Escrita bem dita: a criatividade ao serviço da produção escrita turma A/25

Apresentação

Esta oficina tem como documentos orientadores basilares o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais de Português e o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho. A ideia da Oficina surgiu aquando da discussão do plano de ação de melhoria do Agrupamento de Escolas de Massamá e da sua aplicação, pois, no caso do Departamento de Português o seu contributo foca-se na competência da Escrita. Um dos contratempos constatado consistiu na resistência da parte dos alunos em investir consistentemente na escrita e dos docentes na aplicação de estratégias mais intensas visando a produção escrita eficiente. Deste modo, enquanto competência transversal, o desenvolvimento da escrita materializa-se numa forma de promoção do sucesso escolar, tendo como objetivo ajudar os alunos do 2º e do 3º Ciclos do Ensino Básico e os alunos do Ensino Secundário a expressarem-se com diferentes finalidades. Esta Ação de Formação visa, assim, estimular o trabalho criativo não só individual como também colaborativo entre docentes, aplicando estratégias típicas da escrita criativa na produção de diferentes géneros textuais contemplados nas Aprendizagens Essenciais, de modo a que estes as possam replicar com os seus alunos, conforme os contextos educativos e as finalidades previstas.

Destinatários

Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 320

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 320. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300 e 320.

Objetivos

A leitura e a escrita decorrem da nossa faculdade de comunicação: lemos e escrevemos porque somos humanos. Nascemos com a capacidade de comunicar, mas quer a leitura quanto a escrita exigem treino, prática, explorando os limites e alargando-os, através de uma relação pedagógica, que tem por base modelos, parte de conselhos e opiniões com vista à obtenção de um produto tão satisfatório quanto possível para o seu autor. Assim, esta Oficina de Formação, partindo de modelos, da produção e da testagem, visa: • a oferta aos professores de técnicas de criatividade que desbloqueiem a escrita e tenham em conta as suas necessidades e dificuldades bem como dos alunos; • a leitura e o diálogo com diferentes géneros textuais e com diferentes suportes (incluindo imagens estáticas e em movimento), criando experiências e partilhas que conduzam à produção escrita; • a tomada de juízos de valor tanto em relação aos textos lidos quanto aos produzidos por si próprios e pelos outros;

Conteúdos

Do total de horas presenciais da oficina, prevêem-se: 1. 3 horas (cerca de) para atividades de desbloqueio da criatividade, considerando ( A ) a capacidade de reagir a diferentes géneros textuais com vista ao desbloqueio da criatividade; ( B ) a prática de exercícios diversificados de escrita criativa, visando diferentes graus de dificuldade, conforme o contexto educativo; ( C ) o reconhecimento das potencialidades da escrita criativa, realizada com prazer e com a partilha de textos. 2. 3 horas (cerca de) dedicadas à análise dos domínios da leitura e da escrita nas Aprendizagens Essenciais e no PASEO. 3. 5 horas (cerca de) para questões teóricas relacionadas com a produção escrita: ( A ) ponto da situação acerca da leitura e da escrita; ( B ) obstáculos à leitura eficaz e à capacidade de escrever dominando as técnicas da escrita; ( C ) géneros textuais e estratégias de leitura e de escrita; ( D ) recurso ao sentido crítico e metacognitivo na produção textual; ( E ) interligação entre os diversos elementos visando criar o prazer na leitura e na escrita. 4. 14 horas (cerca de) dedicadas a exercícios práticos, para ( A ) dar vida ao texto, através da reflexão e de exercícios práticos; ( B ) desenvolvimento da capacidade de escrever e de dar feedback com vista à evolução, e edição e melhoria do texto final; ( C ) revisão de texto como ferramenta da produção escrita; ( D ) reflexão sobre a ligação do que é escrito (coerência e progressão temática) e de como é escrito (coesão); ( E ) compreensão da diferença entre frases curtas, frases complexas com recurso à subordinação e emprego da pontuação enquanto ferramenta essencial à escrita; criação de materiais pedagógicos para serem aplicados na sala de aula.

Avaliação

1. Parâmetros de avaliação: ( A ) avaliação contínua da participação dos formandos nas atividades realizadas nas sessões, incluindo a discussão dos trabalhos apresentados e a produção escrita individual e em grupo. [20%] ( B ) materiais e técnicas de escrita criados, individualmente e em grupo, e aplicados na sala de aula. [60%] ( C ) Reflexão Crítica Individual e fundamentada sobre o trabalho desenvolvido durante a Oficina de Formação. [20%] OBS.: a avaliação da produção escrita será baseada em parâmetros que devem dar azo à subjetividade e à abertura de horizontes, em vez de cercearem a criatividade. 2. Escala de classificação: 1 a 10 3. Condições de aprovação: ( A ) frequência obrigatória: dois terços das sessões presenciais; ( B ) realização das atividades propostas; ( C ) apresentação dos trabalhos solicitados e a reflexão crítica individual; Avaliação igual ou superior a 5 valores.

Bibliografia

ABREU, Cláudia Regina (2008). Jogos rápidos na sala de aula: do 1.º ao 12.º anos. Porto: Porto Editora.AMOR, Emília (1997). Didáctica do português: fundamentos e metodologia, 4.ª ed. Lisboa: Texto Editora.CARVALHO, Mário de (2014). Quem disser o contrário é porque tem razão; Letras são tretas; Guia prático de escrita de ficção. Porto: Porto Editora.DELGADO-MARTINS, Maria Raquel (et al.) (1992). Para a didáctica do português: seis estudos de linguística. Lisboa: Colibri).FRANCO, José António (1999). A poesia como estratégia. Porto: Campo das Letras.

Formador

Paulo Jorge Simões Mendes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-01-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 13:30 4:30 Presencial
2 22-02-2025 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
3 05-04-2025 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
4 21-04-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
5 30-04-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
6 10-05-2025 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
7 14-06-2025 (Sábado) 09:30 - 13:00 3:30 Online síncrona
Início: 30-01-2025
Fim: 14-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133274/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas Massamá - Sec. Stuart Carvalhais