: - Intencionalidade comunicativa; - Manifestação de ideias e pontos de vista; - Argumentação; - Valores culturais e ética; - Interpretação de texto. História 3º ciclo e Secundário: - O modelo de democracia ateniense do século V a.C.; - A importância assumida na cultura grega por formas literárias como a epopeia (poemas homéricos) e o teatro (tragédia e comédia); - A autonomia e o grau de sofisticação alcançado no mundo grego pela filosofia e pelas ciências

Destinatários

Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 400 e 410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 400 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220, 300, 400 e 410.

Objetivos

• Motivar os docentes para a interdisciplinaridade; • Partilhar saberes e experiências didático-pedagógicas entre docentes; • Construir recursos didático-pedagógicos e estratégias de trabalho em sala de aula; • Conceber estratégias de trabalho colaborativo e de articulação curricular; • Aprofundar/atualizar conhecimentos.

Conteúdos

1. Arquitetura do pensamento: a criação de conceitos e a construção do discurso. 9 h • Os diferentes tipos de discurso: informativo, descritivo, explicativo, argumentativo, narrativo, poético… • Linguagem e mundivisão: o universo cultural da língua e do discurso; • Conceitos e referências axiológicas; a intencionalidade discursiva. - Seleção e análise de textos sob o ponto de vista ideológico. 2. A Retórica e o jogo social das imagens. - 8h • O uso da linguagem na criação de estereótipos e modelos sociais; • Palavra e propaganda: persuasão e manipulação; • A comunicação e a (des)organização das paixões. - Análise de casos (históricos ou atuais). 3. A função da palavra no desenvolvimento de valores civilizacionais. 8h • A função da narrativa na exaltação de valores; • O desenvolvimento da retórica na polis grega: a sua importância na educação do jovem ateniense e no desenvolvimento da democracia; • O exercício dialógico na construção do conhecimento: o exemplo grego; • A importância do discurso argumentativo no exercício de uma cidadania ativa. - Seleção e análise de textos.

Metodologias

As sessões serão de cariz teórico-prático, pelo que integrará abordagens de carácter teórico, atividades de pesquisa e exploração de textos, construção de planificações e conceção de recursos a utilizar em sala de aula

Avaliação

A avaliação incidirá sobre tarefas realizadas durante a formação e um Relatório final individual da Ação de formação, tendo ainda em conta a participação durante as sessões presenciais. A avaliação dos formandos será efetuada de forma quantitativa na escala de 1 a 10, nos seguintes termos: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

ARENDT, H (2011). A Vida do Espírito, Vol I-Pensar. Instituto Piaget. Lisboa.BENVENISTE, E. (1995). Problemas de linguística geral, vol. I. Pontes. Campinas.CHARAUDEAU, P. (1983). Langage et Discours. Hachette, Paris.MOLES, A. (1978). Sociodinâmica de la Cultura. Paidos. B. Aires.PERELMAN, C. e OLBRECHTS-TYTECA, L. (1983). Traité de l’argumentation, La nouvelle rhétorique. 4a ed..

Formador

Maria Manuela Oliveira Marques Bandeiras

Início: 22-06-2024
Fim: 09-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-118262/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Miguel Torga - Sec. Miguel Torga