Consciencializar para uma cidadania intercultural na aula de inglês - metodologia e conceção de recursos didáticos (FaD) turma Dd/24
Apresentação
inclusão da ação no plano de atividades do centro de formação justifica-se pela necessidade de oferta formativa na área cientifico-didática dos docentes de inglês. No caso desta ação em particular, o objetivo é o de fornecer aos professores de inglês uma base de trabalho a nível teórico, metodológico e prático para conceber recursos didáticos para trabalhar com os alunos uma cidadania intercultural transversalmente ao ensino das competências linguísticas de speaking, listening, reading e writing. Estando o posicionamento global da língua inglesa a entrar num paradigma de língua franca importa formar os alunos de inglês como falantes globais com capacidade para comunicar em contextos cultural e etnicamente diversos, tendo o próprio ensino da língua de se adaptar às circunstâncias mutáveis do mundo em que vivemos. Pretende-se que o ensino da língua possa ser entendido também como uma prática social através de tarefas que permitam aos alunos desenvolver criticamente o pensamento sobre noções como cultura, etnocentrismo, diferença ou estereótipo. Pretende-se que através desse curso os formandos contactem com uma diversidade de suportes (video, literatura, cinema, imprensa, cartoons, fotografia, música e arte) que permitem a conceção de recursos conducentes à aplicação de metodologias de consciencialização intercultural e de desenvolvimento da competência comunicativa intercultural
Destinatários
Professores dos Grupos 220 e 330
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220 e 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 220 e 330.
Objetivos
Capacitar cientificamente os professores de inglês para a área da educação intercultural. - Fornecer o enquadramento teórico subjacente ao desenvolvimento da competência comunicativa intercultural (culture, globalization, difference, stereotype, intercultural speaker, intercultural citizenship,intercultural awareness, intercultural communicative competence) - Conhecer o enquadramento programático e de referência para o ensino do inglês no que diz respeito à competência intercultural (Programas, Metas Curriculares para o 3º ciclo, Aprendizagens Essenciais, Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino das Línguas) - Conhecer as metodologias para o ensino da competência comunicativa intercultural - Analisar e conceber recursos didáticos para aplicar as metodologias de desenvolvimento da competência comunicativa intercultural através das competências de receção (reading, listening) e de produção (writing, speaking).
Conteúdos
Módulo 1: Primeiro encontro; Enquadramento teórico e metodológico (5h) - Primeiro encontro Socialização. Abordagem aos conteúdos/temas identificados na ação e ao processo de avaliação. - Conceitos teóricos relativos aos campos da cultura, da interculturalidade, da cidadania intercultural. - Dimensões éticas do ensino da competência intercultural. - A competência intercultural nos documentos de referência para o ensino do inglês (Programas, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais, QECRL) Módulo 2: Abordagens metodológicas (4h) - Métodos de consciencialização intercultural (IA-intercultural awareness): comparativo, comportamental, experiencial, cognitivo, reflexivo, cooperativo. - Desenvolvimento da competência comunicativa intercultural (ICC-intercultural communicative competence) - Recomendações éticas e metodológicas subjacentes à criação de recursos didáticos para a formação de falantes/cidadãos interculturais. Módulo 3: Consciencializar para a cidadania intercultural através das competências de leitura, compreensão e produção oral. (8h) Metodologias a adoptar, contacto com diferentes recursos, criação de um recurso didático, discussão. Módulo 4: Consciencializar para a cidadania intercultural através da ampliação de competências de escrita e de aquisição/uso de vocabulário (8h) Metodologias a adoptar, contacto com diferentes recursos, criação de um recurso didático, discussão. - Elaboração do relatório final
Metodologias
O curso será ministrado através de uma metodologia teórico-pratica. Os módulos 1 e 2 são totalmente teóricos. Os módulos 3 e 4 consistem numa breve abordagem teórica em que se apresentam e discutem o âmbito, limites, vantagens dos recursos didáticos apresentados e a restante parte prática que assumirá várias formas desde a análise de recursos existentes em manuais adotados à conceção de novos recursos didáticos e à discussão da sua pertinência e da sua aplicabilidade. Para a parte teórica, disponibilizar-se-ão materiais de apresentação e reflexão em diferentes formatos para despoletar a discussão (textos teóricos, artigos de imprensa, vídeos de abordagem teórica). Na parte prática, haverá lugar a interação, através de momento de discussão e também de conceção e de apresentação de recursos.
Avaliação
- Participação nas atividades propostas (qualidade, cumprimento de prazos) - Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha de conhecimentos científicos e profissionais. - Relatório final individual (exposição e pertinência de pontos de vista, qualidade de argumentação, correção) - Avaliação na escala de 1 a 10
Bibliografia
Bravo, C., Duarte, E. e Cravo A. (2015) Metas Curriculares de Inglês Ensino Básico 2º e 3º Ciclos, Lisboa: Cadernos de ApoioBaker, Will (2011) Intercultural Awareness: Modelling an understanding of cultures in intercultural communication through English as a lingua franca, Language and International Communication 11 (3), 197-214Campos, Ana Tristana Solano (2009) Strategies to Raise Cultural Awareness and Create Multicultural Materials and Activities in the Language Classroom, Revista de Lenguas Modernas, nº 11, 383-390Frank, Jerrold (2013) Raising Cultural Awareness in the English Classroom English Teaching Forum, Nr 4, 2013, 2-11Holmes, Prue and Fred Darvin eds (2016) The Cultural and Intercultural Dimensions of English as a Lingua Franca, Bristol and Ontario: Multilingual Matters
Formador
Célia Maria da Costa Baixa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 28-10-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
4 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
5 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
6 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
7 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
8 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
9 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
10 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 19:00 - 21:15 | 2:15 | Online síncrona |
11 | 25-11-2024 (Segunda-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |