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Promover a ciência na sala aula realizando atividades práticas e experimentais turma 4/25

Apresentação

Enquadrado no programa Geoscience Education Field Officer (GEFO) – European Geosciences Union (EGU), pretende-se apresentar um workshop prático direcionado aos currículos nacionais na área das geociências. As atividades práticas são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem de estudo do meio / ciências / geociências, pois viabilizam uma aprendizagem ativa permitindo o desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades de forma mais profunda e duradoira. As atividades apresentadas são simples e utilizam materiais acessíveis, sendo por isso fáceis de reproduzir e adaptar em sala de aula, podendo constituir uma boa prática, em conteúdos de estudo do meio / ciências / geociências de diferentes grupos pedagógicos

Destinatários

Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 230

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Utilizar processos científicos simples na realização de atividades práticas e experimentais; Reconhecer o contributo da ciência para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida; Manipular, imaginar, criar ou transformar objetos técnicos simples; Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para resolver situações e problemas do quotidiano; Centrar os processos de ensino nos alunos, enquanto agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento; Privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem; Promover uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA); Valorizar a natureza da Ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas. Adquirir uma visão global sobre a Terra, através da abordagem dos materiais terrestres – rochas, água e ar; Assumir atitudes e valores que defendam a implementação de medidas que visem promover a sustentabilidade do planeta Terra; Implementar investigações praticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho prático/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres e diversidade de seres vivos.

Conteúdos

No Workshop – “Promover a ciência na sala aula realizando atividades práticas e experimentais”, serão realizadas as seguintes hands-on activity adaptadas de “Earth Learning Idea” - https://www.earthlearningidea.com - Atividade 1 – “Fóssil ou não?” - Atividade 2 – “Pegadas de dinossáurios – construir uma história a partir de evidências” - Atividade 3 – “Mudança de estado – transformação de água” - Atividade 4 – “Uma rocha pode guardar água?” . Atividade 5 – “Solo com vegetação ou solo sem vegetação – Vamos investigar e proteger o ambiente” - Atividade 6 – “ Vamos construir um estendal com a linha do tempo geológico”

Metodologias

Workshop Hands-on activity As atividades apresentadas são simples e utilizam materiais acessíveis, sendo por isso fáceis de reproduzir e adaptar em sala de aula, podendo constituir uma boa prática, em conteúdos de ciências/geociências de diferentes grupos pedagógicos. Apresentação teórica de suporte às atividades práticas e ao programa GEFO e recursos disponíveis.

Modelo

Questionário Final de Avaliação

Observações

Formadora - Maria João Picado Docentes dos grupos de recrutamento 100, 110 e 230

Formador

Maria João Picado Pires Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 26-03-2025
Fim: 26-03-2025
Acreditação: ACD 4/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária Ferreira Dias