
A DIRECÇÃO DE TURMA NAS SUAS MÚLTIPLAS VERTENTES turma C/25
Apresentação
No caminho para o sucesso urge dotar os RH das escolas, nomeadamente os diretores de turma de ferramentas que lhes permitam uma maior eficiência e eficácia no desempenho das suas funções. O DT é um elemento central no que diz respeito à gestão de uma turma no seu todo: tem uma relação privilegiada com os encarregados de educação, fazendo a ponte escola família, intervindo de uma forma personalizada com cada aluno e ainda gere e promove o trabalho de equipa de todo o conselho de turma. Existe uma grande responsabilidade depositada no papel de DT, que muitas vezes sente limitações para desempenhar esta função que tem muito de mediação e gestão de grupos. Há a necessidade de refletir e reciclar os conhecimentos e práticas, por vezes cristalizadas e enraizadas num foco excessivo no problema, melhorando e criando instrumentos e estratégias para uma intervenção mais eficaz.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Optimizar a relação entre todas as partes envolvidas na complexidade que é Direcção de Turma. Dotar cada um dos intervenientes da informação e conhecimentos necessários ao pleno exercício das suas competências. Desenvolver no Director de turma o perfil necessário ao desempenho da sua função, sabendo que uma tarefa só é interiorizada e bem desempenhada quando nos é permitido participar na sua construção e que toda a mudança assenta numa reflexão do trabalho realizado
Conteúdos
- Enquadramento legal da função. - Projecto Educativo de Escola. - Projecto Curricular de Turma e dinâmicas educativas. - Relação Escola-Comunidade. - Relação com a família / Encarregado de Educação. - Partilha / troca de experiências - Auto e hetero avaliação do percurso desenvolvido.
Metodologias
A formação é constituída por 5 sessões. Pretende-se concretizar uma formação centrada em metodologias participativas que facilitem o processo de ensino/aprendizagem; promovendo a análise sobre as vivências e práticas pessoais e/ou de grupo e numa organização; acompanhadas pela reflexão proporcionada pela experimentação de situações que simulam a realidade do quotidiano. Assim, cada sessão inicia-se com um jogo pedagógico para quebra gelo, igualmente com o intuito de promover uma introdução ao tema a desenvolver. Na introdução utiliza-se o método interrogativo de forma a explorar a percepção do grupo face à temática a desenvolver, promovendo a reflexão individual constante. De seguida, há um momento expositivo, conjugado com a utilização do método interrogativo e métodos ativos (role play e discussão), em que os formandos são desafiados a participar ativamente em pequenos exercícios que pretendem potenciar a reflexão sobre as temáticas subjacentes à formação. A sessão termina com uma síntese de tudo o que foi abordado ao longo da sessão, seguida de uma conclusão sobre a aplicação da temática no quotidiano.
Avaliação
- A avaliação dos formandos será base ada, de acordo com o ECD, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais e na avaliação dos trabalhos produzidos durante as sessões de trabalho. - Cada docente fará um relatório sobre a forma como decorreu a Ação de Formação, a valorização e o contributo das aprendizagens obtidas com a partilha de saberes e estratégias implementadas. - A avaliação final da ação será feita mediante o preenchimento de um inquérito pelos formandos, elaborado pelo Centro de Formação para a Avaliação Final da Ação, e análise dos mesmos juntamente com alguns itens referidos no relatório do formador.
Modelo
Questionário Final de Avaliação
Bibliografia
ALARCÃO, Isabel (org.) Formação Reflexiva de Professores . Porto Editora, 1996CORTESÃO, Luiza- Escola, Sociedade, que relação? Edições Afrontamento, 1982MORGADO, José A relação Pedagógica, Editorial Presença, Lisboa 1997SARMENTO. Manuel Autonomia da Escola, Políticas e práticas, Edições ASA
Observações
Formação destinada exclusivamente aos docentes do Agrupamento de Escolas Aqua Alba
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |