323

Pensar n(a) Escola: como intervir com jovens que desafiam? DOCENTES turma 5/25

Apresentação

A realidade das escolas é marcada por múltiplos desafios, entre os quais se destacam os comportamentos dos jovens, o desinteresse, apatia. Estes comportamentos, que por vezes surgem como formas de resistência ou de pedido de ajuda, têm um impacto significativo na dinâmica das escolas, no bem-estar dos professores e na construção de relações pedagógicas positivas. Num momento em que a escola é cada vez mais chamada a responder à diversidade e à complexidade das trajetórias juvenis, torna-se fundamental refletir sobre o modo como se pode intervir junto de jovens que desafiam, encontrando as melhoras estratégias e ferramentas, tendo como base a compreensão, a empatia e a relação. Esta ação constitui um espaço de reflexão, partilha e formação sobre práticas educativas que promovam a relação pedagógica com os jovens e a inclusão, através de perspetivas complementares sobre o fenómeno, articulando conhecimentos da área da educação, da psicologia e da relação educativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Ao pensar a escola como um espaço relacional, esta ação pretende ajudar os profissionais das escolas a lidar de forma mais consciente, segura e eficaz com os comportamentos desafiantes dos jovens, reconhecendo a importância do papel do adulto enquanto referência, mediador e facilitador. Assim, a ação tem como principais objetivos: - Refletir criticamente sobre os comportamentos desafiantes no contexto escolar; - Compreender fatores psicológicos e emocionais que estão na base de atitudes de oposição, resistência ou provocação por parte de jovens; - Promover estratégias de intervenção educativa baseadas na relação e no diálogo; - Conhecer perspetivas e abordagens diferenciadas sobre o tema, através da partilha de especialistas de áreas complementares; - Estimular a construção de ambientes educativos mais positivos, seguros e promotores do bem-estar e do sucesso escolar dos jovens.

Conteúdos

1. Compreender os comportamentos desafiantes: fatores explicativos e contextuais 2. Perspetiva psicológica e emocional: como entender e acompanhar os jovens 3. Perspetiva pedagógica: estratégias de intervenção em contexto escolar 4. Práticas e projetos socioeducativos: partilha de experiências 5. Reflexão conjunta e construção de estratégias partilhadas

Metodologias

Método expositivo e interrogativo

Modelo

Questionário Final de Avaliação

Anexo(s)

Cartaz do Colóquio

Observações

Programa: 09h00 - Acolhimento e boas-vindas. 09h30 - Painel - Como intervir com jovens que desafiam? • Paulo Torcato - professor e formador de professores • Carina Lobato Faria - neuropsicóloga e psicoterapeuta • Joaquim de Azevedo - Professor da Universidade Católica 11h00 - Coffe Break 11h30 - Partilha de experiências de projetos socioeducativos 13h00 -Encerramento

Formador

Ana Mafalda Almeida Ribeiro Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-04-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 09-04-2025
Fim: 09-04-2025
Acreditação: ACD 5/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Espaço Melka (junto à estação de CP do Cacém)

INSCREVER-ME