286

Uma Proposta Metodológica para a Matéria de Dança turma Hh/24

Apresentação

Necessidades de formação para as áreas de formação adequada dos grupos disciplinares de Educação Física. Necessidades de formação especifica na área da lecionação e utilização da Dança em contexto escolar. Diversificar a intervenção pedagógica dos docentes de todos os grupos através da utilização da Dança. Desenvolvimento das aprendizagens essenciais através da Dança e de trabalho colaborativo.

Destinatários

Professores dos Grupos 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.

Objetivos

Dotar os docentes de competências pedagógicas; didáticas e técnicas relativas à abordagem da matéria de Dança em contexto escolar nas vertentes de: danças tradicionais; dança social a pares; dança aeróbica; dança livre; dança e musicalidade; construção de coreografias; trabalho em projeto utilizando a dança; envolvência histórica e social da dança

Conteúdos

Contexto histórico e social da Dança e a sua presença na escola – 2h Aspetos pedagógicos e didáticos específicos – 2h Danças tradicionais – 4h Dança aeróbica – 4h Dança social a pares – 4h Dança livre, construção de coreografias e musicalidade -4h Construção de portfólio final - 5h

Metodologias

Momentos de atenção à informação seguidos de trabalho de grupo durante o qual será produzido um produto em vídeo para cada situação de formação colocada. Apresentações aos colegas. Situações de prática pedagógica simplificada de dança, em micro ensino, coreografias do grupo; treino de competências especificas para a docência da matéria de dança; construção do portefólio

Avaliação

Participação. Elaboração de um portefólio: este será constituído pelos vídeos de todos os produtos dos trabalho práticos realizados em grupo e um vídeo individual de prática pedagógica simulada. Refexão individual. Escala de classificação: 1 a 10 valores

Bibliografia

Aprendizagens essenciais do ensino básico e do secundário

Formador

José Pedro Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2024 (Sexta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
2 12-10-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 18-10-2024 (Sexta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
4 31-10-2024 (Quinta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
5 22-11-2024 (Sexta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
6 29-11-2024 (Sexta-feira) 19:00 - 22:00 3:00 Presencial
7 30-11-2024 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
8 04-12-2024 (Quarta-feira) 20:00 - 23:00 3:00 Presencial
Início: 11-10-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127483/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas D. Maria II - Sec. Gama Barros