367

IV Encontro - Reflexão e Partilha de Práticas - Amigos Prováveis: Aprender/Partilhar/Divulgar turma ACD 11/25

Apresentação

Sensibilização e envolvimento da comunidade educativa para a importância da reflexão e da partilha de práticas pedagógicas. Pertinência da abordagem à Comunicação Aumentativa. Relevância da participação ativa da comunidade educativa. Sensibilização para a importância da promoção da Saúde Mental em contexto escolar. O desenvolvimento de competências emocionais e sociais das crianças e jovens. Sensibilização para importância da utilização da poesia no desenvolvimento e na aprendizagem

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

.Promover a importância da partilha de práticas pedagógicas. •Habilitar para a adoção de práticas pedagógicas mais ativas e promotoras de plena inclusão. •Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da promoção da Saúde Mental em contexto escolar. •Aprofundar conhecimentos sobre estratégias de Comunicação Aumentativa. •Estimular o intercâmbio e reflexão sobre experiências pedagógicas inclusivas. •Sensibilizar para a utilização da Poesia como ferramenta pedagógica. •Sensibilizar para o desenvolvimento de capacidades emocionais e sociais das crianças e jovens.

Conteúdos

Partilha de projetos e práticas educativas das diversas áreas curriculares. • Utilização da Poesia como ferramenta pedagógica. • Práticas pedagógicas ativas e promotoras de plena inclusão. • Promoção da Saúde Mental em contexto escolar. • Comunicação Aumentativa. • Aprender a Ser: Competências emocionais e sociais das crianças e jovens -“quais as competências do futuro?”.

Metodologias

Constituição do encontro organizado com momentos distintos, intervenções individuais com temáticas específicas e painéis e/ou mesas redondas com as temáticas decorrentes da partilha de projetos e práticas pedagógicas. Nos momentos mais expositivos recorre-se à projeção utilizando aplicações informáticas. Apresentação multimédia (Imagens, músicas, filmes e apresentações Powerpoint); Promoção de debate e interação entre todos os participantes, formadores e dinamizadores.

Modelo

Questionário Final de Avaliação

Anexo(s)

Programa do IV Encontro de Práticas Reflexivas

Formador

Amélia Maria Marques Mestre

Tânia Sofia dos Santos Bogalho Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-07-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 10-07-2025 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 09-07-2025
Fim: 10-07-2025
Acreditação: ACD 11/25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório Agrupamento Escolas Queluz-Belas