260

III Encontro - Reflexão e Partilha de Práticas Inclusivas - da Teoria às Práticas: que Paradigmas? turma ACD 11/24

Apresentação

Sensibilizar a comunidade educativa para o papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI). Pertinência do aprofundamento de conhecimentos e estratégias para lidar com a dislexia. Relevância da participação ativa da comunidade educacional na troca de experiências e estratégias que promovam a inclusão. Motivação dos docentes para pedagogias mais positivas, participativas e envolventes para todos os alunos. Sensibilizar os docentes para a psicologia positiva aplicada à educação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial - Prioritariamente para os docentes do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Sensibilizar para o papel da EMAEI no suporte e apoio à Educação Inclusiva; • Habilitar para a adoção de práticas pedagógicas promotoras de plena inclusão. • Promover práticas pedagógicas baseadas na psicologia positiva. • Aprofundar conhecimentos na área da Dislexia. • Estimular o intercâmbio de experiências pedagógicas inclusivas.

Conteúdos

- Princípios e práticas de Educação Inclusiva. - As funções e o papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; - Monitorização das práticas inclusivas no Agrupamento de Escolas de Queluz-Belas. - Dislexia: da Teoria às práticas. - Psicologia positiva aplicada à educação: porque é relevante e urgente num novo paradigma educativo.

Metodologias

Constituição do encontro em 3 intervenções com temáticas distintas. Nos momentos mais expositivos recorre-se à projeção utilizando aplicações informáticas. Apresentação multimédia (Imagens, músicas, filmes e apresentações Powerpoint); Promoção de debate e interação entre todos os participantes, formadores e dinamizadores.

Modelo

Questionário Final de Avaliação da Formação

Observações

Formação prioritariamente para os docentes do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas

Formador

Amélia Maria Marques Mestre

Sílvia Patrícia Antunes Ferreira

Tânia Sofia dos Santos Bogalho Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-07-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
Início: 17-07-2024
Fim: 17-07-2024
Acreditação: ACD 20/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4:30 h
Local: Auditório do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas