Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB turma 18/24

Apresentação

A expressão plástica tem uma especial importância na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico não apenas como promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas mas, fundamentalmente com desenvolvimento de competências ao nível da comunicação e de compreensão do mundo. Em particular, no pré-escolar, a expressão plástica assume ainda particular relevância no desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita. Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.

Destinatários

Professores dos grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110.

Objetivos

- Refletir sobre a importância e impacto das áreas das expressões no desenvolvimento de competências cognitivas e promoção de valores estéticos. - Promover a renovação das competências técnicas e artísticas de educadores e professores do 1.º CEB no âmbito das atividades de expressão plástica. - Obter conhecimentos teóricos e práticos suscetíveis de responderem a necessidades diversificadas de representações gráficas, plásticas, volumétrica e rigorosa. - Propiciar um maior conhecimento prático dos materiais, suportes das artes plásticas e das suas possibilidades. - Estimular e incentivar a criação artística de alunos e professores.

Conteúdos

Análise das orientações curriculares e análise de abordagens disciplinares de aprendizagens ativas na expressão plástica. – Desafios de aplicação em diferentes manifestações artísticas com diferentes abordagens, técnicas e materiais: Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. – Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão e raspagem. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela. Fantasia e inovação: potencialidades e modos de utilização de novos materiais. Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc… – Proposta de trabalho em contexto de sala de aula “A árvore dos meus sonhos à maneira de Esher”

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nesta oficina de formação é contínua, participada por todos os intervenientes. Os critérios de avaliação a utilizar são: - a qualidade da participação e interesse no contexto dos objetivos a produzir; - a qualidade do trabalho final, (relatório , portefólio e apresentação).

Bibliografia

Silva, Isabel (coord.) Et al (2016), Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Editorial do Ministério da Educação e Ciência.Direção-Geral da Educação (2018). APRENDIZAGENS ESSENCIAIS | ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO -EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTES VISUAIS. Consultado a 13/01/2019 em http://www.dge.mec.ptAAVV (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017 de 26 de julho), Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Editorial do Ministério da Educação e Ciência.Dorfles, Gillo (2001). As Oscilações do Gosto - Arte de hoje entre a tecnologia e o consumismo, Livros HorizonteMunari, Bruno (2007). Fantasia, Edições 70

Formador

Carlos Alberto de Sousa Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
3 13-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
4 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
5 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
6 05-12-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
7 12-12-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 30-10-2024
Fim: 12-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123508/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 26 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias