Contributos do programa WEIWE(R)BE para o desenvolvimento de literacias no século XXI turma ACD 17/24
Apresentação
O programa WEIWE(R)BE é uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta. Pretende promover, nas escolas, a partir da biblioteca escolar em articulação com a sala de aula, o desenvolvimento de práticas sistemáticas no âmbito de literacias essenciais na sociedade atual, designadamente a literacia digital e literacia da informação, para as quais se afigura de extrema importância continuar a apostar na formação docente. Esta ACD tem o propósito de apoiar os professores bibliotecários e os docentes de diferentes áreas curriculares na implementação do programa WEIWE(R)BE nos seus contextos, proporcionando a exploração de diferentes metodologias e cenários de aprendizagem, com enfoque nas oportunidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) na Educação, assim como proporcionando a reflexão conjunta nesse âmbito, com vista à melhoria de práticas e à valorização profissional dos docentes.
Destinatários
Professores bibliotecários, coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e outros docentes de vários concelhos envolvidos no programa WEIWE(R)BE
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Reconhecer a importância da articulação entre a biblioteca escolar (BE) e a sala de aula, no âmbito da implementação do programa WEIWE(R)BE; Partilhar experiências pedagógicas e cenários de aprendizagem inovadores, conducentes ao aumento dos níveis de literacia; • Capacitar os docentes para o uso responsável e eficaz da Inteligência Artificial (IA) na Educação, identificando oportunidades e desafios e refletindo sobre o possível impacto no processo de ensino e aprendizagem.
Conteúdos
1. Contextualização e Enquadramento: 1.1. O programa WEIWE(R)BE: um contributo para o desenvolvimento de literacias no século XXI na escola; 1.2. Inovação pedagógica: experiências e cenários de aprendizagem 2. Inteligência Artificial (IA) e o futuro da educação: 2.1. Tendências da IA na educação; 2.2. O papel dos professores, dos alunos e das escolas perante a IA na educação; 2.3. Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação.
Metodologias
Esta ACD decorrerá em linha, em modo síncrono, e será um espaço de: - partilha de estratégias pedagógicas que visem o aumento dos níveis de literacia; - reflexão sobre a importância da criação de rotinas de trabalho articulado entre a biblioteca escolar e a sala de aula, que se traduzam em experiências de aprendizagem significativas; - motivação para a utilização, de forma responsável, eficaz, estratégica, crítica e consciente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em ambiente escolar, concretamente na realização de trabalhos de pesquisa.
Modelo
Questionário de Avaliação
Bibliografia
Bekiaridis, G. (2023). Suplemento ao Quadro DigCompEdu: Definição das aptidões e competências dos educadores em matéria de IA na educação. AI Pioneers - Work Package 3. https://www.tecminho.uminho.pt/storage/app/media/uploaded-files/AIpioneers-suplementoIADigCompEdu%20-PT.pdf Cardoso, T.; Pestana, F.; Cruz, A & Mota, E. (2023). O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital. In T. Cardoso (Org.) Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, Volume III, Capítulo 4, pp. 43-55. ARTEMIS Editora. https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237744 Cardoso, T. & Pestana, F. (2018). Wikipédia, um recurso educacional aberto? Em Rede - Revista de Educação a Distância, 5 (2), 300-318. http://hdl.handle.net/10400.2/9649 Conde, E.; Mendinhos, I. & Correia, P. (Coord.). (2017) (2.ª edição, revista e aumentada). Aprender com a biblioteca escolar. Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdf Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/24983 Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
Observações
Exclusivamente para professores bibliotecários, coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e outros docentes de vários concelhos envolvidos no programa WEIWE(R)BE
Formador
Ana Carolina Ferreira da Cruz
Teresa Margarida Loureiro Cardoso
Maria Filomena Pestana
Maria Ester Mateus Antunes de Figueiredo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-05-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Online síncrona |