291

Inteligência Artificial na Aprendizagem – Utilização de Tecnologias Emergentes - (FaD) turma Ii/24

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos. Esta ação fornece aos participantes as ferramentas e a compreensão necessárias para integrar de forma eficaz as tecnologias emergentes com recurso à Inteligência Artificial (IA) nas suas práticas pedagógicas de modo a construir cenários e contextos sustentados e significativos.

Destinatários

Professores do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Discutir e refletir sobre as questões éticas associadas à utilização da IA na educação; • Desenvolver estratégias eficazes para a implementação e integração da IA em diferentes contextos de aprendizagem; • Explorar o potencial da Realidade Virtual como um ambiente de aprendizagem diferenciada; • Selecionar ferramentas de IA adequadas para diferentes contextos educativos; • Desenhar, implementar e integrar ferramentas de IA no ensino e na aprendizagem; • Desenvolver competências associadas ao uso efetivo e ético de IA em contexto educativo; • Implementar atividades de aprendizagem ativa em ambientes de aprendizagem inovadores, com apoio de Recursos Educativos Digitais (RED) com Inteligência Artificial; • Refletir sobre como a IA pode transformar a educação, proporcionando ambientes de aprendizagem inovadores, mais significativos, dinâmicos e inovadores; • Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; • Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Conteúdos

Unidade 1 – Introdução à IA (4 horas). Unidade 2 – Desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a implementação de RED com IA (9 horas) Módulo 3 – Implementar atividades de aprendizagem com RED com IA (9 horas). Módulo 4 – Reflexão sobre a implementação (3 horas).

Metodologias

O curso irá decorrer na modalidade de E-Learning com oito sessões online síncronas. O formador irá recorrer às plataformas de gestão de aprendizagem e de videoconferência para a dinamização das sessões online síncronas.

Avaliação

O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho síncrono, considerando as atividades realizadas com os alunos. No final do Curso, os formandos serão também avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Bibliografia

Alam, A. (2023). Intelligence unleashed: An argument for AI-enabled learning ecologies with real world examples of today and a peek into the future. 2717. Scopus.Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENComissão Europeia (2020). Blended learning in school education - guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmJunior, J., Piedade, J., Wunsch, L., Medeiros, L. (2020). Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial na Educação São Luís: EDUFMA.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels

Formador

Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
3 30-10-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
4 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
5 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
6 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 22:15 3:30 Online síncrona
7 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:45 - 22:15 3:30 Online síncrona
8 12-12-2024 (Quinta-feira) 18:45 - 21:45 3:00 Online síncrona
Início: 16-10-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127448/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online