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SOMOS TODOS MUNDO: DESAFIOS DA ESCOLA GLOBAL! turma 10/24

Apresentação

i) A diversidade é um facto e a discussão em torno das práticas educativas promotoras de interculturalidade é tão necessária quanto emergente na sociedade global em que vivemos. Como consta no documento publicado pelo Ministério da Educação/DGE em janeiro de 2024 sob o tema “Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo”: No contexto atual de crescente diversidade, importa que as escolas consolidem, previamente e de forma intencional, respostas adequadas ao acolhimento e inclusão dos alunos migrantes. O bem-estar integral do aluno migrante potencia o trabalho a realizar pela escola, desde a socialização à promoção do sucesso na aprendizagem. (p.6). É nesse sentido que as Jornadas da Saúde e da Educação procuram promover o debate em torno da temática Somos Todos Mundo: Desafios da Escola Global! ii) Multiculturalidade, interculturalidade e pluralismo cultural: dos conceitos aos caminhos em torno da escola inclusiva. Como é que a escola e os seus atores protagonizam práticas de interculturalidade em torno dos pilares: Cultura, Currículo e Comunidade. Eis os termos de referência da REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que corroboram os desafios da sociedade global e que convoca a Escola ao compromisso de respostas efetivas que sustentem o acolhimento e a aprendizagem de todos, com todos e para todos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Possibilitar aos diferentes agentes educativos – diretor, professores, alunos, pessoal não docente e agentes da comunidade local - a partilha e o cruzamento de testemunhos decorrentes das experiências vividas no âmbito da multiculturalidade e das práticas de interculturalidade promotoras de inclusão e do sucesso educativo. • Dar a conhecer projetos de relevância pedagógica em curso no agrupamento de escolas. • Esclarecer, debater e reflectir em torno de práticas interculturais no contexto educativo: do acolhimento ao currículo, da avaliação à aprendizagem plural. • Desafiar os professores, alunos e demais agentes educativos a pensarem conjuntamente os processos de ensino, no sentido da contínua melhoria da promoção da qualidade do sucesso educativo. • Contribuir para o bem-estar comum, numa lógica de reforço dos laços de cooperação, colaboração e inclusão, de todos os profissionais que trabalham no AEAMS. • Dar voz aos alunos, encarregados de educação e outras forças vivas da comunidade, com o propósito de enriquecer perspetivas e alargar horizontes de compreensão e resolução dos problemas.

Conteúdos

9 de Julho Escolas Promotoras de Saúde: Somos Todos Mundo – Desafios da Escola Global! 9h – 9h30 Check In 9h30 – 10h Apresentação e enquadramento do evento 10h – 11hIdentidade de Género – Nuno Colaço 11h – 11h30 Coffee Break 11h30 – 12h30Novas Tecnologias: dependência dos écrans – Nádia Barradas e Sofia Lemos (Médicas de Pedopsiquiatria na Unidade de Pedopsiquiatria de Segunda Infância do HDE) 12h30 – 14h Almoço 14h – 16h Somos Todos Mundo: Os Desafios da Escola Global – Eduardo Sá 16h – Momento Cultural 167h – Encerramento 10 de Julho Jornadas Pedagógicas: Somos Todos Mundo – Desafios da Escola Global! 9h – 9h30 Check In 9h30 – 10h Apresentação e enquadramento das Jornadas 10h-11h Somos Todos Mundo: Plano de Inovação do AEAMS – Luís Henriques 11h – 11h30 Coffee Break 11h30 – 12h30 Somos Todos Mundo: Os desafios do AEAMS • AtomUS – PLNM – Sónia Silva • Escolas 2030 – Anabela Carreira e Fátima Almeida • Kit de Acolhimento – Juliana Cardoso • PCE do PNA – Palavr’ARTE – Elda Tomé Moderação de elemento da CM Sintra: Susana Coelho 12h30 - 14h Almoço 14h – 16h Somos Todos Mundo: Desafios da Educação Relacional • Oradores convidados: Rui Marques do IPAV e Pedro Cunha da DGE Moderação de elemento da equipa da Educação Relacional do AEAMS 16h Momento Cultural 17h – Encerramento 11 de Julho Jornadas Pedagógicas: Somos Todos Mundo – Desafios da Escola Global! 9h – 9h30 Check In 9h30 – 10h Bingo Humano 10h – 10h30 Coffee Break 10h30 - 12h30 Somos Todos Mundo: Desafios da Escola Plural! • Oradores convidados: David Rodrigues (Ed. Especial), Mónica Mascarenhas (REEI - Fundação AgaKhan), Hélder Pais (DGE) Moderação: Adelino Calado 12h30 - 14h Almoço 14h – 17h Peddypaper Somos Todos Mundo – Parque da Liberdade em Sintra

Metodologias

Metodologias expositivas e ativas assentes na partilha de experiências e práticas. Reflexão sobre a atuação pedagógica no sentido da sua melhoria.

Avaliação

Avaliação dos formandos por meio de relatório/questionário individual, reflexivo com finalidade de incidir sobre: 1. Impacto da reflexão-ação em torno da temática veiculada pelas Jornadas nas práticas educativas e pedagógicas em contexto escolar. 2. Aferição de sugestões de estratégias e medidas a implementar no contexto educativo que fomente uma cultura de escola plural. Escala de avaliação:1 a 10 Assiduidade mínima: 2/3 do total de horas certificadas

Modelo

Avaliação dos formandos por meio de relatório/questionário individual, reflexivo com finalidade de incidir sobre: 1. Impacto da reflexão-ação em torno da temática veiculada pelas Jornadas nas práticas educativas e pedagógicas em contexto escolar. 2. Aferição de sugestões de estratégias e medidas a implementar no contexto educativo que fomente uma cultura de escola plural. Escala de avaliação:1 a 10 Assiduidade mínima: 2/3 do total de horas certificadas

Bibliografia

• Caixa de ferramentas Equidade e participação em contextos de educação:uma abordagem pedagógica baseada na cooperação - https://services4all.akfportugal.com/07.pdf• Crianças e jovens refugiados – medidas educativas - https://www.dge.mec.pt/criancas-e-jovens-refugiados-medidas-educativas• Inclusão de Alunos Migrantes e Meio Educativo - file:///D:/2023_2024/REEI_EI/inclusao_de_alunos_migrantes_em_meio_educativo_DGE.pdf• Kit Intercultural - https://www.acm.gov.pt/documents/10181/233158/Kit+Intercultural+Escolas_+link+inserido+final+I.pdf/6069a10c-ba7c-46eb-bb47-8a569205ab56• Manual Educar para o Pluralismo: um caminho - https://services4all.akfportugal.com/06.pdf

Formador

Maria Joana de Santos Inácio Vicente

Mónica Pinheiro Godinho Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2024 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 09-07-2024 (Terça-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
3 10-07-2024 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 10-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
5 11-07-2024 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 11-07-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 16:30 2:30 Presencial
Início: 09-07-2024
Fim: 11-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123351/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 18 h
Local: Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra