285

O Feedback Pedagógico na Relação da Qualidade dos Processos de Ensino/Aprendizagem (FaD) turma AA/24

Apresentação

i) A centralidade da avaliação no quadro das políticas públicas de promoção do sucesso escolar ii) A avaliação pedagógica constitui-se como ação prioritária ao nível do planeamento, gestão curricular e regulação de práticas profissionais dos professores conducentes à promoção do sucesso e à concretização das aprendizagens. i) ii) Capacitação dos professores para a conceção de instrumentos de avaliação pedagógica em articulação com os seus pares ii) As estruturas intermédias, desenvolvem tarefas de preparação, implementação e avaliação das ações pedagógicas e curriculares em espaços e contextos específicos. Deste modo, surge-nos como um imperativo a necessidade de encontrar formas conjuntas de gestão do currículo e avaliação das aprendizagens, em convergência com os domínios de intervenção e as áreas de melhoria presentes nos documentos orientadores da ação educativa - Projeto Educativo e Plano de Melhoria. iii) Alteração das práticas avaliativas dos educadores e professores (capacitação para a ação e transformação dos contextos de ensino e de aprendizagem) Como sabemos, os professores mobilizam, diariamente, um conjunto de saberes profissionais Refletir criticamente sobre as formas plurais de avaliação, dos processos de ensino e de aprendizagem, colocando-as em interação e complementaridade, coadjuva os professores na consolidação do processo que os conduz à formalização de um juízo mais sensato, equitativo e inclusivo, sobre a avaliação dos seus alunos.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

 Recentrar o conceito de avaliação pedagógica em estreita articulação com as práticas docentes de programação, implementação e monitorização dos processos de ensino nas diferentes estruturas educativas.  Debater questões da avaliação do ponto de vista teórico e prático.  Explorar os preconceitos e as crenças dos professores face à avaliação, práticas mais adotadas e legitimadas nas organizações educativas  Problematizar as relações entre os conceitos: avaliação, credibilidade, equidade e justiça.  Explorar possíveis diálogos entre os domínios da avaliação, objetividade e certeza.  Identificar um conjunto de práticas de avaliação formativa desenvolvidas em contextos de aprendizagem no regime ensino presencial e remoto.  Explorar as potencialidades do uso regular da avaliação formativa e do feedback no ensino presencial e remoto: os mesmos fins com diferentes meios?  Analisar vários componentes do feedback: feed up, feed back e feed forward.

Conteúdos

Módulo I – Em torno do Conceito de Avaliação Pedagógica 1. Dimensões da Organização e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem 2. Importância da Comunicação Pedagógica 3. Exploração do conceito de avaliação (polissemia do termo) 4. Representações dos professores face à natureza e finalidade da avaliação no seu sentido lato 5. A avaliação pedagógica – a natureza, o âmbito e o alcance 6. Princípios da Avaliação Pedagógica (3 horas) Módulo II – Modalidades e Registos de Avaliação 1. Diversificação de modalidades de avaliação pedagógica e seus usos 2. Complementaridade dos diferentes registos e usos da avaliação: objetividade; credibilidade e rigor do processo avaliativo (2 horas) Módulo III – Feedback Pedagógico: do Conceito às Práticas 1. Problematização do binómio: avaliação pedagógica e feedback 2. Natureza, alcance e finalidades associadas ao uso do feedback 3. Feedback como prática facilitadora da auto e heteroavaliação 4. Feedback como estratégia de reorganização de processos didáticos, pedagógicos e curriculares 5. Promoção do envolvimento dos alunos na definição de critérios de avaliação 6. Do feedback à construção de rubricas de avaliação 7. Contributos do feedback para a transformação das práticas de ensino e de avaliação das aprendizagens (12 horas) Módulo IV - Exploração dos Usos e Estratégias de Feedback, no Ensino Presencial e Remoto/a Distância 1. Potencialidades e constrangimentos associados à integração de práticas de avaliação formativa em sala de aula e em ensino remoto/a distância 2. Pistas de atuação pedagógica em diversificados cenários de ensino/aprendizagem: i) Excesso de burocracia; ii) Escassez de espaços e tempos para trabalho colaborativo (tempos formais e informais); iii) Ausência de interação física; iv) Pressões e expetativas face ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade (regime presencial/a distância), segundo critérios de eficácia e eficiência; v) Dilemas da avaliação externa e o culto da meritocracia. (8 horas

Avaliação

• Participação nas sessões; • Realização e envolvimento em diversificadas tarefas propostas no decorrer da formação; • Produção escrita, individual, que reflita o grau de apropriação dos conteúdos explorados e a sua aplicabilidade em contexto da prática profissional. • Questionário e Relatório Final. A avaliação aplicada de 1 a 10 valores terá por base os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação.

Bibliografia

Fernandes, D. (2020a). Diversificação dos Processos de Recolha de Informação (Fundamentos). Texto de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Direção Geral de Educação do Ministério da Educação.Fernandes, D. (2011b). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In J. M. De Ketele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. [http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6988]Machado, E. A. (2013). Avaliar é ser sujeito ou sujeitar-se? Elementos para uma genealogia da avaliação. Mangualde: Edições Pedago.Fisher, D. & Frey, N. (2009). Feed Up, Back, Forward. Educational Leadership, 67, 3, 20-25. [http://www.ascd.org/publications/educational-leadership/nov09/vol67/num03/Feed-Up,- Back,-Forward.aspx]Hattie, J. & Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of Educational Research, 77, 81- 112. [http://www.columbia.edu/~mvp19/ETF/Feedback.pdf] https://www.researchgate.net/publication/271848977_Assessment_for_Learning_beyond_ the_black_box

Formador

Ana de Lurdes Videira Sérgio

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
2 15-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Online síncrona
3 22-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
4 29-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Online síncrona
5 05-11-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Online síncrona
6 12-11-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
7 19-11-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:15 2:30 Online síncrona
8 26-11-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
9 02-12-2024 (Segunda-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
Início: 08-10-2024
Fim: 02-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124142/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias