Expressão Plástica no Pré-Escolar e 1.º CEB turma 18/24
Apresentação
A expressão plástica tem uma especial importância na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico não apenas como promoção de valores estéticos e abordagens lúdicas mas, fundamentalmente com desenvolvimento de competências ao nível da comunicação e de compreensão do mundo. Em particular, no pré-escolar, a expressão plástica assume ainda particular relevância no desenvolvimento do controlo da motricidade fina, condição necessária para a aprendizagem da escrita. Esta ação procura responder às necessidades de atualização das competências dos docentes no âmbito da utilização de materiais ligados às expressões plástica, de forma a promover a concretização das Aprendizagens Essenciais no domínio da educação estética.
Destinatários
Professores dos grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100 e 110.
Objetivos
- Refletir sobre a importância e impacto das áreas das expressões no desenvolvimento de competências cognitivas e promoção de valores estéticos. - Promover a renovação das competências técnicas e artísticas de educadores e professores do 1.º CEB no âmbito das atividades de expressão plástica. - Obter conhecimentos teóricos e práticos suscetíveis de responderem a necessidades diversificadas de representações gráficas, plásticas, volumétrica e rigorosa. - Propiciar um maior conhecimento prático dos materiais, suportes das artes plásticas e das suas possibilidades. - Estimular e incentivar a criação artística de alunos e professores.
Conteúdos
Análise das orientações curriculares e análise de abordagens disciplinares de aprendizagens ativas na expressão plástica. Desafios de aplicação em diferentes manifestações artísticas com diferentes abordagens, técnicas e materiais: Propriedades, características, e modos de utilização, de materiais (de escrita, desenho e pintura) mais tradicionais (carvão vegetal e mineral, giz, grafite e corantes), presentes nos lápis e aguarelas. Exercícios de monotipia/simetria. Técnicas de impressão e raspagem. Exercícios de aplicação em papel, tecidos ou tela. Fantasia e inovação: potencialidades e modos de utilização de novos materiais. Manipulação deste material inovador e sua correta aplicação em cartão, madeira, azulejo, etc Proposta de trabalho em contexto de sala de aula A árvore dos meus sonhos à maneira de Esher
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nesta oficina de formação é contínua, participada por todos os intervenientes. Os critérios de avaliação a utilizar são: - a qualidade da participação e interesse no contexto dos objetivos a produzir; - a qualidade do trabalho final, (relatório , portefólio e apresentação).
Bibliografia
Silva, Isabel (coord.) Et al (2016), Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Editorial do Ministério da Educação e Ciência.Direção-Geral da Educação (2018). APRENDIZAGENS ESSENCIAIS | ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS - 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO -EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - ARTES VISUAIS. Consultado a 13/01/2019 em http://www.dge.mec.ptAAVV (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017 de 26 de julho), Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), Editorial do Ministério da Educação e Ciência.Dorfles, Gillo (2001). As Oscilações do Gosto - Arte de hoje entre a tecnologia e o consumismo, Livros HorizonteMunari, Bruno (2007). Fantasia, Edições 70
Formador
Carlos Alberto de Sousa Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |