Mobilizar para a Educação STEAM turma ACD 15/24

Apresentação

Para planear, desenvolver e avaliar as atividades, projetos ou recursos associados à educação STEAM, os educadores devem, acima de tudo, compreender a importância da transversalidade de temáticas das áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, fomentando a aprendizagem associada a uma abordagem holística. Para facilitar a sua tarefa, é importante que estes educadores adquiram hábitos de colaboração durante a planificação e o desenvolvimento das dinâmicas STEAM, que devem estar relacionadas com o mundo real, propondo-se também a partilha entre pares para que outros as possam utilizar depois de adaptadas e enquadradas ao seu contexto. Esta abordagem alinha-se com a visão da educação do século XXI, promovendo não apenas o conhecimento disciplinar, mas também competências transversais, essenciais para o sucesso na sociedade atual (P21, 2007). Nestas dinâmicas, devem utilizar-se as metodologias de aprendizagem ativa de trabalho de projeto, que permite desenvolver nos alunos não só as competências do espírito crítico, criatividade, colaboração e comunicação, mas também as competências socioemocionais, que preparam futuros cidadãos, na sua plenitude, para desafios pessoais, sociais e profissionais, capacitando-os das ferramentas essenciais para a aprendizagem ao longo da vida (OECD, 2021). A avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes deve ser contínua e privilegiar o seu caráter formativo e regulador das aprendizagens.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Caracterizar modelos e abordagens ativas para a educação STEAM; 2. Caracterizar a metodologia de trabalho de projeto em educação STEAM; 3. Integrar os princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) na abordagem STEAM; 4. Análise de atividades e projetos em Educação STEAM.

Conteúdos

Enquadramento teórico: ⮚ Princípios para a Educação STEAM enquanto prática inovadora ⮚ Modelos de integração das áreas STEAM ⮚ Metodologia de trabalho de projeto em Educação STEAM ⮚ Potencialidades da Educação STEAM: o Competências cognitivas e socioemocionais o Trabalho colaborativo e coadjuvação o Integração de conteúdos o Metodologias de aprendizagem ativa ⮚ Cenários de aprendizagem ativa numa perspetiva STEAM: o Características dos cenários de aprendizagem ativa o Modelos para a criação de cenários de aprendizagem ativa o Partilha e discussão dos cenários de aprendizagem ativa criados

Metodologias

As metodologias ativas a utilizar nestas sessões consistem em: ⮚Apresentação de conteúdos e debate sobre a mais-valia do que se pretende que seja uma prática pedagógica inovadora e potenciadora de aprendizagens significativas; ⮚Exibição de apresentações digitais e de pequenos filmes promotores de debates em pequenos grupos e/ou grupo alargado; ⮚Trabalhos de projeto em grupo reduzido; ⮚Apresentação dos produtos finais ao grupo alargado.

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Observações

Formação exclusiva para docentes do Agrupamento de Escolas Prof. Agostinho da Silva

Formador

Joaquim António Mendes Trovão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2024 (Quinta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 05-09-2024
Fim: 06-09-2024
Acreditação: ACD 23/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas Prof. Agostinho da Silva