Uma Proposta Metodológica para a Matéria de Dança turma Hh/24
Apresentação
Necessidades de formação para as áreas de formação adequada dos grupos disciplinares de Educação Física. Necessidades de formação especifica na área da lecionação e utilização da Dança em contexto escolar. Diversificar a intervenção pedagógica dos docentes de todos os grupos através da utilização da Dança. Desenvolvimento das aprendizagens essenciais através da Dança e de trabalho colaborativo.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620.
Objetivos
Dotar os docentes de competências pedagógicas; didáticas e técnicas relativas à abordagem da matéria de Dança em contexto escolar nas vertentes de: danças tradicionais; dança social a pares; dança aeróbica; dança livre; dança e musicalidade; construção de coreografias; trabalho em projeto utilizando a dança; envolvência histórica e social da dança
Conteúdos
Contexto histórico e social da Dança e a sua presença na escola 2h Aspetos pedagógicos e didáticos específicos 2h Danças tradicionais 4h Dança aeróbica 4h Dança social a pares 4h Dança livre, construção de coreografias e musicalidade -4h Construção de portfólio final - 5h
Metodologias
Momentos de atenção à informação seguidos de trabalho de grupo durante o qual será produzido um produto em vídeo para cada situação de formação colocada. Apresentações aos colegas. Situações de prática pedagógica simplificada de dança, em micro ensino, coreografias do grupo; treino de competências especificas para a docência da matéria de dança; construção do portefólio
Avaliação
Participação. Elaboração de um portefólio: este será constituído pelos vídeos de todos os produtos dos trabalho práticos realizados em grupo e um vídeo individual de prática pedagógica simulada. Refexão individual. Escala de classificação: 1 a 10 valores
Bibliografia
Aprendizagens essenciais do ensino básico e do secundário
Formador
José Pedro Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-10-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 12-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 18-10-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 29-11-2024 (Sexta-feira) | 19:00 - 22:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 30-11-2024 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 20:00 - 23:00 | 3:00 | Presencial |