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Autonomia e Flexibilidade Curricular- Refletir e (Trans)formar turma 16/24

Apresentação

Tendo presente a produção legislativa dos últimos tempos e, consequentemente as mudanças necessárias para a gestão flexível do currículo, é imperativo criar alterações aos paradigmas de ensino e de aprendizagem que não se compadecem com uma visão rígida acerca do currículo e das práticas pedagógicas. Para respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, valorizando todas as suas competências e singularidades, devem criar-se oportunidades para todos os alunos atingirem o seu máximo potencial, garantindo o acesso ao currículo e às aprendizagens essenciais, numa perspetiva de sucesso individual, escolar e social. A Oficina de Formação Autonomia e Flexibilidade Curricular- Refletir e (Trans)formar permite compreender a importância das atitudes e conhecimentos das práticas educativas interventivas face às temáticas enunciadas, valorizando o papel da docência como agente de mudança, num pressuposto de reflexividade crítica constante, com respostas de qualidade para um mundo global, aberto, interdependente, sistémico, multilingue e multicultural...uma nova network escolar e existencial.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Re)desenhar situações de aprendizagem flexíveis utilizando novos tempos, formas e espaços, procurando criar aprendizagens significativas de modo a dar resposta às necessárias competências dos alunos do Século XXI; 2. Compreender as potencialidades do uso de multi, inter e transdisciplinaridades; 3. Desenvolver projetos curriculares autónomos através de trabalho colaborativo em equipas educativas

Conteúdos

1. Sistema Educativo, Escola e Currículo 1.1 Sistema Educativo Macro, Meso e Micro 1.2 Complexidade da Organização-Escola 2. Abordagens teóricas sobre o conceito de “currículo” 2.1 Noção de currículo e gestão curricular 2.2 Teorias Curriculares 3. Gestão Curricular 3.1 Modelos de organização e flexibilidade curriculares 3.2 Operacionalização de DAC’s 4. Metodologias diferenciadas de trabalho pedagógico 4.1 Articulação de conteúdos e desenvolvimentos de projetos 4.2 Pedagogias diferenciadas 5. 5.1. A dinâmica Escolar e o Papel da comunidade educativo 5.2. Trabalho Colaborativo entre docentes

Avaliação

A avaliação contínua do desempenho dos/as formandos/as terá por base o trabalho realizado nas sessões presenciais, assim como na componente de trabalho autónomo, em função das atividades realizadas com os/as alunos/as, ao nível da sala de aula e/ou de outros contextos das práticas pedagógicas dos/as formandos/as. Na parte final da ação, haverá também uma avaliação dos/as formandos/as tendo por objeto a apresentação dos trabalhos da componente autónoma, bem como relatório individual. Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Esta oficina de formação enquadra-se no disposto no Despacho nº 779/2019

Bibliografia

Cohen , A. e Fradique, J. (2018) Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raíz Editora.Cosme, A (2018) Autonomia e Flexibilidade Curricular- Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto EditoraRoldão, M. e Almeida, S. (2018) Gestão Curricular para a Autonomia das Escolas e Professores. Lisboa: Ministério da Educação- DGE.Trindade, R. (2018) Autonomia, Flexibilidade e Gestão Curricular - Relatos de práticas. Lisboa: Leya Ed.Roldão, M. (2007) “O Diretor de Turma e a Gestão Curricular” in: Cadernos de Organização e Administração Educacional, nº 1. Julho.

Início: 06-05-2024
Fim: 20-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123864/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias

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