246

Desafios da Profissão Docente: Prevenção do burnout e promoção do autocuidado turma ACD 7/24

Apresentação

É no reconhecimento dos desafios enfrentados pelos educadores e professores, tanto emocionais quanto físicos, que ações como esta procura equipá-los com estratégias eficazes para preservar o seu bem-estar e qualidade de vida, enquanto exerce a sua profissão. O burnout é uma preocupação crescente no campo educacional, afetando não apenas o desempenho do professor, mas também o ambiente de aprendizagem dos alunos. Compreender os sinais precoces de burnout e cultivar práticas de autocuidado são fundamentais para a sustentabilidade da carreira docente e para o sucesso educacional. Esta ação procura capacitar os educadores e professores de conhecimentos e habilidades práticas para reconhecer, prevenir e lidar com o burlou, ao mesmo tempo em que aprenderão a incorporar o autocuidado na sua rotina diária. Esta ação visão não apenas proteger a saúde mental dos educadores, mas também aprimorar a sua capacidade de oferecer uma educação de qualidade aos alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Identificar sinais de alarme associados ao stress e burnout; • Discutir 3 estratégias para a promoção do autocuidado.

Conteúdos

 Fatores de risco e proteção em saúde mental na profissão docente;  Sinais de alarme na identificação do stress e burnout na profissão docente;  Análise da eficácia da implementação prática de 3 estratégias para a promoção do autocuidado.

Metodologias

Recurso a metodologias do tipo expositivo, com materiais audiovisuais (vídeos) e metodologias ativas, com estimulação da discussão com base em materiais fornecidos e em trabalho de grupo.

Bibliografia

Patrão, I. e Pimenta, F. (2022). Dê o salto: 10 desafios para ser feliz e produtivo. Lisboa: Pactor

Formador

Ivone Alexandra Martins Patrão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-05-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 23-05-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: ACD 14/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online