Educação STEAM - Uma abordagem transversal para a aprendizagem ativa turma Ee/24
Apresentação
Para planear, desenvolver e avaliar as atividades, projetos ou recursos associados à educação STEAM, os educadores devem, acima de tudo, compreender a importância da transversalidade de temáticas das áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, fomentando a aprendizagem associada a uma abordagem holística. Para facilitar a sua tarefa, é importante que estes educadores adquiram hábitos de colaboração durante a planificação e o desenvolvimento das dinâmicas STEAM, que devem estar relacionadas com o mundo real, propondo-se também a partilha entre pares para que outros as possam utilizar depois de adaptadas e enquadradas ao seu contexto. Esta abordagem alinha-se com a visão da educação do século XXI, promovendo não apenas o conhecimento disciplinar, mas também competências transversais, essenciais para o sucesso na sociedade atual (P21, 2007). Nestas dinâmicas, devem utilizar-se as metodologias de aprendizagem ativa de trabalho de projeto, que permite desenvolver nos alunos não só as competências do espírito crítico, criatividade, colaboração e comunicação, mas também as competências socioemocionais, que preparam futuros cidadãos, na sua plenitude, para desafios pessoais, sociais e profissionais, capacitando-os das ferramentas essenciais para a aprendizagem ao longo da vida (OECD, 2021). A avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes deve ser contínua e privilegiar o seu caráter formativo e regulador das aprendizagens.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Caracterizar modelos e abordagens ativas para a educação STEAM; 2. Caracterizar a metodologia de trabalho de projeto em educação STEAM; 3. Integrar os princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) na abordagem STEAM; 4. Análise de atividades e projetos em Educação STEAM; 5. Planificar, implementar e avaliar atividades e projetos em educação STEAM.
Conteúdos
⮚ Princípios para a Educação STEAM enquanto prática inovadora ⮚ Modelos de integração das áreas STEAM ⮚ Metodologia de trabalho de projeto em Educação STEAM ⮚ Potencialidades da Educação STEAM: o Competências cognitivas e socioemocionais o Trabalho colaborativo e coadjuvação o Integração de conteúdos o Metodologias de aprendizagem ativa ⮚ Cenários de aprendizagem ativa numa perspetiva STEAM: o Características dos cenários de aprendizagem ativa o Modelos para a criação de cenários de aprendizagem ativa o Partilha e discussão dos cenários de aprendizagem ativa criados
Avaliação
Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10. 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas; 3) qualidade da realização dos trabalhos práticos propostos; 4) Relatório reflexivo individual.
Bibliografia
Aguilera, D., & Ortiz-Revilla, J. (2021). STEM vs. STEAM Education and Student Creativity: A Systematic Literature Review. Education Sciences, 11, 331. https://doi.org/10.3390/educsci11070331Bybee, R. (2010). Advancing STEM education: a 2020 vision. Technology and Engineering Teacher, 70(1), 3035. https://www.proquest.com/docview/853062675?pq-origsite=gscholar&fromopenview=trueHsu, Y.-S., Fang, S.-C. (2019). Opportunities and Challenges of STEM Education. In Y.-S. Hsu & , S.-C. Fang (Eds.), Asia-Pacific STEM Teaching Practices (pp. 1-16). Springer International Publishing.Martins, G. O., Gomes, C. S., Brocardo, J. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L., Ucha, L. M., Encarnação, M., Horta, M. J., Calçada, M. T., Nery, R. V., & Rodrigues, S. V. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.OECD (2021). Inquérito às competências sociais e emocionais (SSES): Sintra (Portugal). https://www.oecd.org/education/ceri/social-emotional-skills-study/PRT-sses-sintrareport.pdf
Formador
Joaquim António Mendes Trovão
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 12-06-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 19-06-2024 (Quarta-feira) | 18:45 - 22:45 | 4:00 | Online síncrona |
8 | 27-06-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |