289

GeoTic: uma fusão para o sucesso das Aprendizagens Essenciais da Geografia turma Hh/24

Apresentação

Tendo em consideração o desenvolvimento das TIC na sociedade atual, a escola depara-se com um paradigma de ensino em que o professor deve integrar o uso dos recursos digitais no processo de aprendizagem dos alunos. Concretamente, no âmbito da disciplina de Geografia, nas Aprendizagens Essenciais (AE) quer do 3º ciclo, quer do ensino secundário, menciona-se a importância das tecnologias digitais para a aprendizagem dos padrões de distribuição dos diferentes fenómenos estudados, assim como as inter-relações de Portugal com outros espaços geográficos, no caso do ensino secundário. Nos dois ciclos de ensino, “Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica (...)”, é uma aprendizagem transversal em todos os temas. Com efeito, as TIC permitem desenvolver a capacidade de observar, analisar e discutir os fenómenos espaciais à escala local, regional e mundial, auxiliam na perceção e resolução de problemas reais, estabelecendo maior ligação com as AE da Geografia, apresentam fortes potencialidades que podem fazer a diferença nas aulas, tornando-as mais dinâmicas, mais motivadoras, com estratégias mais diversificadas e centradas no aluno, permitindo a discussão de fenómenos de carácter espacial, tornando a aprendizagem mais colaborativa e significativa. Por outro lado, contribui também para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Destinatários

Professores do Grupo 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 420.

Objetivos

• Estimular a reflexão crítica das TIC em contexto educativo para o sucesso das Aprendizagens Essenciais da Geografia. • Promover competências digitais dos professores de Geografia, através da exploração orientada de diversas ferramentas digitais. • Elaborar Recursos Educativos Digitais inovadores que permitam a consecução das AE de Geografia, através de metodologias ativas e participativas. • Partilhar e divulgar recursos digitais inovadores, no âmbito da didática da Geografia. • Utilizar as ferramentas digitais na realização de tarefas de trabalho colaborativo

Conteúdos

1ª sessão (Sessão presencial - 3.00h):  Apresentação da ação de formação, da formadora e dos formandos.  Levantamento de interesses dos formandos  Inicio da construção do portefólio dos formandos, na ferramenta digital Wakelet. 2ª Sessão: A potencialidade das TIC nas AE da Geografia (Sessão assíncrona - 3:00h):  A importância das competências digitais no perfil do professor de Geografia, na atualidade.  As potencialidades da tecnologia nas aprendizagens essenciais da Geografia  Banco de Recursos Digitais úteis para a consecução das AE de Geografia. 3º Sessão: A utilização das TIC nas aprendizagens essenciais de Geografia (Sessão assíncrona - 3:00h)  Ferramentas digitais para a criação de quizes: Quizziz, Kahoot. 4ª Sessão: A utilização das TIC nas aprendizagens essenciais de Geografia (Sessão presencial - 3:30h)  Ferramentas digitais de gamificação: Wordwall, Wheel Decide, Genially (escape room). 5ª Sessão: A utilização das TIC nas aprendizagens essenciais da Geografia (Sessão assíncrona - 3:00h)  Ferramenta digital para a criação de exposições virtuais: Artsteps 6ª Sessão: A utilização das TIC nas aprendizagens essenciais da Geografia (Sessão assíncrona - 3:30h)  Ferramenta digital para criação de percursos e projetos: Google Maps e Google Earth. 7ª Sessão: A utilização das TIC nas aprendizagens essenciais da Geografia (Sessão assíncrona - 3:00h)  Ferramenta digital para criar/editar vídeos: Animoto.  Ferramenta digital para a criação de vídeo interativo: Edpuzzle. 8ª Sessão: Apresentação dos trabalhos finais (Sessão presencial - 3.00h).

Avaliação

Trabalho presencial (50%) ­ Dinâmica da participação: pontualidade, empenho e disponibilidade (0,5 valor); ­ Qualidade das intervenções: assertividade, oportunidade, pertinência e clareza (1 valor); ­ Execução das tarefas: tempo, adequabilidade e grau de envolvimento (2 valor) ­ Apresentação oral do trabalho (1,5 valores). Trabalho autónomo (50%) ­ Portefólio: organização, quantidade e qualidade o Construção do Wakelet: registo dos trabalhos produzidos que evidenciem o acompanhamento da formação (1 valor) o Qualidade dos materiais produzidos: rigor, fundamentação, apresentação, coerência, adequação do trabalho à prática letiva e cumprimento de prazos (3 valores)

Bibliografia

 Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, 2017. Ministério da Educação / Direção Geral de Educação, Aprendizagens Essenciais de Geografia | Articulação com o Perfil dos Alunos, 2018. Maciel, Olga; Tecnologias da Informação Geográfica: um desafio no ensino da Geografia; Cadernos de Geografia nº 33, 2014, Coimbra, FLUC, pp.153-162. Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani. Ensino Híbrido – Personalização e tecnologias na educação; Penso, 2015.

Formador

Maria de Lurdes Graça Caetano Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
2 08-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
3 15-10-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
4 24-10-2024 (Quinta-feira) 18:45 - 22:15 3:30 Online síncrona
5 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
6 19-11-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
7 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:45 - 22:15 3:30 Online síncrona
8 03-12-2024 (Terça-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Presencial
Início: 01-10-2024
Fim: 03-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127438/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Online / sala do Centro de Formação para sessões presenciais