
A promoção do sucesso escolar - Educar pela positiva turma D/25
Apresentação
As questões da indisciplina e do sucesso escolar constituem uma preocupação do panorama escolar português, de uma forma geral, acrescendo os desafios da atual escola plural. Explorar as práticas pedagógicas e relacionais numa perspectiva positiva corrobora a expressão da designação da ação Promover o sucesso escolar pela educação positiva. Valorizar o potencial virtudes e valores em detrimento dos comportamentos disruptivos tão comumente associados à indisciplina. Desenvolver pontes de comunicação entre os diferentes atores educativos, em particular professores e alunos, para fomentar o desejável clima positivo de aprendizagem. A ação que ora se apresenta foca o paradigma da psicologia positiva que sustenta a promoção de atitude mental de sucesso com o enfoque nos elementos que contribuem para o florescimento individual, corroborando o pressuposto da abordagem da educação positiva que sustenta o racional de que o desenvolvimento das competências académicas está associado às competências de bem-estar. Promover os comportamentos positivos valorizando-os e reforçando-os em detrimento do enfoque daquilo que reflecte o conceito formal de indisciplina o desvio à regra. Celebrar as diferenças individuais e o potencial que cada um encerra, por meio de modelos integrativos e relacionais que sustentam o princípio de que a educação é um processo relacional que subentende o envolvimento de todos e todos podem contribuir com o seu melhor no que ao sucesso escolar diz respeito.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
A ação que se apresenta tem como finalidade dotar os participantes com recursos e estratégias de relação pedagógica que sustentem práticas de educação positiva promotoras de sucesso escolar. Objetivos gerais: Capacitar o professor de técnicas de educação positiva na resolução de problemas e gestão de conflitos em contexto de sala de aula. Promover estratégias de relação pedagógica e planeamento de atividades que sustentem a cooperação em detrimento da competição e da avaliação. Treinar competências socioemocionais promotoras de sucesso escolar.
Conteúdos
1. Enquadramento concetual: Disciplina e Indisciplina; Sucesso Escolar e Bem-Estar (5h) Da missão do educador/docente às práticas relacionais e pedagógicas promotoras de sucesso escolar. 2. Contributo da psicologia positiva na abordagem da educação positiva. (10h) Pressupostos da psicologia positiva. Modelo das virtudes e das forças de carácter de Peterson e Seligman. Professor feliz, aluno feliz o papel das emoções positivas no construto de sucesso escolar. 3. As competências socioemocionais para o sucesso escolar. (10h) Programas de desenvolvimento de valores, virtudes e competências socioemocionais boas práticas e treino de competências.
Metodologias
Trabalho presencial O processo de formação desenrolar-se-á em sessões presenciais (9h) e sessões online síncronas (16h). Serão utilizadas, sobretudo, metodologias de: Dinamização de atividades de grupos que sustentem práticas relacionais e de reflexão-ação sobre as temáticas. Otimização de metodologias mistas (expositivas e ativas): brainstorming, world-café, tertúlias dialógicas, debates. Realização de sessões síncronas com exploração de tarefas de aprendizagem como a co-construção de glossário colaborativo e participação em fóruns temáticos de reflexão, com recurso da plataforma Moodle.
Avaliação
O curso terá um regime de avaliação contínua, que visará a participação dos formandos nos momentos de reflexão e nos exercícios individuais e em grupo. Será solicitado um relatório final de cariz reflexivo sobre as práticas veiculadas e o impacto no exercício da atividade docente. Avaliação contínua (80%): Participação (30%) Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha (20%) Trabalhos e atividades realizados (30%) Avaliação sumativa (20%) Relatório (20%) Classificação numa escala de 0 a 10.
Modelo
Questionário Final de Avaliação
Bibliografia
Amado, J. d. (2001). Interacção pedagógica e indisciplina na aula. Porto: ASA.Jardim, J., & Pereira, A. (2006). Competências Pessoais e Sociais. Guia Prático para a Mudança Positiva. Porto: ASA.Martins, M. J. (Junho de 2011). Prevenção da indisciplina, da violência e do bullying nas escolas. PROFFORMA, 3, pp. 1-6.Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (2004). Character Strenghts and Virtues: A handbook and Classification. New York: Oxford University Press and Washington, D.C.: American Psychological Association.https://www.viacharacter.org/
Observações
Formação exclusivamente para docentes do Agrupamento de Escolas Ruy Belo
Formador
Maria Joana de Santos Inácio Vicente