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Matemática com Python turma 29/25

Apresentação

Segundo as Aprendizagens Essenciais de Matemática – 10.º ano, “Os aspetos comuns entre o Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional, bem como a relevância atual do Pensamento Computacional na ciência e na sociedade, justificam que o currículo de Matemática valorize esta abordagem conceptual na resolução de problemas.” (ME, 2023, p.3). No mesmo documento, é proposta a construção de vários programas em linguagem python para explorar conceitos matemáticos. Esta acão destina-se a dotar os professores de competências básicas em programação para que possam usar a linguagem Python nas suas práticas de ensino da matemática, no 10.º ano, sendo por isso uma formação atual e pertinente nos próximos anos.

Destinatários

Professores do Grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 500.

Objetivos

• Conhecer as práticas associadas ao pensamento computacional. • Conhecer os elementos básicos da programação em linguagem Python. • Saber ler e interpretar programas simples, nomeadamente os que são sugeridos nas Aprendizagens Essenciais de Matemática – 10.º ano. • Ser capaz de analisar e corrigir erros num programa. • Ser capaz de modificar um programa com um determinado objetivo fixado. • Reconhecer a utilidade da programação na resolução de problemas matemáticos. • Elaborar recursos educativos, integrados curricularmente, que visem a utilização da programação em linguagem Python na de aula de matemática.

Conteúdos

• Apresentação da formação, da metodologia, dos recursos e dos critérios de avaliação. Definição de um cronograma de entrega de trabalhos e relatório. • Exploração do ambiente IDLE Python (Integrated DeveLopment Environment). • Compreensão e aplicação de elementos básicos de programação, nomeadamente, tipo de dados, variáveis, leitura de dados e escrita de dados. • Utilização de operações aritméticas e lógicas. • Utilização de estruturas condicionais. • Utilização dos módulos math e random. • Utilização de funções. • Utilização de estruturas repetitivas (ciclos for e while). • Utilização de listas. • Utilização do módulo statistics. • Análise e correção de erros (depuração). • Criação de pequenos programas em Python relacionados com conteúdos matemáticos. • Resolução de tarefas. • Apresentação dos trabalhos. • Reflexão acerca do trabalho desenvolvido ao longo da ação. • Avaliação da ação.

Metodologias

Sessões de trabalho teórico-práticas, estando previstas 8 horas teóricas (2h na sessão 1 e 1h30min em cada uma das sessões síncronas 3, 5, 7 e 9) e 17 horas práticas, sendo 3 horas de apresentação dos trabalhos e/ou reflexão sobre a ação de formação. Nas sessões síncronas o formador fornece aos formandos um guião teórico sobre conceitos relacionados com programação em Python. Seguidamente, os formandos fazem uma leitura pessoal do guião e resolvem tarefas (individualmente ou em pequenos grupos), de modo a aprender a escrever, respeitando a sintaxe, e integrar os conceitos da sessão. Nas sessões assíncronas, os formandos resolvem uma tarefa teórico-prática, acompanhada de uma proposta de resolução. Para além disso, resolvem uma tarefa prática, sem proposta de resolução.

Avaliação

• A avaliação dos formandos será baseada, de acordo com o Estatuto da Carreira Docente, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação individual dos trabalhos produzidos. • A avaliação final da ação será feita mediante o preenchimento de um inquérito pelos formandos, elaborado pelo Centro de Formação para a Avaliação Final da Ação e análise dos mesmos juntamente com alguns itens referidos no relatório do formador.

Bibliografia

CARVALHO E SILVA, J., RODRIGUES, A., DOMINGOS, A., ALBUQUERQUE, C., CRUCHINHO, C., MARTINS, H., GABRIEL, L., MARTINS, M. E., SANTOS, T., FILIPE, N., CORREIA, P., ESPADEIRO, R., & CARREIRA, S. (2023). Aprendizagens Essenciais de Matemática A – 10.º ano. DGECOSTA, Ernesto (2015). Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas. FCA – Editora de Informática, Lda. LisboaMARTINS, João P. (2012). Programação em Python: Introdução à Programação utilizando múltiplos paradigmas. IST – Instituto Superior Técnico. Lisboa.SOBRAL, Sónia (2023). Introdução à Programação usando Python. Edições SílaboBODIN, Arnaud (abril 2019). Python au lycée – Tome I: Algorithmes et programmation.Version 1.03, Livres Exo7.

Formador

Manuel Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-05-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
2 10-05-2025 (Sábado) 18:45 - 20:45 2:00 Online assíncrona
3 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
4 17-05-2025 (Sábado) 18:45 - 20:45 2:00 Online assíncrona
5 19-05-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
6 24-05-2025 (Sábado) 18:45 - 20:45 2:00 Online assíncrona
7 26-05-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
8 31-05-2025 (Sábado) 18:45 - 20:45 2:00 Online assíncrona
9 02-06-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
10 21-06-2025 (Sábado) 18:45 - 20:45 2:00 Online assíncrona
11 23-06-2025 (Segunda-feira) 18:45 - 20:45 2:00 Online síncrona
Início: 05-05-2025
Fim: 23-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134979/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online

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