A DIRECÇÃO DE TURMA NAS SUAS MÚLTIPLAS VERTENTES turma C/25

Apresentação

No caminho para o sucesso urge dotar os RH das escolas, nomeadamente os diretores de turma de ferramentas que lhes permitam uma maior eficiência e eficácia no desempenho das suas funções. O DT é um elemento central no que diz respeito à gestão de uma turma no seu todo: tem uma relação privilegiada com os encarregados de educação, fazendo a ponte escola família, intervindo de uma forma personalizada com cada aluno e ainda gere e promove o trabalho “de equipa” de todo o conselho de turma. Existe uma grande responsabilidade depositada no papel de DT, que muitas vezes sente limitações para desempenhar esta função que tem muito de mediação e gestão de grupos. Há a necessidade de refletir e reciclar os conhecimentos e práticas, por vezes cristalizadas e enraizadas num foco excessivo no problema, melhorando e criando instrumentos e estratégias para uma intervenção mais eficaz.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Optimizar a relação entre todas as partes envolvidas na complexidade que é Direcção de Turma. Dotar cada um dos intervenientes da informação e conhecimentos necessários ao pleno exercício das suas competências. Desenvolver no Director de turma o perfil necessário ao desempenho da sua função, sabendo que uma tarefa só é interiorizada e bem desempenhada quando nos é permitido participar na sua construção e que toda a mudança assenta numa reflexão do trabalho realizado

Conteúdos

- Enquadramento legal da função. - Projecto Educativo de Escola. - Projecto Curricular de Turma e dinâmicas educativas. - Relação Escola-Comunidade. - Relação com a família / Encarregado de Educação. - Partilha / troca de experiências - Auto e hetero avaliação do percurso desenvolvido.

Metodologias

A formação é constituída por 5 sessões. Pretende-se concretizar uma formação centrada em metodologias participativas que facilitem o processo de ensino/aprendizagem; promovendo a análise sobre as vivências e práticas pessoais e/ou de grupo e numa organização; acompanhadas pela reflexão proporcionada pela experimentação de situações que simulam a realidade do quotidiano. Assim, cada sessão inicia-se com um jogo pedagógico para quebra gelo, igualmente com o intuito de promover uma introdução ao tema a desenvolver. Na introdução utiliza-se o método interrogativo de forma a explorar a percepção do grupo face à temática a desenvolver, promovendo a reflexão individual constante. De seguida, há um momento expositivo, conjugado com a utilização do método interrogativo e métodos ativos (role play e discussão), em que os formandos são desafiados a participar ativamente em pequenos exercícios que pretendem potenciar a reflexão sobre as temáticas subjacentes à formação. A sessão termina com uma síntese de tudo o que foi abordado ao longo da sessão, seguida de uma conclusão sobre a aplicação da temática no quotidiano.

Avaliação

- A avaliação dos formandos será base ada, de acordo com o ECD, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais e na avaliação dos trabalhos produzidos durante as sessões de trabalho. - Cada docente fará um relatório sobre a forma como decorreu a Ação de Formação, a valorização e o contributo das aprendizagens obtidas com a partilha de saberes e estratégias implementadas. - A avaliação final da ação será feita mediante o preenchimento de um inquérito pelos formandos, elaborado pelo Centro de Formação para a Avaliação Final da Ação, e análise dos mesmos juntamente com alguns itens referidos no relatório do formador.

Modelo

Questionário Final de Avaliação

Bibliografia

ALARCÃO, Isabel (org.) – Formação Reflexiva de Professores . Porto Editora, 1996CORTESÃO, Luiza- Escola, Sociedade, que relação? Edições Afrontamento, 1982MORGADO, José – A relação Pedagógica, Editorial Presença, Lisboa 1997SARMENTO. Manuel – Autonomia da Escola, Políticas e práticas, Edições ASA

Observações

Formação destinada exclusivamente aos docentes do Agrupamento de Escolas Aqua Alba

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 19-02-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 25-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 26-02-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 12-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 18-02-2025
Fim: 12-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133307/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias