Promover o sucesso escolar pela educação positiva turma ACD 17B/24

Apresentação

O sucesso escolar tem subjacente práticas relacionais positivas. Como James Comer refere: “Não há aprendizagens significativas sem relações significativas”. Promover contextos relacionais significativos implica interações dialógicas intencionais assentes nos princípios da igualdade na diferença, criação de sentidos, transformação e diálogo igualitário. Os contributos da psicologia positiva e da educação relacional são essenciais para um novo olhar sobre a educação e sobre as práticas pedagógicas. O mais recente documento da UNESCO, “Reimaginar futuros juntos – para um novo contrato social na educação” corrobora esta premissa quando refere que “A educação é um processo relacional – entre estudantes, professores, famílias e comunidades – e, como tal, devemos buscar o conhecimento relacional e não hierárquico.” (p. 129). A criação de um vínculo positivo entre quem ensina e quem aprende é fundamental. O sucesso escolar, leia-se bem-estar com mais e melhores aprendizagens, implica um novo contrato social: o de ser na relação com o outro e com o empoderamento do potencial de cada um, tendo por base os princípios da colaboração e da solidariedade.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

A ação que se apresenta tem como finalidade dotar os participantes com recursos e estratégias de relação pedagógica que sustentem práticas de educação positiva promotoras de sucesso escolar. Objetivos gerais: • Refletir sobre o papel fundamental do professor na humanização dos espaços relacionais, pedagógicos e inclusivos. • Treinar competências socioemocionais promotoras de sucesso escolar.

Conteúdos

• Contributos da psicologia positiva e da educação relacional na abordagem da educação positiva. • As chaves para uma pedagogia do reconhecimento: o valor da relação. • Programas de desenvolvimento de valores, virtudes e competências socioemocionais – boas práticas e treino de competências.

Metodologias

Metodologias mistas, predominantemente ativas, com recurso a técnicas como: • Brainstorming. • Dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos. • Debate.

Modelo

Questionário Final de Avaliação.

Observações

Exclusivamente para os docentes do Agrupamento de Escolas Aqua Alba

Formador

Maria Joana de Santos Inácio Vicente

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 11-12-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 04-12-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: ACD 25/24
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias