
A Ginástica nos PNEF e nas Aprendizagens Essenciais. Como aplicar desde o 5º ao 12º ano de Escolaridade (FaD) turma B/25
Apresentação
A Ginástica atravessa de forma marcante todas as aprendizagens propostas nos PNEF (Programas Nacionais de Educação Física) e mais recentemente, é um pilar de aprendizagem das Aprendizagens Essenciais. É desta forma, crucial que, os professores do 2º, 3º CEB e ES, tenham competências de análise, sistematização e de aplicação dos conteúdos gímnicos, de forma sistemática e adaptada às condições de aprendizagem dos alunos, não só de cada ciclo de ensino, mas também às condições logísticas e espaciais de cada estabelecimento de ensino. Torna-se particularmente relevante que se proporcione aos alunos, a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades gímnicas e, conseguirem ganhar competências físicas, cognitivas e técnicas, para a execução na íntegra, dos conteúdos de aprendizagens essenciais até ao fim da escolaridade.
Destinatários
Professores de grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
● Saber analisar as práticas gímnicas pelos Padrões Motores Gímnicos, pelas Ações Motoras e pelas Capacidades Físicas que as constituem; ● Saber demonstrar técnicas de base/partes/detalhes dos elementos; ● Saber preparar, organizar e aplicar a estrutura e conteúdos da aula, conforme a necessidade física, cognitiva e técnica do aluno; ● Saber intervir de forma técnica dos 6 aos 17 anos; ● Analisar e prescrever a técnica, através da linha de pré-requisitos motores e técnicos, dos elementos de Solo, da Ginástica Acrobática, dos Saltos (Cavalo e Minitrampolim), dos Aparelhos (Trave, Barra Fixa e Paralelas Simétricas) e da Ginástica Rítmica. Saber adaptar as progressões de aprendizagem, conforme as necessidades do aluno, independentemente da idade.
Conteúdos
● Abertura e Informações do Curso (Teórica) 0h30m ● Filosofia Educacional da Ginástica (Teórica) 0h30m ● Breve análise aos conteúdos de Ginástica presentes nos PNEF e Aprendizagens Essenciais do 5º ao 12º ano de escolaridade (Teórica) 1h00m ● Padrões Motores Gímnicos (Teórica) 1h00m ● Ações Motoras na Ginástica: Quadro Sinóptico Movimento de Roland Carrasco e Movimentos Parciais de Leguet (Teórica) 1h00m ● Ações Motoras na Ginástica: Quadro Sinóptico Movimento de Roland Carrasco e Movimentos Parciais de Leguet (Teórico-Prática) 1h30m ● PMGs (Teórico-Prática) 3h30m ● Ações Motoras e Movimentos Parciais (Teórico-Prática) 2h00m ● Capacidades Físicas e Motoras principais: Força, Flexibilidade, Coordenação e Agilidade (Teórica) 1h00m ● Capacidades Físicas e Motoras principais: Força, Flexibilidade, Coordenação e Agilidade (Teórico-Prática) 1h00m ● Pré-requisitos motores e técnicos (linha de aprendizagem dos elementos) na execução dos conteúdos principais dos PNEF/Ginástica e das Aprendizagens Essenciais (Teórica): 1h00 o Coordenações, Solo e Trave (Prática) 2h30m o Ginástica Acrobática (Prática) 1h00m o Saltos: Cavalo e Minitrampolim (Prática) 1h00m o Barra Fixa (Prática) 1h00m o Paralelas Simétricas (Prática) 1h00m o Manipulações de Aparelhos Portáteis em Ginástica Rítmica (Prática) 1h00m ● Avaliação Teórica 1h00m ● Avaliação Prática 2h30m Total 25h 00m
Metodologias
Nas sessões teóricas serão abordadas as matérias referentes à organização do currículo de educação física, sua adaptação às aprendizagens essenciais, apresentando a ligação evolutiva das técnicas entre si e na base da análise dos pré-requisitos de aprendizagem, bem como valorizando a metodologia adaptativa que deverá ser aplicada para o bom funcionamento do programa e para uma evolução harmoniosa do ginasta. Formação teórica/prática: Esta é uma ação bastante prática, onde para além de formar os formandos para a sua intervenção como professores, se pretende que estes experimentem e sintam a metodologia da evolução entre as técnicas (elementos técnicos) da ginástica. Serão abordadas as temáticas teóricas para análise e discussões em conjunto, para preparar a abordagem prática, a qual dará ênfase à cadência das aprendizagens adaptadas às capacidades dos alunos com base na biomecânica dos movimentos. Assim será mais fácil cativar os professores na aplicação de abordagens mais plásticas e menos rígidas para o ensino, mas atingindo os objetivos de execução das tarefas gímnicas constantes nos programas de educação física e aprendizagens essenciais.
Avaliação
A avaliação dos formandos seguirá os critérios aprovados pelo Centro de Formação, traduzindo-se numa escala quantitativa de 10 valores e numa escala qualitativa, de acordo com a legislação em vigor. Será solicitada, a cada um dos formandos, a elaboração de um plano de aula para uma sequência de 3 elementos gímnicos encadeados, com a apresentação dos respetivos padrões motores gímnicos, ações motoras, capacidades físicas e progressões de aprendizagem adaptadas a situações problema, típicas do comportamento dos alunos. Bem como a sua demostração prática através de modelos práticos filmados.
Bibliografia
Gymnastics Foundations Russel, Keith. Gymnastics Canada, 2008. (Direitos de tradução adquiridos para Língua Portuguesa, pela Federação de Ginástica de Portugal)CARRASCO, R., Tentativa de Sistematização da Aprendizagem da Ginástica Olímpica, ed. Manole, S. Paulo, 1981Fédération Française de Gymnastique, Mémento 97 des Activités Gymniques GAF - GAM - GRS - AÉROBIC - GYM Forme loisir. TOME 1, ed. FFG, Paris, 1997LEGUET, J., As Ações Motoras em Ginástica Esportiva, ed. Manole, S. Paulo, 1986
Formador
Paulo Vasco Anacleto Barata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-01-2025 (Terça-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 30-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 01-02-2025 (Sábado) | 08:00 - 14:00 | 6:00 | Presencial |
4 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 06-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 08-02-2025 (Sábado) | 08:00 - 14:00 | 6:00 | Presencial |
7 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |