Gestão e Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (FaD) turma Y/24
Apresentação
O conflito é intrínseco ao ato de viver/conviver, faz parte da nossa história pessoal e social refere Gaspar (2009, p.115), definição que serve de mote à exploração da temática - Gestão e mediação de conflitos em contexto escolar. Abordar o conflito é abordar a diferença individual e as formas de reação à divergência. As competências exigidas para a gestão e mediação de conflitos implicam esta assunção e a abertura à experimentação da vivência do conflito como algo normativo e subjacente à condição humana. A mediação de conflitos constitui-se como uma técnica de negociação colaborativa que convida a aplicação de competências socioemocionais por parte do mediador, elemento facilitador do processo transformativo do conflito. No contexto educativo, a escola encerra em si a responsabilidade de promover uma cultura de bem-estar e de saúde mental que poderá aliar ações preventivas como a criação de clube de mediadores entre pares. Paralelamente, o desenvolvimento profissional contínuo do docente convida à atualização de práticas educativas em torno da gestão e mediação de conflitos em contexto escolar. A presente ação confere, assim, a possibilidade de reciclar conhecimentos e treinar competências que fomentem práticas colaborativas e dialógicas na gestão e resolução de conflitos em contexto escolar, reforçando o papel do docente como termóstato e facilitador de ambiente reparador e pedagógico.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
ducativas dialógicas na gestão e mediação de conflitos em contexto escolar. Assim, pretende-se que os formandos possam: Identificar tipos de conflito, o ciclo do conflito, elementos de análise do conflito e estilos de abordagem ao conflito Reconhecer técnicas de gestão de conflito e caracterizar a mediação como técnica de negociação colaborativa Identificar etapas do processo de mediação de conflitos Treinar competências socioemocionais no contexto da mediação de conflitos em meio escolar
Conteúdos
nflito e Mediação: da conceção de conflito aos modelos de intervenção disciplinar, mediador e dialógico (15h) Definição de conflito e dupla visão de conflito Tipos de conflito e elementos de análise do conflito (pessoa, processo, problema) O ciclo do conflito: da situação stressora aos sentimentos, comportamentos e (re)ações dos intervenientes Técnicas de gestão de conflitos: da mediação ao modelo dialógico Mediação de conflitos: definição, processo e etapas Estudos de caso e aplicação da técnica de negociação colaborativa As competências socioemocionais na gestão e mediação de conflitos (10h) As competências e as atitudes do mediador Estilos de comunicação e escuta ativa Empatia e autorregulação emocional
Metodologias
Metodologias predominantemente ativas que conduzam à reflexão-ação sobre os conteúdos veiculados. Das metodologias e técnicas ativas destacam-se o brainstorming, estudo de casos, vídeos e exploração de recursos pedagógicos e didáticos, dinâmicas de grupo e tertúlias dialógicas.
Avaliação
Avaliação formativa contínua assente nos critérios de participação, realização e participação das atividades e tarefas de aprendizagem. A avaliação final culminará na realização de um relatório final individual que sustente uma reflexão sobre os conteúdos ministrados e sua aplicabilidade na prática docente. Participação: 30% Tarefas de Aprendizagem: 50% Relatório Final: 20%
Bibliografia
Beer, J. E. & Stief, E. (1997). The mediators handbook. (3rd ed.). New Society Publishers.Carita, A. & Fernandes, G. (2012). Indisciplina na sala de aula. (4ªed.). Editorial Presença.Cunha, P. & Leitão, S. (2012). Manual de gestão de construtiva de conflitos. (2ªed). Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa.Gaspar, J. (2009). Mediação de conflitos numa escola básica dos 2º e 3º ciclos. In A. Costa e Silva & M. Moreira (Org.), Formação e mediação sócio-educativa: Perspectivas teóricas e práticas (pp.115-121). Porto: Areal Editores.Torrego, J. C. (Coord). (2003). Mediação de conflitos em instituições educativas: Manual para formação de mediadores. Edições Asa.
Formador
Maria Joana de Santos Inácio Vicente
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |
6 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:15 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Presencial |