
Inteligência Artificial na Aprendizagem Utilização de Tecnologias Emergentes - (FaD) turma Ii2/24
Apresentação
O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos. Esta ação fornece aos participantes as ferramentas e a compreensão necessárias para integrar de forma eficaz as tecnologias emergentes com recurso à Inteligência Artificial (IA) nas suas práticas pedagógicas de modo a construir cenários e contextos sustentados e significativos.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Discutir e refletir sobre as questões éticas associadas à utilização da IA na educação; Desenvolver estratégias eficazes para a implementação e integração da IA em diferentes contextos de aprendizagem; Explorar o potencial da Realidade Virtual como um ambiente de aprendizagem diferenciada; Selecionar ferramentas de IA adequadas para diferentes contextos educativos; Desenhar, implementar e integrar ferramentas de IA no ensino e na aprendizagem; Desenvolver competências associadas ao uso efetivo e ético de IA em contexto educativo; Implementar atividades de aprendizagem ativa em ambientes de aprendizagem inovadores, com apoio de Recursos Educativos Digitais (RED) com Inteligência Artificial; Refletir sobre como a IA pode transformar a educação, proporcionando ambientes de aprendizagem inovadores, mais significativos, dinâmicos e inovadores; Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
Conteúdos
Unidade 1 Introdução à IA (4 horas). Unidade 2 Desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a implementação de RED com IA (9 horas) Módulo 3 Implementar atividades de aprendizagem com RED com IA (9 horas). Módulo 4 Reflexão sobre a implementação (3 horas).
Metodologias
O curso irá decorrer na modalidade de E-Learning com oito sessões online síncronas. O formador irá recorrer às plataformas de gestão de aprendizagem e de videoconferência para a dinamização das sessões online síncronas.
Avaliação
O regime de avaliação adotado será contínuo, abrangendo a avaliação do trabalho síncrono, considerando as atividades realizadas com os alunos. No final do Curso, os formandos serão também avaliados pela apresentação final do trabalho realizado e pelo relatório individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Bibliografia
Alam, A. (2023). Intelligence unleashed: An argument for AI-enabled learning ecologies with real world examples of today and a peek into the future. 2717. Scopus.Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENComissão Europeia (2020). Blended learning in school education - guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htmJunior, J., Piedade, J., Wunsch, L., Medeiros, L. (2020). Formação no contexto do pensamento computacional, da robótica e da inteligência artificial na Educação São Luís: EDUFMA.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels
Formador
Nuno Sérgio Infante de Passos Sousa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 21:45 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 22:15 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 18:45 - 22:15 | 3:30 | Online síncrona |