
Inovar no Feedback: Soluções para Desafios Reais de Ensino turma ACD 2/25
Apresentação
1. Melhoria da Aprendizagem dos Alunos: O feedback formativo é amplamente reconhecido como uma estratégia central para melhorar a aprendizagem e o desempenho dos alunos, permitindo-lhes identificar pontos fortes e áreas de melhoria de forma contínua. 2. Apoio à Implementação das Competências do Século XXI: No atual contexto educativo, é essencial que os professores utilizem abordagens que promovam capacidades como a autonomia, o pensamento crítico e a autorreflexão nos alunos, elementos diretamente relacionados com práticas de feedback formativo. 3. Superação de Barreiras na Prática Pedagógica: Muitos professores enfrentam desafios na implementação eficaz do feedback, como a falta de tempo, recursos tecnológicos ou estratégias práticas. A formação aborda essas dificuldades com soluções inovadoras e aplicáveis. 4. Adaptação às Perspetivas Atuais sobre Educação: A investigação educacional tem apontado para a necessidade de uma transição de modelos de avaliação sumativa para práticas formativas, mais centradas no aluno, o que torna esta formação essencial para alinhar os docentes com as melhores práticas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Os professores: a) compreenderão os fundamentos e as perspetivas atuais sobre feedback formativo, incluindo os desafios e oportunidades identificados pela investigação. b) aprenderão a implementar abordagens inovadoras, aumentando o impacto do feedback nas aprendizagens dos alunos. c) serão capacitados para identificar problemas comuns e a criar estratégias para superá-los de forma colaborativa. d) aprenderão a criar planos de feedback personalizados para diferentes tipos de tarefas, ajustando as estratégias às necessidades específicas de cada aluno. e) colaborarão no desenvolvimento de soluções criativas para desafios reais.
Conteúdos
1. Fundamentos do Feedback Formativo. 2. Perspetivas atuais sobre Feedback Formativo. a. O que nos diz a investigação. b. Desafios e obstáculos existentes nas nossas aulas. 3. Diferentes formas de Feedback a. Feedback entre Pares e Autoavaliação. b. Feedback aos alunos. 4. Formas de ultrapassar os obstáculos e as dificuldades no Feedback Formativo: a. Discussão de estudos de caso que destacam desafios comuns no feedback formativo enfrentados pelos educadores, tendo em vista a definição colaborativa de possíveis soluções. 5. Práticas de elaboração de Feedback: a. Exemplos para diferentes tipos de tarefas. b. Como aperfeiçoar o Feedback. c. O desenvolvimento de planos personalizados de Feedback para as nossas aulas.
Metodologias
Nas duas sessões serão privilegiadas as discussões centradas em cenários reais de utilização de Feedback Formativo em contexto de sala de aula. Ao apresentar situações reais ou hipotéticas, esta abordagem promove o pensamento crítico, a colaboração e o desenvolvimento de competências práticas de resolução de problemas. Permite que os professores simulem desafios da sala de aula num ambiente seguro, refinando as suas estratégias e ganhando confiança na aplicação dos princípios do feedback formativo.
Modelo
Questionário Final de Avaliação.
Observações
Exclusivamente para os docentes do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas