
IV Encontro - Reflexão e Partilha de Práticas - Amigos Prováveis: Aprender/Partilhar/Divulgar_PND turma ACD 11B/25
Apresentação
Sensibilização e envolvimento da comunidade educativa para a importância da reflexão e da partilha de práticas pedagógicas. Pertinência da abordagem à Comunicação Aumentativa. Relevância da participação ativa da comunidade educativa. Sensibilização para a importância da promoção da Saúde Mental em contexto escolar. O desenvolvimento de competências emocionais e sociais das crianças e jovens. Sensibilização para importância da utilização da poesia no desenvolvimento e na aprendizagem
Destinatários
TSP - Técnico superior-psicólogo; TSO - Técnico superior-outro
Objetivos
.Promover a importância da partilha de práticas pedagógicas. •Habilitar para a adoção de práticas pedagógicas mais ativas e promotoras de plena inclusão. •Sensibilizar a comunidade educativa para a importância da promoção da Saúde Mental em contexto escolar. •Aprofundar conhecimentos sobre estratégias de Comunicação Aumentativa. •Estimular o intercâmbio e reflexão sobre experiências pedagógicas inclusivas. •Sensibilizar para a utilização da Poesia como ferramenta pedagógica. •Sensibilizar para o desenvolvimento de capacidades emocionais e sociais das crianças e jovens.
Conteúdos
Partilha de projetos e práticas educativas das diversas áreas curriculares. • Utilização da Poesia como ferramenta pedagógica. • Práticas pedagógicas ativas e promotoras de plena inclusão. • Promoção da Saúde Mental em contexto escolar. • Comunicação Aumentativa. • Aprender a Ser: Competências emocionais e sociais das crianças e jovens -“quais as competências do futuro?”.
Metodologias
Constituição do encontro organizado com momentos distintos, intervenções individuais com temáticas específicas e painéis e/ou mesas redondas com as temáticas decorrentes da partilha de projetos e práticas pedagógicas. Nos momentos mais expositivos recorre-se à projeção utilizando aplicações informáticas. Apresentação multimédia (Imagens, músicas, filmes e apresentações Powerpoint); Promoção de debate e interação entre todos os participantes, formadores e dinamizadores.
Modelo
Questionário Final de Avaliação
Anexo(s)
Formador
Amélia Maria Marques Mestre
Tânia Sofia dos Santos Bogalho Henriques