SOMOS TODOS MUNDO: DESAFIOS DA ESCOLA GLOBAL! turma 10B/24
Apresentação
i) A diversidade é um facto e a discussão em torno das práticas educativas promotoras de interculturalidade é tão necessária quanto emergente na sociedade global em que vivemos. Como consta no documento publicado pelo Ministério da Educação/DGE em janeiro de 2024 sob o tema Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo: No contexto atual de crescente diversidade, importa que as escolas consolidem, previamente e de forma intencional, respostas adequadas ao acolhimento e inclusão dos alunos migrantes. O bem-estar integral do aluno migrante potencia o trabalho a realizar pela escola, desde a socialização à promoção do sucesso na aprendizagem. (p.6). É nesse sentido que as Jornadas da Saúde e da Educação procuram promover o debate em torno da temática Somos Todos Mundo: Desafios da Escola Global! ii) Multiculturalidade, interculturalidade e pluralismo cultural: dos conceitos aos caminhos em torno da escola inclusiva. Como é que a escola e os seus atores protagonizam práticas de interculturalidade em torno dos pilares: Cultura, Currículo e Comunidade. Eis os termos de referência da REEI Rede de Escolas para a Educação Intercultural, que corroboram os desafios da sociedade global e que convoca a Escola ao compromisso de respostas efetivas que sustentem o acolhimento e a aprendizagem de todos, com todos e para todos.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Possibilitar aos diferentes agentes educativos diretor, professores, alunos, pessoal não docente e agentes da comunidade local - a partilha e o cruzamento de testemunhos decorrentes das experiências vividas no âmbito da multiculturalidade e das práticas de interculturalidade promotoras de inclusão e do sucesso educativo. Dar a conhecer projetos de relevância pedagógica em curso no agrupamento de escolas. Esclarecer, debater e reflectir em torno de práticas interculturais no contexto educativo: do acolhimento ao currículo, da avaliação à aprendizagem plural. Desafiar os professores, alunos e demais agentes educativos a pensarem conjuntamente os processos de ensino, no sentido da contínua melhoria da promoção da qualidade do sucesso educativo. Contribuir para o bem-estar comum, numa lógica de reforço dos laços de cooperação, colaboração e inclusão, de todos os profissionais que trabalham no AEAMS. Dar voz aos alunos, encarregados de educação e outras forças vivas da comunidade, com o propósito de enriquecer perspetivas e alargar horizontes de compreensão e resolução dos problemas.
Conteúdos
9 de Julho Escolas Promotoras de Saúde: Somos Todos Mundo Desafios da Escola Global! 9h 9h30 Check In 9h30 10h Apresentação e enquadramento do evento 10h 11hIdentidade de Género Nuno Colaço 11h 11h30 Coffee Break 11h30 12h30Novas Tecnologias: dependência dos écrans Nádia Barradas e Sofia Lemos (Médicas de Pedopsiquiatria na Unidade de Pedopsiquiatria de Segunda Infância do HDE) 12h30 14h Almoço 14h 16h Somos Todos Mundo: Os Desafios da Escola Global Eduardo Sá 16h Momento Cultural 167h Encerramento 10 de Julho Jornadas Pedagógicas: Somos Todos Mundo Desafios da Escola Global! 9h 9h30 Check In 9h30 10h Apresentação e enquadramento das Jornadas 10h-11h Somos Todos Mundo: Plano de Inovação do AEAMS Luís Henriques 11h 11h30 Coffee Break 11h30 12h30 Somos Todos Mundo: Os desafios do AEAMS AtomUS PLNM Sónia Silva Escolas 2030 Anabela Carreira e Fátima Almeida Kit de Acolhimento Juliana Cardoso PCE do PNA PalavrARTE Elda Tomé Moderação de elemento da CM Sintra: Susana Coelho 12h30 - 14h Almoço 14h 16h Somos Todos Mundo: Desafios da Educação Relacional Oradores convidados: Rui Marques do IPAV e Pedro Cunha da DGE Moderação de elemento da equipa da Educação Relacional do AEAMS 16h Momento Cultural 17h Encerramento 11 de Julho Jornadas Pedagógicas: Somos Todos Mundo Desafios da Escola Global! 9h 9h30 Check In 9h30 10h Bingo Humano 10h 10h30 Coffee Break 10h30 - 12h30 Somos Todos Mundo: Desafios da Escola Plural! Oradores convidados: David Rodrigues (Ed. Especial), Mónica Mascarenhas (REEI - Fundação AgaKhan), Hélder Pais (DGE) Moderação: Adelino Calado 12h30 - 14h Almoço 14h 17h Peddypaper Somos Todos Mundo Parque da Liberdade em Sintra
Metodologias
Metodologias expositivas e ativas assentes na partilha de experiências e práticas. Reflexão sobre a atuação pedagógica no sentido da sua melhoria.
Avaliação
Avaliação dos formandos por meio de relatório/questionário individual, reflexivo com finalidade de incidir sobre: 1. Impacto da reflexão-ação em torno da temática veiculada pelas Jornadas nas práticas educativas e pedagógicas em contexto escolar. 2. Aferição de sugestões de estratégias e medidas a implementar no contexto educativo que fomente uma cultura de escola plural. Escala de avaliação:1 a 10 Assiduidade mínima: 2/3 do total de horas certificadas
Modelo
Avaliação dos formandos por meio de relatório/questionário individual, reflexivo com finalidade de incidir sobre: 1. Impacto da reflexão-ação em torno da temática veiculada pelas Jornadas nas práticas educativas e pedagógicas em contexto escolar. 2. Aferição de sugestões de estratégias e medidas a implementar no contexto educativo que fomente uma cultura de escola plural. Escala de avaliação:1 a 10 Assiduidade mínima: 2/3 do total de horas certificadas
Bibliografia
Caixa de ferramentas Equidade e participação em contextos de educação:uma abordagem pedagógica baseada na cooperação - https://services4all.akfportugal.com/07.pdf Crianças e jovens refugiados medidas educativas - https://www.dge.mec.pt/criancas-e-jovens-refugiados-medidas-educativas Inclusão de Alunos Migrantes e Meio Educativo - file:///D:/2023_2024/REEI_EI/inclusao_de_alunos_migrantes_em_meio_educativo_DGE.pdf Kit Intercultural - https://www.acm.gov.pt/documents/10181/233158/Kit+Intercultural+Escolas_+link+inserido+final+I.pdf/6069a10c-ba7c-46eb-bb47-8a569205ab56 Manual Educar para o Pluralismo: um caminho - https://services4all.akfportugal.com/06.pdf
Formador
Maria Joana de Santos Inácio Vicente
Mónica Pinheiro Godinho Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 09-07-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 10-07-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 14:00 - 16:30 | 2:30 | Presencial |