Contributos do programa WEIWE(R)BE para o desenvolvimento de literacias no século XXI turma ACD 17/24

Apresentação

O programa WEIWE(R)BE é uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Rede Académica Internacional WEIWER®, sediada no LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta. Pretende promover, nas escolas, a partir da biblioteca escolar em articulação com a sala de aula, o desenvolvimento de práticas sistemáticas no âmbito de literacias essenciais na sociedade atual, designadamente a literacia digital e literacia da informação, para as quais se afigura de extrema importância continuar a apostar na formação docente. Esta ACD tem o propósito de apoiar os professores bibliotecários e os docentes de diferentes áreas curriculares na implementação do programa WEIWE(R)BE nos seus contextos, proporcionando a exploração de diferentes metodologias e cenários de aprendizagem, com enfoque nas oportunidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) na Educação, assim como proporcionando a reflexão conjunta nesse âmbito, com vista à melhoria de práticas e à valorização profissional dos docentes.

Destinatários

Professores bibliotecários, coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e outros docentes de vários concelhos envolvidos no programa WEIWE(R)BE

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Reconhecer a importância da articulação entre a biblioteca escolar (BE) e a sala de aula, no âmbito da implementação do programa WEIWE(R)BE; Partilhar experiências pedagógicas e cenários de aprendizagem inovadores, conducentes ao aumento dos níveis de literacia; • Capacitar os docentes para o uso responsável e eficaz da Inteligência Artificial (IA) na Educação, identificando oportunidades e desafios e refletindo sobre o possível impacto no processo de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

1. Contextualização e Enquadramento: 1.1. O programa WEIWE(R)BE: um contributo para o desenvolvimento de literacias no século XXI na escola; 1.2. Inovação pedagógica: experiências e cenários de aprendizagem 2. Inteligência Artificial (IA) e o futuro da educação: 2.1. Tendências da IA na educação; 2.2. O papel dos professores, dos alunos e das escolas perante a IA na educação; 2.3. Reflexão sobre o impacto da IA na sociedade e na educação.

Metodologias

Esta ACD decorrerá em linha, em modo síncrono, e será um espaço de: - partilha de estratégias pedagógicas que visem o aumento dos níveis de literacia; - reflexão sobre a importância da criação de rotinas de trabalho articulado entre a biblioteca escolar e a sala de aula, que se traduzam em experiências de aprendizagem significativas; - motivação para a utilização, de forma responsável, eficaz, estratégica, crítica e consciente de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em ambiente escolar, concretamente na realização de trabalhos de pesquisa.

Modelo

Questionário de Avaliação

Bibliografia

Bekiaridis, G. (2023). Suplemento ao Quadro DigCompEdu: Definição das aptidões e competências dos educadores em matéria de IA na educação. AI Pioneers - Work Package 3. https://www.tecminho.uminho.pt/storage/app/media/uploaded-files/AIpioneers-suplementoIADigCompEdu%20-PT.pdf Cardoso, T.; Pestana, F.; Cruz, A & Mota, E. (2023). O Programa WEIWE(R)BE no ecossistema da escola digital. In T. Cardoso (Org.) Educação: Saberes em Movimento, Saberes que Movimentam, Volume III, Capítulo 4, pp. 43-55. ARTEMIS Editora. https://doi.org/10.37572/EdArt_2802237744 Cardoso, T. & Pestana, F. (2018). Wikipédia, um recurso educacional aberto? Em Rede - Revista de Educação a Distância, 5 (2), 300-318. http://hdl.handle.net/10400.2/9649 Conde, E.; Mendinhos, I. & Correia, P. (Coord.). (2017) (2.ª edição, revista e aumentada). Aprender com a biblioteca escolar. Rede de Bibliotecas Escolares. https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=99&fileName=referencial_2017.pdf Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora – Universidade de Aveiro. https://ria.ua.pt/handle/10773/24983 Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf

Observações

Exclusivamente para professores bibliotecários, coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e outros docentes de vários concelhos envolvidos no programa WEIWE(R)BE

Formador

Ana Carolina Ferreira da Cruz

Teresa Margarida Loureiro Cardoso

Maria Filomena Pestana

Maria Ester Mateus Antunes de Figueiredo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-05-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
Início: 23-05-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: ACD17/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online