O professor inclusivo – desenvolvimento de competências para a inclusão turma U/24

Apresentação

A abordagem da inclusão assente no direito à educação para todos implica por parte do professor o desenvolvimento de competências, com base num conjunto de valores que sustentem comportamentos e estratégias, promotoras de aprendizagens significativas para todos os alunos. Com esta formação pretende-se consolidar um conjunto de valores e áreas de competência fundamentais: valorização da diferença; promoção de aprendizagens significativas para todos os alunos; trabalho colaborativo e desenvolvimento pessoal e profissional. A definição das competências essenciais do professor atual, para a construção de uma escola inclusiva, prende-se diretamente com as capacidades e atitudes a desenvolver e implementar para que os alunos possam desenvolver e aplicar os valores e competências de acordo com o seu perfil (descrito no documento orientador sobre o perfil de aluno à saída da escolaridade obrigatória). Através de uma abordagem sistémica, em relação ao papel do professor na criação de redes de suporte potencializadoras do desenvolvimento das aprendizagens no aluno, não só em contexto de sala de aula, mas na construção do seu sucesso educativo e de vida, pretende-se desenvolver ferramentas de articulação e cooperação na construção de equipes dinâmicas e eficazes na intervenção e resposta ao aluno.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e do Ensino Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Identificar um sistema de valores essenciais e de áreas de competência adequados ao perfil dos alunos; - Valorizar a diversidade como um recurso e valor educativo; - Apoiar e desenvolver aprendizagens em todos os alunos e gerir espectativas; - Desenvolver competências de trabalho cooperativo (com os pares, os alunos, pais, técnicos e outros) na diminuição de barreiras à aprendizagem. - Desenvolver competências de autorreflexão que permitam consolidar estratégias de sucesso e eliminar ou melhorar estratégias pouco eficazes.

Conteúdos

I – Valorização da diversidade (6 horas) 1.1– Enquadramento teórico da educação inclusiva (valores, atitudes, princípios e conceitos) – 3 horas a) Refletir sobre alguns valores e crenças pessoais inibidores de uma prática inclusiva b) Princípios éticos e de confidencialidade c) Comunicação eficaz de acordo com os diferentes intervenientes - 3 horas 1.2 – O conceito de diferença aos vários níveis (física, mental, emocional, cultural, social) a) Reflexão crítica sobre os vários tipos de diferenças e a sua implicação na aprendizagem. II – Proporcionar aprendizagens significativas a todos os alunos (12 horas) 2.1 – Criar nos alunos disponibilidade para realizarem aprendizagens significativas - 3 horas a) Abordagem de diferentes estilos e perfis de aprendizagem – 3 horas b) Estratégias que garantam uma aprendizagem significativa de acordo com o perfil do aluno – 3 horas c) Metodologias eficazes que garantam a igualdade de oportunidade para aprender em contexto - 3 horas III – Trabalho em rede (3 horas) 3.1 – Trabalhar com o encarregado de educação e/ou famílias, estratégias de comunicação eficaz - 1hora 3.2 – Articular com outros profissionais: conceitos e princípios unificantes – 2 horas IV – Reflexão sobre as necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional - (4 horas) 4.1 – Necessidade de formação contínua de acordo com as competências a desenvolver – 1 hora 4.2 – Desenvolver metodologias de investigação-ação na prática educativa – 2 horas 4.3 – Desenvolvimento de estratégias pessoais de resolução de problemas – 1 hora

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico-prático com recurso a um método expositivo, utilizando meios auxiliares da actividade nos conteúdos programáticos teóricos e teórico-práticos. Os momentos de debate, partilha, reflexão e análise da actividade pedagógica diária, darão corpo a uma componente mais prática em que se pretende a aplicação. Serão colocadas situações e estratégias conducentes à elaboração de materiais de trabalho, a serem posteriormente utilizadas por cada docente no seu nível de ensino ou em projectos de escola a implementar.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando o desempenho de cada formando e a sua colaboração nas actividades práticas. Elaboração de materiais que permitam trabalhar e desenvolver as diferentes competências. Relatório individual reflexivo. Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 54/2018 - Educação inclusivaEuropean Agency for Developement in Special Needs Education (2012) – TE4I Formação de Professors para a Inclusão – Perfil de professors InclusivosMoreira, J. (2010). Portefólio do professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto EditoraSantos, L., Pinto, J., Rio, F., Pinto, F., Varandas, J., Moreirinha, O., Dias, P.; Dias, S. e Bondoso, T. (2010). Avaliar para aprender – relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto Editora.Santos, Leonor (2009). Diferenciação Pedagógica. Um desafio a enfrentar. Noesis

Observações

A aguardar a calendarização

Início: 01-10-2024
Fim: 06-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119321/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias