
Ensino das Ciências nos primeiros anos de escolaridade: da teoria às práticas turma 3/25
Apresentação
Em Portugal e noutras partes do mundo, têm surgido vários programas de ensino das ciências, cujo objetivo primeiro foi responder à necessidade de formar cidadãos com uma cultura científica que lhes permita compreender o mundo à sua volta. Para tal, foi necessário perceber, por um lado, quais são os focos de motivação essenciais para estimular os alunos a querer aprender ciências e, por outro lado, investigar quais as estratégias pedagógicas mais adequadas para ensinar ciências, no sentido pleno do termo. Na base da resposta a estas duas questões surge, naturalmente, a definição do que é a ciência. Assim, com o objetivo de encontrar sucessivas e mais completas explicações para o mundo à nossa volta, a ciência é uma atividade social multidimensional e complexa, que envolve profissionais pertencentes a vários níveis académicos, provenientes de distintas áreas do saber. Para que o ensino das Ciências nos primeiros anos de escolaridade seja eficaz é fundamental que os professores reflitam sobre os resultados da investigação em Didática das Ciências. É precisamente durante a infância que as crianças demonstram ter a curiosidade, a disponibilidade e a energia que as predispõe e aproxima para o trabalho científico. No entanto, para que uma criança mantenha vivas estas qualidades, ela precisa da companhia de, pelo menos, um adulto que com ela partilhe esses momentos, redescobrindo em conjunto a alegria, a excitação e o mistério inerentes à descoberta do mundo em que vivemos. Na escola, esse adulto, durante os primeiros anos de escolaridade, deverá ser o educador/professor, pelo seu papel de facilitador de aprendizagens significativas.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110.
Objetivos
Partindo da reflexão e discussão dos documentos oficiais com orientações curriculares para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade - pretende-se que os formandos desenvolvam as suas competências nos seguintes domínios: o O QUE ensinar? o COMO ensinar? Implementando atividades práticas, por vezes de natureza experimental, pretende-se desenvolver a autonomia dos formandos no âmbito da Didática das Ciências, permitindo-lhes aumentar a intencionalidade pedagógica das atividades por eles criadas. A criação, apresentação e discussão de atividades didáticas permitirá aos formandos refletir de forma crítica sobre as suas práticas pedagógicas, potenciando a qualidade das suas aulas de ciências.
Conteúdos
O número total de horas será vinte e cinco, distribuídas por oito sessões. Algumas sessões serão realizadas no laboratório. 1ª Sessão Natureza da Ciência. Características do trabalho científico. Cultura científica. Conceções alternativas. Atividades práticas diversas. 2ª Sessão Análise crítica dos documentos oficiais com orientações curriculares para o ensino das ciências nos primeiros anos de escolaridade. Preparação de algumas atividades práticas propostas nos documentos acima mencionados. 3ª Sessão Simulação de algumas atividades práticas preparadas na sessão anterior e respetiva análise crítica. 4ª Sessão Ambientes facilitadores da aprendizagem das ciências. Atividades práticas diversas. 5ª Sessão Desenvolvimentos das capacidades de inquérito científico dos alunos. Atividades práticas diversas. 6ª Sessão Características do trabalho experimental. Atividades práticas diversas. 7ª Sessão Planificação e aferição dos trabalhos de grupo. 8ª Sessão Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.
Metodologias
As sessões terão sempre uma componente teórica e uma componente prática, podendo esta última ser, em alguns casos, de natureza experimental. Todos os documentos a analisar serão fornecidos pela formadora. Todos os trabalhos serão contextualizados nos documentos orientadores do currículo para que possam ser facilmente adaptados às práticas dos formandos. Os trabalhos produzidos pelos formandos serão, depois de discutidos e corrigidos, disponibilizados aos formandos para que todos possam implementá-las nas suas práticas.
Avaliação
A avaliação será contínua, observando o desempenho de cada formando em cada sessão, sempre que possível, nos seguintes domínios: Relacionamento interpessoal e capacidade de partilha; Conhecimentos científicos e profissionais revelados; Participação nos trabalhos e atividades realizadas durante as sessões (interesse demonstrado, pertinência e clareza das intervenções); Trabalho final (rigor científico, fundamentação, coerência interna, apresentação e cumprimento dos prazos); Apresentação oral do trabalho final; Relatório individual (entrega atempada, correção formal, conteúdo, caracterização das atividades e autoavaliação). Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10
Bibliografia
Afonso, M. (2008). A educação científica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Porto: Porto Editora.Aikenhead, G. S. (2009) - Educação científica para todos. Mangualde: Edições Pedago.Allègre, C. (2005) Um pouco de Ciência para todos. Gradiva.Astolfi, J. P., Peterfalvi, B., & Vérin, A. (1998). Como as crianças aprendem as ciências. Lisboa: Instituto PiagetCachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: Ministério da Educação.
Formador
Helena Alexandra Graça Machado Moita de Deus
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-07-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:15 | 3:15 | Presencial |
6 | 16-07-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:15 | 3:15 | Presencial |
7 | 17-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:15 | 3:15 | Presencial |
8 | 21-07-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:15 | 3:15 | Presencial |