Promover o sucesso escolar pela educação positiva turma ACD 17E/24
Apresentação
O sucesso escolar tem subjacente práticas relacionais positivas. Como James Comer refere: “Não há aprendizagens significativas sem relações significativas”. Promover contextos relacionais significativos implica interações dialógicas intencionais assentes nos princípios da igualdade na diferença, criação de sentidos, transformação e diálogo igualitário. Os contributos da psicologia positiva e da educação relacional são essenciais para um novo olhar sobre a educação e sobre as práticas pedagógicas. O mais recente documento da UNESCO, “Reimaginar futuros juntos – para um novo contrato social na educação” corrobora esta premissa quando refere que “A educação é um processo relacional – entre estudantes, professores, famílias e comunidades – e, como tal, devemos buscar o conhecimento relacional e não hierárquico.” (p. 129). A criação de um vínculo positivo entre quem ensina e quem aprende é fundamental. O sucesso escolar, leia-se bem-estar com mais e melhores aprendizagens, implica um novo contrato social: o de ser na relação com o outro e com o empoderamento do potencial de cada um, tendo por base os princípios da colaboração e da solidariedade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
A ação que se apresenta tem como finalidade dotar os participantes com recursos e estratégias de relação pedagógica que sustentem práticas de educação positiva promotoras de sucesso escolar. Objetivos gerais: • Refletir sobre o papel fundamental do professor na humanização dos espaços relacionais, pedagógicos e inclusivos. • Treinar competências socioemocionais promotoras de sucesso escolar.
Conteúdos
• Contributos da psicologia positiva e da educação relacional na abordagem da educação positiva. • As chaves para uma pedagogia do reconhecimento: o valor da relação. • Programas de desenvolvimento de valores, virtudes e competências socioemocionais – boas práticas e treino de competências.
Metodologias
Metodologias mistas, predominantemente ativas, com recurso a técnicas como: • Brainstorming. • Dinâmicas de grupo e jogos pedagógicos. • Debate.
Modelo
Questionário Final de Avaliação.
Observações
Exclusivamente para os docentes do Agrupamento de Escolas Aqua Alba
Formador
Maria Joana de Santos Inácio Vicente